background preloader

Portal do Professor

Portal do Professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Related:  Recursos para ensinar portugêsRecursos para ensinarRECURSOS PARA ENSINAR PORTUGUÊSBNCCENSINANDO LíNGUA PORTUGUESA

Atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire Professores de língua portuguesa, como andam suas práticas educativas em sala de aula? Ensino da Língua Portuguesa (PCN) Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país. Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem). Através do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor encontra uma espécie de síntese mostrando um possível avanço hoje, comparado a anos anteriores. Nos anos 60, por exemplo, buscava-se no aluno o fracasso escolar; havendo lógica, visto que em parte dos discentes o ensino parecia funcionar. Nos anos oitenta, começava a circular entre os educadores livros e artigos que davam conta de uma mudança no processo de alfabetização: “Como se ensina” e “Como se aprende”.

Como ensinar o acordo ortográfico? O Novo Acordo Ortográfico, assinado em setembro de 2008, passa a ser definitivo e obrigatório a partir de janeiro de 2012. Até lá, a antiga e nova ortografia coexistem e são aceitas. Primeiramente, o importante é saber se a escola irá adotar as novas regras antes da finalização do prazo estipulado para adequação, apontado acima. A Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) O texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – aprovado em 15 de dezembro de 2017 e homologado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 20 do mesmo mês – é decorrência de um longo e complexo processo de pesquisas, consultas e discussões, que começou em 2014. Essa é a terceira versão do documento, que ainda passou por uma revisão antes de ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação, no final de novembro. Trata-se de um registro da maior relevância, já que deve se transformar em referência para a educação no país. A Base estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes de escolas públicas e particulares devem desenvolver em cada ano da educação infantil ao ensino fundamental. Com a homologação, o documento passa a ter validade em todo o território nacional.

Rede Nacional de Formação Continuada de Professores A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação. As instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais que integram a Rede Nacional de Formação de professores, produzem materiais de orientação para cursos à distância e semipresenciais, com carga horária de 120 horas.

Escritoras do século XIX Espaço da literatura :: Mulheres na literatura :: Escritoras do século XIX Algumas mulheres literatas do século XIX Escritora gaúcha, Ana Aurora do Amaral Lisboa (Rio Pardo, 24/09/1860 - 22/03/1951), trabalhou durante toda a vida como educadora e defensora da justiça, da honra, da liberdade de pensamento e dos direitos da mulher, optando também pela ativa participação na vida cultural e política de sua comunidade. Anália Franco (São Paulo, 29/03/1853 - 20/01/1919), educadora e escritora.

3 dicas para montar a sua aula de português - Blog da Parábola Editorial Professor(a), além de ensinar, você deseja surpreender os alunos com uma aula de português diferente que possa ajudá-los na fixação na matéria? Então confira abaixo 3 boas dicas. Utilize recursos diferenciados Contextualizando o ensino da gramática por meio da arte Posicionamentos diversos se manifestam quando o assunto se refere à concepção que se tem acerca do ensino da gramática. Nesse sentido, cabe ressaltar que tal diversidade muitas vezes se demarca muito mais por aspectos de ordem negativa que positiva. Assim, dizeres parecem se misturar, nos quais a predominância pende para algo mais ou menos do tipo: “estudar gramática é muito chato”; “aprender aquelas regras é insuportável”; “detesto Português”, e assim por diante.

José Moran – Educador e pesquisador de projetos de transformação da educação Desafios na implementação do Projeto de Vida na Educação Básica e Superior Metodologias ativas: alguns questionamentos Metodologias ativas e modelos híbridos na educação Como transformar nossas Escolas?

Related:  ENSINANDO O PORTUGUÊSPara Ensinar PortuguêsRecursos para ENSINAR Português.Recursos para ensinar PortuguêsPós Graduação ELPEL - 2021 - RECURSOS PARA ENSINARRecursos para ENSINARMateriais para ensinar e aprender Português