background preloader

Popularização da Ciência

Facebook Twitter

Antonio Donato Nobre. Amazonas-ekspert Antonio Nobre: - Å stoppe avskogingen av regnskogen er viktigere enn å stoppe karbonutslippene - Aftenposten. Antonio Nobre legger ikke noe mellom når han skal avslutte torsdagens frokostmøte om regnskogen på Litteraturhuset i Oslo. — Når du ser situasjonen som alarmerende, kan du da gjøre noe annet ennå slå alarm?

Amazonas-ekspert Antonio Nobre: - Å stoppe avskogingen av regnskogen er viktigere enn å stoppe karbonutslippene - Aftenposten

Førevar-prinsippet er det viktige. Om noen sier jeg snakker om dommedag, hva vil de si om 5, 20 eller 30 år og jeg hadde rett? Vi trenger en krigsinnsats! Messer Amazonas-eksperten. — Karbon er det minst viktige av det viktige Utslipp av CO2, eller karbondioksid, er det oftest fokus på i klimadebatten. . — Jeg sier ikke at å kutte CO2 ikke er viktig, men av det som er viktig, er det minst viktig, sier Nobre. Han mener at ødeleggelsen av regnskogen har fått altfor lite oppmerksomhet i klimadebatten.

. — Mange tenker ikke på det, men vanndamp er en viktig drivhusgass. Amazonas lager nemlig sitt eget regn. Han forklarer at dersom en stor del av Amazonas forsvinner, vil det kunne påvirke klimaet både lokalt og globalt. Notícias STF. Pesquisador do INPA alerta sobre desmatamento e desequilíbrio climático Ao falar em nome do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antônio Donato Nobre, ressaltou, durante audiência pública sobre o novo Código Florestal, no Supremo Tribunal Federal, a importância da cobertura florestal para a manutenção do regime de chuvas e estabilização do clima.

Notícias STF

Isso porque a floresta serve o para atrair a umidade que vem do mar e ainda mantém a precipitação dentro do continente, uma vez que as grandes árvores captam água do lençol freático e a jogam na atmosfera. Contudo, segundo seus dados, o que se vê desde a aprovação da nova legislação é um crescimento no desmatamento, uma vez levado em consideração o efeito do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), levando a uma ameaça à estabilidade climática do país. De acordo com o pesquisador, a legislação libera diversos aspectos psicológicos do desmatamento, e que levaram ao aumento dessa prática.

CÓRTEX - MUNDANÇA CLIMÁTICA E O FIM DO MUNDO MATERIALISTA — FLUXO. O trabalho de Antônio nas últimas décadas foi um alerta para governos, universidades, cidadãos e jornalistas sobre o desastre ambiental em construção.

CÓRTEX - MUNDANÇA CLIMÁTICA E O FIM DO MUNDO MATERIALISTA — FLUXO

Alertar para o fato científico de que nosso presente oferece de tudo. Menos um futuro. Muita pouca gente ouviu. Precisou de um Donald Trump na presidente dos EUA, um desastre diplomático no acordo do clima e claros sintomas de febre planetária para que a mudança climática tomasse, como nunca antes, a cobertura da imprensa e o sono de bilhões de humanos. A importância da relação entre a Amazônia, a água e a atmosfera! Oi, pessoal!

A importância da relação entre a Amazônia, a água e a atmosfera!

Este vídeo é de uma palestra dada por Antonio Donato Nobre na TEDx (Technology, Entertainment, Design) sobre a importância da relação entre a Amazônia, a água e a atmosfera. Eu gostei muito pela visão holística, ele analisa o funcionamento do planeta como um todo, e não como partes separadas. Baixar There is a river above us Antonio Donato Nobre TEDxAmazonia musicas gratis - Baixar mp3 gratis - xmp3.co.

Untitled. Tudo é espanto: Antonio Donato Nobre mostra que tem um rio em cima de nós - TEDxAmazônia. Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon. Can we turn Sahara, one of the biggest deserts in the world into a rainforest?

Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon

That is the question you would be asking yourself after watching Antonio Donato Nobre’s TED talk. He is an environmentalist, a professor, and an explorer. Antonio Donato Nobre explica como e porque os Rios Voadores são ligados à florestas nativas, e qual as consequências benéficas para o ciclo hidrológico da América do Sul desse funcionamento magnifico da Natureza. – OBT Blog.

