background preloader

Top 100 Tools for Learning 2015

Top 100 Tools for Learning 2015

http://c4lpt.co.uk/directory/top-100-tools/

Related:  Sistemas colaborativosInstructional Coaching for EducatorsRecursos digitaisRecursos da internet para a sala de aularoribeiro

SISTEMAS COLABORATIVOS Sistemas Colaborativos é o livro-texto da disciplina homônima do currículo de referência da Sociedade Brasileira de Computação. Sistemas Colaborativos é a tradução adotada no Brasil para designar os termos: groupware e “CSCW” (Computer Supported Cooperative Work). Neste livro, escrito por pesquisadores atuantes nessa área no país, os conteúdos sobre sistemas colaborativos estão organizados de forma disciplinar. São analisados os sistemas que dão suporte ao trabalho em grupo, tais como redes sociais, sistemas de comunicação, ambientes virtuais colaborativos, dentre outros.

‘Sala de aula invertida faz alunos virarem autores’ Sempre pesquisei formas diferentes de trabalhar com os alunos e novas tecnologias para a sala de aula. No início do primeiro semestre de 2014, decidi pôr em prática a sala de aula invertida na disciplina Espanhol como Língua Adicional, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR). A instituição tem alunos paraguaios, argentinos, bolivianos, peruanos e uruguaios, que contribuem muito para que o brasileiro aprenda espanhol. Na convivência do dia a dia, o aluno pode aprender novos costumes e culturas dentro da sala de aula. Crescimento Populacional – Coleção de recursos educacionais – Matemática multimídia Crescimento Populacional Software Sinopse Neste software, o aluno vai explorar numérica e graficamente dois modelos matemáticos para descrever o crescimento populacional de seres vivos, o de Malthus e o de Verhulst. Conteúdos

Q2L - Ferramenta estimula o aprendizado através de jogos - Sala Aberta O Q2L (Question to learn) é uma ferramenta de aprendizado baseada no conceito de gamification (gamificação). Criada pela W5 Solutions – empresa brasileira especializada em soluções de BI e aplicativo para Educação e Comunicação Corporativa -, a Q2L é voltada para alunos e professores do Ensino Médio. A plataforma apresenta o conteúdo em formato de perguntas, incluindo ranking, atividades, conquistas e avatares, dividida em quatro módulos:

PowToon - Brings Awesomeness to Your Presentations Embed code Select a size, the embed code changes based on your selection. _abc Powtoon Transcript Estratégias de construção do método Plano de Investigação O investigador deve organizar uma lista dos tópicos a seguir durante a entrevista. Ter em atenção: • a distribuição do tempo para cada área ou assunto; • a formulação de perguntas cujas respostas possam ser descritivas e analíticas, evitando respostas dicotómicas (“sim” e “não”); • manter o controlo dos objetivos a atingir, para evitar que o entrevistado extrapole o tema proposto; • as perguntas devem ser feitas quando o entrevistado estiver pronto para repassar a informação desejada; • devem ser feitas perguntas que não conduzem à recusa em responder, provocando assim o entrevistado; • a pergunta deve ser direcionada uma de cada vez • as respostas não devem estar implícitas nas perguntas; Processo de Construção A construção da entrevista e a formulação das perguntas assume um papel metódico. Quantas entrevistas fazer?

CESC - Comissão Especial de Sistemas Colaborativos A CESC é responsável por manter o evento SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, realizado anualmente para reunir estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em Sistemas Colaborativos. Consulte os sites e anais dos eventos já realizados: X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos 8 a 11 de Outubro de 2013, Manaus - AM Revista Cult Morte da educação – a política anti-educacional e o futuro das crianças - Revista Cult Ninguém seria capaz de negar a importância dos livros e da leitura na vida de cada pessoa. Isso implicaria negar a importância da educação. Ao mesmo tempo, poucos realmente se preocupam com o evidente desaparecimento dos livros na vida cotidiana. Poucos realmente se preocupam com o declínio da educação. A diminuição da leitura é realmente preocupante quando sabemos que os livros são dispositivos fundamentais na formação das pessoas.

LABVIRT - Laboratório Didático Virtual — Nupic Veja e baixe os Objetos de Aprendizagem clicando aqui O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Trata-se de um projeto cooperativo entre a Universidade de São Paulo, com a coordenação da Escola Futuro, e a Faculdade de Educação, a Escola Politécnica e a Escola de Comunicação e Artes. Timtec TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM, que está alinhada aos ideais e objetivos do PRONATEC, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa, considerado pelo governo federal como a mais ambiciosa reforma já realizada na Educação Profissional e Tecnológica brasileira, tem 5 objetivos estratégicos, entre os quais estão expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e à distância de cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC). Os cursos oferecidos por TIM Tec correspondem ao Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação”, terminologia adotada pelo PRONATEC.

Referências Alvarez, M. E. B (s.a.).Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: McGraw Hill. CESC - Comissão Especial de Sistemas Colaborativos A CESC (Comissão Especial de Sistemas Colaborativos) é o comitê gestor da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) voltado para ações políticas e organizacionais sobre Sistemas Colaborativos no âmbito do país, quer seja junto a órgãos públicos ou particulares. A CESC é responsável por manter o evento SBSC (Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação), realizado anualmente para reunir pesquisadores, professores, sócios institucionais e demais interessados em Sistemas Colaborativos. A CESC também é responsável por manter a Lista de Discussão da Comunidade de Sistemas Colaborativos (cesc-l), hospedada na SBC. O Comitê Gestor da CESC se renova anualmente, sendo composto por: os 2 atuais coordenadores do comitê de programa do evento SBSC, os 2 coordenadores do evento SBSC passado, e 3 representantes da comunidade eleitos durante o evento SBSC, conforme estabelecido no Regimento da CESC. As atas das reuniões e os relatórios dos eventos estão disponíveis na seção Documentos.

Related: