background preloader

Mindsight

Facebook Twitter

O cérebro precisa se 'emocionar' para aprender - Francisco Mora. Especialista em Neuroeducação aposta na mudança de metodologias, mas pede cautela na aplicação da neurociência na educação “É preciso acabar com o formato das aulas de 50 minutos” – Francisco Mora A neuroeducação, disciplina que estuda como o cérebro aprende, está dinamitando as metodologias tradicionais de ensino. Sua principal contribuição é que o cérebro precisa se emocionar para aprender e, de alguns anos para cá, não existe ideia inovadora considerada válida que não contenha esse princípio. No entanto, uma das maiores referências na Espanha nesse campo, o doutor em Medicina Francisco Mora, recomenda cautela e adverte que na neuroeducação ainda há mais perguntas do que respostas.

Mora, autor do livro Neuroeducación. A entrevista é de Ana Torres Menárguez, publicada por El País, 21.2.2017. "Pensamentos curam mais do que remédios", diz o cientista revolucionário Bruce Lipton. Bruce Lipton, biólogo celular americano de 70 anos, causou uma pequena revolução no mundo científico após o lançamento de seu livro “A Biologia da Crença“, em 2006, que foi declarado mais tarde como um dos melhores livros científicos e que abordava os conceitos de ciência e espírito.

"Pensamentos curam mais do que remédios", diz o cientista revolucionário Bruce Lipton

Bruce Lipton levantou o seguinte: o que condiciona um organismo vivo é seu “ambiente” físico e energético, e não sua carga genética, como afirma a síntese evolutiva moderna e que os seres humanos, como organismos vivos, não eram determinados por seus genes, mas condicionados pelo meio ambiente e acima de tudo por causa de suas crenças, o que os convertia em donos absolutos de seu destino.

Epitálamo: características e funções. O epitálamo é uma pequena estrutura responsável por grandes funções para a nossa sobrevivência.

Epitálamo: características e funções

Regula os ritmos circadianos, nosso sono noturno e inclusive a economia de energia. Além disso, graças a sua conexão com o sistema límbico, participa dos nossos processos emocionais que regem a motivação e também os estados que têm relação com a depressão. Todos já ouvimos falar de algumas partes relevantes do nosso cérebro, como o hipocampo, o córtex cerebral, a glândula pineal e os diferentes lobos cerebrais. O epitálamo, no entanto, ainda não é tão conhecido. Na verdade, os neurologistas ainda não sabem muito sobre essa pequena parte do diencéfalo, situada logo acima do tálamo. Mesmo assim, o mais interessante do epitálamo é o papel que ele exerce, de regulador em relação a todas as funções hormonais, que por sua vez regulam os ciclos de sono, de vigília e que, além disso, estimulam o crescimento e o nosso amadurecimento.

Onde está o epitálamo? Hábitos para produzir serotonina. 5 motivos pelos quais, às vezes, a mente impede o descanso. Science Says Silence is Vital for Our Brains. Studies show that noise has a powerful physical effect on our brains, causing elevated levels of stress hormones. Controle mental: conheça seus aspectos psicológicos e fisiológicos. Há muitas pessoas que são exploradas diariamente em seus trabalhos.

Controle mental: conheça seus aspectos psicológicos e fisiológicos

O valor que contribuem para a empresa e a sociedade é muito superior ao que recebem em troca. Além disso, uma alta porcentagem é consciente deste fato e não protesta. Coração: Sede da Nossa Maior... - Consciência Integrativa. The Uncomfortable Effort of Thinking. O sequestro da amígdala. Superar a preguiça e a apatia: mais que uma questão de vontade. Superar a preguiça e a apatia não depende apenas de vontade própria.