Em Poços de Caldas foi um sucesso!

Antonio Donato Nobre explica como e porque os Rios Voadores são ligados à florestas nativas, e qual as consequências benéficas para o ciclo hidrológico da América do Sul desse funcionamento magnifico da Natureza. – OBT Blog

Agora é a vez de MANAUS! . Curso de alto nível: . ECOLOGIA DA PAISAGEM, CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, ESPÉCIES AMEAÇADAS E A LISTA VERMELHA: METODOLOGIAS, APLICABILIDADE E CONCEITOS CHAVE . DATA: 07 e 08 de outubro . Minha Estupidez - Antonio Donato Nobre. Antonio Nobre defendeu que a tecnologia pode responder às indagações dos senadores. No Senado, a ciência brasileira foi chamada a contribuir de forma mais decisiva na produção do novo Código Florestal.

Antonio Nobre defendeu que a tecnologia pode responder às indagações dos senadores

Senadores e especialistas convidados para audiências lamentaram a falta de mapeamento detalhado, capaz de oferecer um retrato fiel da ocupação territorial – por exemplo, onde estão as propriedades rurais e o que de fato foi desmatado, qual o zoneamento agrícola e as áreas efetivamente preservadas. Não existem, tampouco, estudos consistentes sobre quais seriam os limites adequados para as ­áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal. O pó de fadas da Amazônia. Ele foi o primeiro a falar no III Encontro Panamazônico realizado em Lima, nos dias 6 e 7 de agosto.

O pó de fadas da Amazônia

Tem um discurso apaixonado e uma qualidade um tanto rara para um cientista: sabe combinar dados com histórias, explicação com emoção. Antonio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), conta nesta conversa qual é a mágica da Amazônia, em que consistem seus segredos e por que as mudanças climáticas e o desmatamento a ameaçam seriamente... - Já estamos no ‘Dia depois de amanhã’ das mudanças climáticas? Estamos em uma situação bastante grave. Cientista Alerta sobre Perigo do Desmatamento na Floresta Amazônica – Somos Verdes. Com um discurso apaixonado, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Antonio Donato Nobre, revela os cinco segredos da floresta amazônica e alerta sobre o perigo de seu desmatamento em encontro realizado em Lima – Peru através da palestra TEDx Amazônia.

Cientista Alerta sobre Perigo do Desmatamento na Floresta Amazônica – Somos Verdes

“Estamos em uma situação bastante grave. A ponto de a comunidade científica, que não costuma concordar entre si, ter formado um bloco com uma convicção homogênea sobre o assunto. As mudanças climáticas não são mais só uma projeção.” “Apesar de tudo, a Amazônia ainda guarda cinco segredos. É algo que os povos indígenas sempre souberam e que a nossa civilização não percebeu. “Onde há florestas não há seca, nem excesso de água, nem furacões, nem tornados. Todas as fotos: Sintracoopsp e vídeo Youtube. Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us. The Amazon River is like a heart, pumping water from the seas through it, and up into the atmosphere through 600 billion trees, which act like lungs.

Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us

Amazônia: os rios voadores e o futuro sem água - CidadelaCidadela. “Os processos da vida que operam na floresta contêm complexidade quase incompreensível, com um número astronômico de seres funcionando como engrenagens articuladas em uma fenomenal máquina de regulação ambiental.” (Antônio Donato Nobre) O Brasil viveu, na virada de 2014/2015, uma de suas piores secas e tudo indica que a situação deve piorar. Atribui-se o problema à falta de obras de infraestrutura, aos desperdícios de água pela população, à má gestão das concessionárias, entre outros fatores. Embora tudo isso possa ter seu peso no problema, um outro motivo, infinitamente maior, emerge desse atoleiro de responsabilidades: o desmatamento da Amazônia. ARA FuturoClimaticoAmazonia. O Futuro Climático da Amazônia. Relatório de Avaliação Científica Antonio Donato Nobre, PhD (Curriculum Lattes) Este relatório de avaliação do futuro climático da Amazônia consiste de uma revisão e síntese da literatura científica, articulada com análises interpretativas das questões mais importantes relacionadas ao assunto.

Sem perder o foco na ciência, trata dos temas com linguagem acessível e aspiração holística, isto é, busca ligar fontes e muitas análises de especialistas em uma imagem coerente do ecossistema Amazônico. Suas linhas mestras são o potencial climático da grande floresta – fator crítico para todas sociedades humanas –, sua destruição com o desmatamento e o fogo e o que precisa ser feito para frear o trem desgovernado em que se transformaram os efeitos da ocupação humana sobre o clima em áreas de floresta. O tema é vasto. 1. The Boiling River: Adventure and Discovery in the Amazon - Andrés Ruzo. Educação e sustentabilidade: Princípios e valores para a formação de educadores - Maria Alice Setubal. Verdade no Brasil: SAFs e Mudanças Climáticas - com Antonio Donato Nobre. Sinteze da apresentacao power point no VII Congresso Brasileiro de Sistemas AgroflorestaisBrasilia 2009 Apresenta o tema, que é relacionado a água.

Não há vida no planeta sem água. A proposta para o diálogo é trazer a visão da ciência em relação às mudanças climáticas, de que não se sabe ainda nem um terço. A questão é muito mais grave que parece, embora ele não seja alarmista. Cientista tende a ser não gregário e cético, mas a comunidade científica se une em consenso nesse caso. O sistema terrestre depende da biosfera para controlar CO2.

Mostra imagem vista de cima que não tem nitidez. O século da escassez: Uma nova cultura de cuidado com a água: Impasses e ... - Marussia Whately, Maura Campanili. Amazônia está em estado crítico, segundo relatório; desmatamento afeta abastecimento de água. O relatório “O Futuro Climático da Amazônia”, divulgado no fim da semana passada em São Paulo, afirma que a situação da Amazônia é crítica e que, do ponto em que estamos, não adianta mais simplesmente parar de desmatar a floresta.

Para fugir da desertificação, segundo documento encomendado pela ARA (Articulación Regional Amazónica), será preciso replantar florestas. O pesquisador Antônio Donato Nobre, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), analisou nos últimos quatro meses aproximadamente 200 artigos científicos lançados recentemente sobre a ligação da floresta amazônica e o serviço de regulação do clima do planeta.

De acordo com Nobre, em entrevista ao Valor Econômico, ao longo dos anos o Brasil pareceu passar imune pela destruição da Mata Atlântica, que teve 90% de sua extensão dizimada, porque a Amazônia vinha compensando os serviços florestais perdidos. Desmatamento zero. Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas da Unicamp. 30/10/2014 Antonio Donato Nobre Mudanças Climáticas Pela primeira vez, um mesmo relatório reúne e analisa informações de aproximadamente duzentos dos principais estudos e artigos científicos sobre o papel da floresta amazônica no sistema climático, na regulação das chuvas e na exportação de serviços ambientais para áreas produtivas, vizinhas e distantes da Amazônia.

Untitled. Antonio Donato Nobre mostra que tem um rio em cima de nós. O suor da floresta: Ele cria um rio que corre sobre nós. Vídeo: TED - Ideas Worth Spreading Tradução: TED Open Translation. Revisão: Leonardo Silva Cientista de renome internacional, o brasileiro Antonio Donato Nobre investiga os sistemas naturais da Amazônia. Seu trabalho ilustra a bela e imensa complexidade dessa região, bem como a sua fragilidade diante das atuais mudanças do clima global. Revista Pesquisa Fapesp.

Alterações no volume e periodicidade das precipitações e mau uso dos aquíferos estão entre os fatores que secam os canos de parte do Brasil A Amazônia não é apenas a maior floresta tropical que restou no mundo. Esse sem-fim de verde entrecortado por rios serpenteantes de tamanhos e cores variados também não se limita a ser a morada de uma incrível diversidade de animais e plantas. A floresta amazônica é também um motor capaz de alterar o sentido dos ventos e uma bomba que suga água do ar sobre o oceano Atlântico e do solo e a faz circular pela América do Sul, causando em regiões distantes as chuvas pelas quais os paulistas hoje anseiam.

