background preloader

Repositório de materiais de Apoio ao Estudo e Trabalhos

Facebook Twitter

Como fazer uma Bibliografia. Guião para validar sítios web. Apresentações em Prezi. Como realizar Fichas de Leitura de Livros, Filmes e Obras de Arte. Como fazer citações e evitar o plágio. Guião: como elaborar um Cartaz. Sabes pesquisar na Internet? Como consultar um Dicionário ou uma Enciclopédia. Como estruturar um Trabalho Escolar. Como pesquisar informações em livros, revistas, jornais e CD-ROM. Modelo "Alberta" de Pesquisa de Informação. Guião de pesquisa e estrutura de um trabalho escolar.pdf. 2.

Guião de pesquisa e estrutura de um trabalho escolar.pdf

Como e onde vou encontrar a informação. 2.1. A que fontes devo aceder para encontrar a informação? Informação é o conjunto de todos os dados que podes consultar, recolher e utilizar na produção do teu trabalho. a) Enciclopédias b) Dicionários c) Livros, manual da disciplina d) Revistas e) Entrevistas f) Inquéritos g) Internet 2.2. Vou usar apenas as indicadas pelo professor Vou usar as indicadas no manual da disciplina Vou usar as recomendadas pela Biblioteca Escolar Vou usar o guia de avaliação de páginas da internet da Biblioteca Escolar 2.3. A partir das questões de investigação que tracei na etapa anterior, faço uma lista de palavras- chave que me possam ajudar a encontrar a informação. 3. 3.1. Biblioteca escolar Biblioteca pública Biblioteca pessoal Fontes disponibilizadas pelo meu professor e/ou biblioteca escolar Internet Outro: 3.2.

Posso descobrir “sozinho” Através do meu professor Através dos professores e funcionários da Biblioteca da minha escola Através dos meus pais Através de amigos. Guião de pesquisa de informação - "Big 6" Como Fazer um Trabalho em Grupo. Como fazer um trabalho em grupo Com quem trabalharProcura colegas com características e habilidades diferentes.

Como Fazer um Trabalho em Grupo

Se vais fazer parte do trabalho fora da escola, talvez seja bom que os colegas do grupo residam próximo uns dos outros ou tenham possibilidades de se encontrarem. Distribuição de tarefas e estabelecimento de regrasNaquilo que for possível, cada um deve se responsabilizar por uma tarefa específica (um elemento procura imagens, outro pesquisa na internet, outro desenha, outro faz pesquisa bibliográfica,...). É muito importante que se estabeleçam prazos e reuniões periódicas, para acertar o trabalho realizado e a realizar, redefinindo novas tarefas.

As regras estabelecidas devem ser discutidas pelo grupo. Como fazer um Portefólio. Guião: como fazer pesquisas na Internet. Guião: como pesquisar informações na Internet. Os sites de busca são ferramentas essenciais quando é necessário pesquisar sobre algum assunto para um trabalho escolar, coleta de informações para um projeto na empresa ou qualquer outra finalidade em particular.

Guião: como pesquisar informações na Internet

Contudo, esses sites não fazem milagres sozinhos. Uma boa busca é o resultado do modo com que a pessoa realiza a sua pesquisa. Mesmo que você encontre sites com muitas informações que são aparentemente úteis, o trabalho de pesquisa não termina por aí. É necessário ler atentamente os conteúdos selecionados, além de analisar as informações apresentadas com base em critérios como autoria (o autor é um especialista na área?)

E qualidade das fontes utilizadas. Dicas para fazer uma boa pesquisa Antes de mais nada, saiba muito bem o que deseja buscar. Dicas avançadas para usar as ferramentas de busca. Tutorial: como usar o Prezi. Guião: como elaborar uma apresentação em Prezi. Tutorial: Movie Maker (em português) Tutorial: Movie Maker (em espanhol) Tutorial: Powerpoint. Guião: como criar um PowerPoint. Um powerpoint é um instrumento de trabalho, que pode ser uma forma muito eficaz de se fazer a apresentação de um tema/assunto ou de um projeto.

Guião: como criar um PowerPoint

A eficácia de um powerpoint depende muito da forma como se prepara e se usa. O powerpoint tem de ter em conta o conteúdo, o que se pretende transmitir e a quem. —Como se prepara o conteúdo: Seleccionar os aspectos que são os eixos da investigação; Não registar toda a informação que se vai comunicar nos slides a projectar (reservar comentários e informações adicionais para a intervenção oral); Só se devem usar termos que o público conhece; Pensar com antecedência nas características da apresentação: Contexto; Equilíbrio do texto com as ilustrações; Tipo de imagens a utilizar; Recursos gráficos; etc.

Como fazer um power point dinâmico. Como Fazer Referências Bibliográficas. Guião: como elaborar um Relatório. Guião: como fazer uma Bibliografia. Guião: como elaborar um Portefólio. Guião: como fazer uma apresentação oral. Guião: como realizar Trabalhos de Pesquisa. Como preparar uma Apresentação Oral. Uma apresentação oral é uma exposição, feita oralmente, sobre um tema, por exemplo, arte, ciência, política, religião, para um público mais ou menos restrito.

Como preparar uma Apresentação Oral

Se queres fazer uma boa exposição oral, tem em conta o seguinte: quem ouve tem de seguir o ritmo de quem está a falar; se o ouvinte não percebe algo, não pode voltar atrás e facilmente perde o interesse porque não consegue acompanhar a exposição. É difícil expor um assunto oralmente, por pouco complexo que seja, sem uma boa preparação e sem um suporte ou um guião.

Melhor do que escrever um texto e lê-lo ou decorá-lo, é fazer um guião de apresentação e segui-lo de forma natural e viva, de modo a envolver os ouvintes. > Estruturar a apresentação em: Introdução - apresenta o conteúdo, identificando os vários tópicos do desenvolvimento. Conclusão - sintetiza e salienta as ideias principais de maneira que fiquem bem presentes na memória dos ouvintes. > Construir o suporte visual. Na utilização de suportes visuais: Como fazer um trabalho de pesquisa. Para elaborares o trabalho deves: 1.

Como fazer um trabalho de pesquisa

Pensar sobre o tema. ♦ O tema, geralmente, é fornecido pelo professor.Exemplos: - fazer um relatório; - fazer uma biografia; - fazer um trabalho de pesquisa. ♦ Qual a dimensão do trabalho? - caso o professor não indique, procuro informar-me sobre a dimensão do trabalho, para saber o que devo recolher . ♦ Que conhecimento tenho acerca do tema? Repositório de Materiais da Biblioteca ESPRS - Downloads.