Superar a preguiça e a apatia: mais que uma questão de vontade

É muito difícil encontrar a força da motivação quando o que geralmente está por trás dessas dimensões psicológicas é o medo, a angústia, a falta de apoio emocional e até mesmo alguma doença subjacente. Transtornos como a depressão ou um problema na glândula tireoide geralmente estão envolvidos nesses tipos de condições. Quando uma pessoa mergulha no poço da apatia e da preguiça, sua realidade muda completamente. Neuropsicólogo afirma: a base de um cérebro saudável é a bondade. O cérebro precisa se 'emocionar' para aprender - Francisco Mora. Os hormônios da felicidade: como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina - BBC News Brasil. Direito de imagem Getty Images Ao longo dos séculos, artistas e pensadores se dedicaram a definir e representar a felicidade.

Os hormônios da felicidade: como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina - BBC News Brasil

Nas últimas décadas, porém, grupos menos românticos se juntaram a essa difícil tarefa: endocrinologistas e neurocientistas. O objetivo é estudar a felicidade como um processo biológico para encontrar o que desencadeia esse sentimento sob o ponto de vista físico. Dominância cerebral segundo os quadrantes de Herrmann: qual é o seu? O teste da dominância cerebral de Herrmann é um instrumento de 120 perguntas usado para averiguar como cada um processa a informação e qual é o seu estilo particular de aprendizagem.

Dominância cerebral segundo os quadrantes de Herrmann: qual é o seu?

Dentro deste modelo curioso, o cérebro apresenta quatro quadrantes. Em geral, todos apresentamos uma certa pré-disposição a alguma destas tipologias. É muito possível que algum de nossos leitores tenha realizado este teste em alguma ocasião. Porém, cabe dizer que ele não é muito comum. O papel dos pais nos transtornos alimentares. Forçar a criança a comer, castigar porque ela não faz o que você manda, ficar chateado com isso… Definitivamente, essas atitudes não ajudam a entender e resolver o que está acontecendo com os seus filhos.

O papel dos pais nos transtornos alimentares

Muitos pais não sabem como agir quando suspeitam que algum de seus filhos possa sofrer dos chamados transtornos alimentares. Em primeiro lugar, muitos preferem ignorar, não acreditando que isso esteja acontecendo. Na verdade o papel dos pais nos transtornos alimentares é bastante complicado. 9 sinais de manipulação psicológica na comunicação. Cérebro criativo: mentes livres, emotivas e conectadas. Upliftconnect. Gatoterapia: 5 benefícios de viver com um gato - A Mente é Maravilhosa. Os 10 mandamentos de um gato para ser feliz. Os animais nos ensinam algo todos os dias, mas às vezes não temos tempo de lhes observar, de prestar atenção ou, simplesmente, nunca tivemos sorte de viver perto de um.

Os 10 mandamentos de um gato para ser feliz

A cada dia costumam aparecer notícias incríveis que quase não têm repercussão: golfinhos que salvam pescadores, filhotes de foca que defendem um grupo de patos para que os caçadores não matem, ou cachorros que detectam doenças e salvam a vida dos seus donos em tempo… Algumas vezes, subestimamos os simples e essenciais valores que a natureza nos oferece, afundamo-nos em nossas preocupações e complicações diárias sem estabelecer nem mesmo uma lista de prioridades.

O que realmente importa para você? Você sabe estabelecer pautas para encontrar a sua felicidade diária? Os que conhecem o mundo felino são, sem dúvida, conscientes da plácida existência desses maravilhosos animais. 1. Não tenha pressa de conseguir as coisas. 2. Científicos declaran oficialmente el fluoruro (flúor) como una neurotoxina - EcoPortal.net. O que é Inteligência Emocional? A importância das emoções. Why Slowing Down Can Actually Help Us Achieve More. Os gritos causam danos ao cérebro infantil. A glândula pineal: o enigma da nossa mente. How Trauma Can Damage the Brain for Generations and Can Be Reversed.

