background preloader

Domínio Público - Pesquisa Básica

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Related:  lilianaroxanaRecursos para aprender Língua PortuguesaENSINAR PORTGUÊSRECURSOS PARA ENSINAR PORTUGUÊSEnsinar

O pomelo na minha vida POMELO é o que os brasileiros chamam de grapefruit ou toranja. Quem já veio pra Buenos Aires sabe que o pomelo faz parte do cotidiano do argentino. É em forma de fruta, suco em pó, água saborizada ou refrigerante. Variação linguística – A língua em movimento - Português Você sabe o que é variação linguística? A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.

Propostas em Língua Portuguesa da BNCC focam na gramática e nos gêneros digitais Boa notícia para os professores de Português do Fundamental 1 e 2: a BNCC mantém muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Um deles é a centralidade do texto e dos gêneros textuais. Isso quer dizer que o ensino de português precisa continuar contextualizado, articulado ao uso social da língua. No entanto, entre as duas décadas que separam os dois documentos, os estudos de linguagens evoluíram bastante. Da mesma forma, a sociedade também passou por profundas alterações, sobretudo por conta da ampliação do uso da tecnologia. Como ensinar o acordo ortográfico? O Novo Acordo Ortográfico, assinado em setembro de 2008, passa a ser definitivo e obrigatório a partir de janeiro de 2012. Até lá, a antiga e nova ortografia coexistem e são aceitas. Primeiramente, o importante é saber se a escola irá adotar as novas regras antes da finalização do prazo estipulado para adequação, apontado acima. Se sim, é importante que a direção oriente os professores, prepare ou custeie um curso para os docentes, pois a lei da novas regras é muito recente e precisa ser assimilada com cuidado antes de ser passada aos alunos. Se não, então aos poucos os professores podem ir inserindo as novas mudanças na sala de aula. Afinal, tanto os que ainda não são alfabetizados quanto os que são precisam se adequar e aprender as novas normas ortográficas.

Um Conto policial com exercícios interactivos Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. 3 curiosidades argentinas IV 1. Nomes e sobrenomes Os nomes argentinos tem um formato básico: Nome, Segundo Nome e Sobrenome (normalmente o do pai). Ao registrar um novo serzinho, o nome escolhido deve constar no “Libro de Nombres del Registro Civil“, onde estão todos os nomes aprovados pelo Registro Civil. Atividades de português para o professor O programa de rádio Enchendo a Linguística é uma parceria do Redigir com a Rádio Educativa da UFMG. Esse programa semanal aborda, de forma bem humorada e interativa, curiosidades sobre a língua portuguesa e trata, de maneira simples e de fácil entendimento, fenômenos linguísticos que permeiam nossas vidas, sendo no âmbito da fala ou da escrita. Dessa forma, pretende-se tornar a prática da Linguística, ciência relativamente nova, mais conhecida entre as pessoas.

Atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire Contextualizando o ensino da gramática por meio da arte Posicionamentos diversos se manifestam quando o assunto se refere à concepção que se tem acerca do ensino da gramática. Nesse sentido, cabe ressaltar que tal diversidade muitas vezes se demarca muito mais por aspectos de ordem negativa que positiva. Assim, dizeres parecem se misturar, nos quais a predominância pende para algo mais ou menos do tipo: “estudar gramática é muito chato”; “aprender aquelas regras é insuportável”; “detesto Português”, e assim por diante. Mudanças nesse quadro são necessárias, sobretudo pela importância de fazermos bom uso da língua que falamos, valorizando-a em todos os seus aspectos. Propor metodologias distintas, no sentido de buscar meios mais eficazes de fazer com que o ensino se concretize, é, por excelência, uma das incumbências atribuídas a todo educador. Quanto ao ensino da gramática, a situação não é diferente.

Você já parou para analisar se as fontes de suas pesquisas são confiáveis? Devemos sempre acreditar nos conteúdos em todo e qualquer fonte dispostas no mundo digital? by sandrasantanadacruz May 23

Related:  negabirutaLivroslaismarcalpriscilagalvaoRecursos para APRENDER Português.RECURSOS PARA ENSINAR PORTUGUÊSRecursos para aprender8LinguagemLiteratura 1Recursos para ENSINARcarlos_boockRecursos para EnsinarPara aprender e estudar o portuguêsRecursos para aprender PortuguêsENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA