background preloader

Artigos

Facebook Twitter

A rua como instituição democrática - Revista Fórum  A cidadania é desafiada a organizar o jogo e ganhar.

A rua como instituição democrática - Revista Fórum 

Sabermos extrair energia criativa de nossas contradições inerentes e das mobilizações atuais para gestar uma nova e potente onda democratizadora, irresistível? Por Candido Grzybowski, do Canal Ibase O estupendo da democracia é isto mesmo, ser capaz de mudar a sociedade e ela mesma se reinventar. No Brasil, a onda de democratização dos últimos 30 anos produziu sujeitos coletivos diversos, ativou um grande despertar da sociedade civil e a construção de um tecido associativo fundamental para a expressão da cidadania brasileira, alimentou uma cultura democrática de direitos, alargou o espectro da participação cidadã na política e no Estado e permitiu a construção de sólidas bases institucionais.

Avançou também, menos porém, nas questões substantivas. (Foto Mídia Ninja) Os perigos da "pátria amada" Sobre os protestos contemporâneos no Brasil. 1.

Sobre os protestos contemporâneos no Brasil

O “povo” nas ruas A onda de protestos que vêm ocorrendo no Brasil nas últimas semanas certamente deixou e ainda deixa muita gente perplexa e confusa tentando compreender os acontecimentos em questão. Não ao pacto: avançar para um programa anticapitalista e o poder popular. Diante das manifestações de massa a presidente Dilma, dizendo ouvir as “vozes das ruas”, acena com cinco pactos com a intenção explícita de tentar reverter a explosão social que colocou em evidência um profundo descontentamento da população brasileira.

Não ao pacto: avançar para um programa anticapitalista e o poder popular

Como as empresas de ônibus maquiam custos. Ex-analista de crédito de banco revela sinais de fraude contábil, uso de “laranjas” e formação de máfias por parte do cartel que controla transporte público Por Fernando Souto, no blog do Nassif Não vou comentar muito sobre as falas do meu xará Haddad.

Como as empresas de ônibus maquiam custos

Vou me concentrar no que sei e que vi, para dizer que em grande parte dos estudantes estão sim certos. Fui analista de crédito num banco privado em 2006/7 em São Paulo, e neste banco, muitas empresas de ônibus eram clientes. muitas mesmo. e havia um jeito bem especial de lidar com elas. Ocorre que para uma empresa ganhar empréstimo, ela tem de ter fundamentos econômico financeiros – ou seja capacidade de pagar. Havia coisas estranhas, das quais dois pontos eu me lembro com maior atenção: O ativo imobilizado era muito baixo (ativo imobilizado é o que a empresa tem de propriedade, portanto seriam frotas de ônibus e propriedades das empresas). Com uma situação financeira dessas, uma empresa não toma emprestado. A Máfia dos Transportes e a Criminalização dos Movimentos Sociais. A Máfia dos Transportes e a Criminalização dos Movimentos Sociais Diversas manifestações contra o aumento dos serviços de transporte público inauguraram o ano no Brasil.

A Máfia dos Transportes e a Criminalização dos Movimentos Sociais

Aumentos abusivos que tem como fim o enriquecimento das empresas de transporte, em detrimento dos trabalhadores que não tiveram seus salários aumentados. Já em agosto de 2011, Teresina, Piauí, contou com protestos que conseguiram barrar o aumento através da ação direta do povo, mas logo no início deste ano, a máfia dos transportes aproveitou o recesso das férias para reajustar as passagens em 10,5%, o que gerou novos protestos e a ação truculenta da polícia militar.

Em Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória os estudantes também realizaram protestos contra os aumentos das passagens. No Rio de Janeiro, o aumento da passagem dos ônibus para R$ 2,75 gerou também várias manifestações pautadas na ação direta. Antonio Felipe “Kiko” Machado Movimento de Ação Direta – MAD Organização Popular/RJ. Anarquismo e socialismo: o individual e o coletivo nas mobilizações de massas. Certa vez, Margaret Thatcher, a primeira-ministra mais odiada da história da Inglaterra, afirmou: “Não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos.”

Anarquismo e socialismo: o individual e o coletivo nas mobilizações de massas

Diante de nossos olhos, em uma única frase, vemos resumida toda a filosofia neoliberal, reacionária e burguesa que domina o mundo há quase três séculos. Desde que o capitalismo existe, as classes dominantes e seus pensadores tentam nos convencer exatamente desta ideia: a de que os meus interesses como indivíduo são opostos aos interesses da sociedade como um todo. O gigante acordou, mas dormiu nas aulas de História. Leiam os quatro tópicos da bandeira Gente, essa semana não tá nada boa para falar sobre bichices aqui no blog, né?

O gigante acordou, mas dormiu nas aulas de História

Estamos todos de olhos bem abertos nas manifestações que estão acontecendo no país nos últimos dias. Pois sobre elas, eu tenho uma coisa pra dizer: CUIDADO. Boaventura: O preço do progresso - Revista Fórum  Enquanto perante as recentes manifestações na Turquia foi imediata a leitura sobre as “duas Turquias”, no caso do Brasil foi mais difícil reconhecer a existência de “dois Brasis” Por Boaventura de Sousa Santos, publicado em Carta Maior Com a eleição da Presidente Dilma Rousseff, o Brasil quis acelerar o passo para se tornar uma potência global.

Boaventura: O preço do progresso - Revista Fórum 

Beneficiando-se de uma boa imagem pública internacional granjeada pelo Presidente Lula e as suas políticas de inclusão social, este Brasil desenvolvimentista impôs-se ao mundo como uma potência de tipo novo, benévola e inclusiva. Não podia, pois, ser maior a surpresa internacional perante as manifestações que na última semana levaram para a rua centenas de milhares de pessoas nas principais cidades do país. Com partido! Não dá pra eleger presidente por enquete do Facebook. Um senhor de seus 70 anos tentava caminhar pela avenida Paulista com uma bandeira vermelha do PCO na noite desta quinta-feira.

Com partido! Não dá pra eleger presidente por enquete do Facebook

Duas marchas em uma. Muito além dos centavos. Fascistas que o discurso de direita disfarçado despejou nas ruas. Foto: Marcello Camargo/ABr É Hora de Defender o MPL por Lincoln Secco e Antonio David, especial para o Viomundo Em célebre imagem do Manifesto Comunista Karl Marx mostra um feiticeiro que perdeu o controle dos poderes subterrâneos que ele mesmo despertou.

Fascistas que o discurso de direita disfarçado despejou nas ruas

As manifestações de segunda-feira foram o ponto de virada do Movimento Passe Livre. O problema com o movimento anti-corrupção. Nada pode ser mais vazio e demagógico do que se colocar fortemente em defesa de algo… que ninguém é contra! Como a corrupção. Marcha (espontânea e apolítica!) Contra Corrupção na Esplanada dos Ministérios em Brasília. 7/9/11. Foto: Cadu Gomes // Fonte: @LidPSDBsenado Faz sentido uma marcha pela descriminalização da maconha… porque existem de fato pessoas e grupos e movimentos que são a favor da maconha continuar proibida.

Faz sentido uma campanha em prol de mais religião no Congresso… porque existem de fato pessoas e grupos e movimentos que acham que o Estado deve ser mais laico. Na prática, o que quer dizer ser contra a corrupção, afinal?