Dan Siegel

Meditation. Tipos de hormônios e sua influência sobre o nosso humor. O que os dinamarqueses fazem para serem tão felizes? Robert Lustig. New Harvard University's Neuroscience Informative Animations (4 videos) Sebastian Seung: I am my connectome. Dan Dennett: The illusion of consciousness. Suzana Herculano-Houzel: O que o cérebro humano tem de tão especial? Antonio Damasio: The quest to understand consciousness. Why Intelligent Optimism Is Crucial to Human Progress. There is nothing to be gained from blind optimism.

Why Intelligent Optimism Is Crucial to Human Progress

But an optimistic mindset can be grounded in rationality and evidence. It may be hard to believe, but we are living in the most exciting time in human history. Despite all of our ongoing global challenges, humanity has never been better off. Not only are we living healthier, happier, and safer lives than ever before, but new technological tools are also opening up a universe of opportunities. In order to continue to launch moonshot ideas, tackle global challenges, and push humanity forward, it’s important to be intelligently optimistic about the future.

Our Pessimism Bias When we think about the future of our species, many of us are inherently pessimistic. Many studies have shown we react more strongly to negative stimuli than positive stimuli, and that we dedicate more of our brain resources to negative information. There is an evolutionary advantage to these tendencies. StumbleUpon. StumbleUpon. Supernormal Stimuli. With the rapid pace of technology, have we been able to keep up with the new stimulation that is available?

Supernormal Stimuli

Não somos donos de nossas escolhas - A... - O Martelo de Nietzsche. Pesquisa identifica mecanismo no cérebro capaz de inibir pensamentos indesejados. Pesquisa publicada na "Nature Communications" nesta sexta-feira (3) demonstra que o cérebro precisa produzir uma substância específica em região relacionada à memória para que pensamentos indesejados fiquem sob controle. O achado é particularmente importante porque medicamentos que mimetizam a substância podem ser desenvolvidos para tratar transtornos diversos, como os de ansiedade. A substância encontrada trata-se de um neurotransmissor. COMO SEUS PENSAMENTOS MUDAM SEU CÉREBRO, CÉLULAS E GENES - Brotando Consciência. Por Debbie Hampton Cada minuto de cada dia, seu corpo está reagindo fisicamente, literalmente mudando, em resposta aos pensamentos que passam pela sua mente.

Já se tem provado algumas vezes que só de pensar em alguma coisa faz com que o cérebro libere neurotransmissores, mensageiros químicos que lhe permitem comunicar com partes de si mesmo e com seu sistema nervoso. Neurotransmissores controlam praticamente todas as funções do seu corpo, a partir de hormônios para digestão para sentir-se feliz, triste ou estressado. Estudos têm demonstrado que os pensamentos só podem melhorar a visão, aptidão, e força. O efeito placebo, como observado com operações falsas e drogas simuladas, por exemplo, funciona por causa do poder do pensamento.

Intuition May Reveal Where Expertise Resides in the Brain. A quimica do pensamento negativo. A Química do Pensamento Negativo – ClickPsi. Crer que algo vai dar errado e viver uma situação de estresse dispara um gatilho hormonal no cérebro. É como se o órgão percebesse que algo ruim está por vir e preparasse o corpo, mantendo-o em estado de hipervigilância. Isso afeta a glândula timo, responsável pela produção de células de defesa.

Para se renovar, dependerá de serotonina, um neurotransmissor produzido pelo cérebro, responsável pela felicidade, bem-estar e pensamento positivo. Os truques que a mente usa para manipular nossas escolhas. Geralmente, o incômodo começa com uma voz interna: “Você deveria…” que, acompanhado de um julgamento interno, provoca sensações nada agradáveis como culpa, insuficiência e frustração. A lista de deveres é imensa: cuidar da #Saúde e da família, estudar ou trabalhar mais, encontrar amigos, fazer atividade física, há sempre uma cobrança envolvida. Embora a voz venha de dentro, ela não vem do coração e sim da mente, que vive repetindo algo que se iniciou desde a infância, algo como regras necessárias para um bom convívio e que fazia parte do nosso processo educacional.

O ponto é que, ao crescer, essa voz foi internalizada e continua dizendo o que deve e o que não deve fazer, construída a partir de padrões sociais, expectativas alheias e na própria expectativa idealizada de cada um. Mas como ela ainda continua a fazer isso? Segue o raciocínio: o cérebro humano dispõe de cerca de 86 bilhões de neurônios e cada um deles pode formar até 100 trilhões de conexões. Popsci.

Heart

Pixar Inside Out. Search Inside Yourself. Emotions. 200 filmes para quem ama psicologia. Lista de duzentos filmes com temas e histórias relacionados com psicologia. Veja mais filmes, livros, textos e psicologia em: 10 horas até o Paraíso: O fisiculturista Dennis, de 38 anos, gostaria de encontrar o verdadeiro amor. Ele nunca teve uma namorada e vive sozinho com sua mãe em um subúrbio de Copenhagen. Quando seu tio casa com uma moça da Tailândia, Dennis decide tentar sua própria sorte em uma viagem para Pattaya, já que, supostamente, o amor é mais fácil de encontrar na Tailândia. New Study Shows Lack Of Sleep May Shrink Your Brain. How Long To Nap For The Biggest Brain Benefits. Source: www.spiritscienceandmetaphysics.com | Original Post Date: January 15, 2014 – Taking a nap, we’ve seen time and again, is like rebooting your brain.

Everyone likes to get a quick nap in every now and then, but napping may be as much of an art as it is a science. Children are naturally prone to be empathic and moral. How language can affect the way we think.

Headache

Gut Feelings. Have you ever had a "gut feeling" about something that's later turned out to be true? Researchers Find Out How a New Concept Makes Its Way into the Brain. Mind Uploading: Brain Facts. Se colocando no lugar do outro. Teste Gratuito de Personalidade. Your Brain Has A DELETE Button And Here's How To Use It! A relação entre o filme Matrix e a filosofia. Depression Damages Parts Of The Brain, Research Concludes.

Facebook. Ground Breaking Neuroscience: 5 Things We Learned About The Brain In 2015. What does the spike in the Schumann resonance mean? – Dr. Joe Dispenza’s Blog. Nova teoria norte-americana diz que a consciência não é responsável por decisões. Hacking The Nervous System. Why Men And Women Think Differently. This Guy Nails It. How-to-control-your-dreams-infographic.jpg (JPEG Image, 850 × 7186 pixels) - Scaled (13%) Daniel Dennett on Tools To Transform Our Thinking. The 6 Most Fascinating Studies on Consciousness. The 12 cognitive biases that prevent you from being rational. The Psychology of Color [Infographic] 11378224_559639980842030_934495259_n.jpg (JPEG Image, 640 × 640 pixels) Gardner's Multiple Intelligences.

Fronteiras do Pensamento. Imagination and Reality Flow in Opposite Directions in the Brain. 35 Scientific Concepts That Will Help You Understand The World, by Aimee Groth. A Pill Could Help You Acquire Perfect Pitch. How Your Brain Decides Without You - Issue 19: Illusions. 6 People Who Gained Amazing Skills from Brain Injuries. Liespotting. LE CERVEAU À TOUS LES NIVEAUX! THE BRAIN FROM TOP TO BOTTOM. The brain’s silent majority - 2009 FALL. Western Philosophy. Societal Adaptation to Climate Variability and Change - Google Livros. Test de personalidad gratis, descripciones de tipo, consejos de relaciones y desarrollo profesional. New imaging method developed at Stanford reveals stunning details of brain connections.

Iain McGilchrist @ Schumacher College: Things Are Not What They Seem. 7 dicas da neurociência para melhorar a sua concentração. Kelly Clancy on the Logic Behind the Myth That We Only Use 10 Percent of Our Brains. Psicologia: Por que as mentes mais brilhantes precisam de solidão. Your brain is particularly vulnerable to trauma at two distinct ages.

The 7 Habits of Calmness.