background preloader

ENSINAR PORTGUÊS

Facebook Twitter

Aprender a ensinar LP. Língua Portuguesa. AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA. PRÁTICAS DINÂMICAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (UNIT SE) Atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa. “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Paulo Freire Professores de língua portuguesa, como andam suas práticas educativas em sala de aula? Parece uma pergunta simples, mas é provável que muitos de nós se calem diante dessa indagação. Assim que nos formamos, somos tomados pela empolgação e pela vontade de sermos professores que façam a diferença, professores ávidos por buscar novas linguagens para atingir em cheio nosso público de meninos e meninas. Entende-se por ensino burocrático a famigerada educação bancária, conceito criado por Paulo Freire para definir certas práticas educativas. A educação bancária, conceito criado por Paulo Freire, elimina a possibilidade de construção de uma educação dialógica.

Todos nós, independente da disciplina que lecionamos, podemos experimentar novas propostas de ensino. Não pare agora... Tirinha Mafalda, de Quino. Recursos didáticos - Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Ensinar língua portuguesa para falantes do português. Domínio Público - Pesquisa Básica. Só Português - Portal da Língua Portuguesa. Propostas em Língua Portuguesa da BNCC focam na gramática e nos gêneros digitais.

Boa notícia para os professores de Português do Fundamental 1 e 2: a BNCC mantém muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Propostas em Língua Portuguesa da BNCC focam na gramática e nos gêneros digitais

Um deles é a centralidade do texto e dos gêneros textuais. Isso quer dizer que o ensino de português precisa continuar contextualizado, articulado ao uso social da língua. No entanto, entre as duas décadas que separam os dois documentos, os estudos de linguagens evoluíram bastante. Da mesma forma, a sociedade também passou por profundas alterações, sobretudo por conta da ampliação do uso da tecnologia. A BNCC reflete esse avanço, que se manifesta, principalmente, em dois aspectos: a presença de textos multimodais – popularizados pela democratização das tecnologias digitais – e as questões de multiculturalismo – uma demanda política da contemporaneidade.

Os campos de atuação são as áreas de uso da linguagem, na vida cotidiana. A formulação se refere a duas atividades articuladas entre si: planejar e produzir a escrita. Portal EMDiálogo - Ensino Médio em Diálogo. Ensino da Língua Portuguesa (PCN) Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país.

Ensino da Língua Portuguesa (PCN)

Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem). Através do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor encontra uma espécie de síntese mostrando um possível avanço hoje, comparado a anos anteriores.

Nos anos 60, por exemplo, buscava-se no aluno o fracasso escolar; havendo lógica, visto que em parte dos discentes o ensino parecia funcionar. Nos anos oitenta, começava a circular entre os educadores livros e artigos que davam conta de uma mudança no processo de alfabetização: “Como se ensina” e “Como se aprende”. Fonte: PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais. Recursos Didáticos. Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed Cadernos Temáticos Material relacionado aos Desafios Educacionais Contemporâneos Cinema Um espaço sobre a sétima arte Datas Especiais Sugestões de recursos e atividades Dicionários Acesso a uma seleção de dicionários on-line Eureka Apostilas e videoaulas do programa Folhas Consulta aos Folhas publicados Gabaritando Enem Materiais elaborados pela Seed voltados para o Enem Fotografia Álbuns de fotos produzidas pela coordenação Multimeios Hinos Hinos e curiosidades relacionadas.

Recursos Didáticos

O que ensinar em Língua Portuguesa. Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras. LEITURA DIÁRIA (à dir.)