Mas o funcionamento dessa bomba depende da manutenção da floresta, cuja porção brasileira, até 2013, perdeu 763 mil quilômetros quadrados (km2) de sua área original, o equivalente a três estados de São Paulo. Amazonian tribe take initiative against dam project. After years of waiting for the Brazilian government to sort out their land rights, the 13,000 Munduruku Indians, who live beside the Tapajós river in the heart of the Brazilian Amazon, have decided to take action. Besides temporarily occupying an office belonging to Funai, the Brazilian government’s Indian agency, they have started to demarcate the boundaries of the land they claim. The dispute is over one of their main areas – a territory of 178,000 hectares (440,000 acres) around the village of Sawré Muybu. Biography of Antonio Donato Nobre for Appearances, Speaking Engagements.

RedesFito - Antonio Donato Nobre fala sobre desmatamento e alterações climáticas. Antonio Donato Nobre é cientista do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que mede o aquecimento da Terra e um especialista em questões amazônicas. Donato é conhecido mundialmente como pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O especialista enfatiza:"A agricultura consciente, se soubesse o que a comunidade científica sabe, estaria na rua, com cartazes, exigindo do governo proteção das florestas e plantando árvores em sua propriedade".

Publicamos aqui sua entrevista aparecida no IHU de 31 de outubro de 2014, dada a urgência do tema e seus efeitos maléficos notados no Sudeste, especialmente na metrópole de São Paulo. Publicamos entrevista divulgada no IHU de 31 de outubro de 2014, dada a urgência do tema notados no Sudeste, especialmente na metrópole de São Paulo. Antonio Donato Nobre: Há um rio sobre nós. Ecoteca Digital - Livro Futuro climático. O Futuro Climático da Amazônia - Antõnio Donato Nobre - ECOLOG.

Antonio Donato Nobre. [Relatório] “O Futuro Climático da Amazônia”, por Antônio Donato Nobre. Antonio Donato Nobre (@buscandoverdade) ISA - Instituto Socioambiental. Antonio Nobre explica como o conceito de infinitude influencia na destruição ambiental - Minha Estupidez - Programas. Desmatamento na Amazônia já afeta o clima. Entrevista com Antonio Donato Nobre, INPE. - Nosso Futuro Roubado.

Embora não se possa provar que a seca na região Sudeste do país já seja uma consequência das mudanças climáticas causadas pelo desmatamento na Amazônia, sabemos que ele afeta o fornecimento de vapor para a atmosfera e prejudica o transporte deste para regiões a jusante dos rios aéreos. E sabemos que o Sudeste é receptor e dependente da umidade exportada como serviço ambiental pela floresta amazônica.

Desmatamento na Amazônia já afeta o clima. Entrevista com Antonio Donato Nobre, INPE. - Nosso Futuro Roubado. Já entendi - Antonio Donato Nobre pesquisador do Instituto... Antonio Donato Nobre - Citações do Google Acadêmico. A água nossa de cada dia. Entrevista com Antonio Donato Nobre – Amazônia.org. Há uma ficção que traduz com semelhança a situação que ora vivemos. Um cientista anteviu uma catástrofe climática inevitável no filme O dia depois de amanhã. Os políticos o ignoraram, até que o pior previsto aconteceu.

A agricultura convencional mata o solo. Entrevista com Antonio Donato Nobre - EcoDebate. “Mais importante do que ser multidisciplinar é ser não-disciplinar, isto é, integrar e dissolver as “disciplinas” em um saber amplo e articulado, sem fronteiras artificiais e domínios de egos”, afirma o cientista do CCST/Inpe. Eu Sou Água - Florestas e Produtividade. O futuro da Amazônia - Piseagrama. Numa definição livre, a floresta tropical é um tapete multicolorido, estruturado e vivo, extremamente rico. Uma colônia extravagante de organismos que saíram do oceano há 400 milhões de anos e vieram para a Terra. Entre as folhas, ainda existem condições semelhantes àquelas da primordial vida marinha.

A floresta funciona como um mar suspenso – que contém uma miríade de células vivas – muito elaborado e adaptado. Evoluída nos últimos 50 milhões de anos, a Floresta Amazônica é o maior parque tecnológico que a Terra já conheceu, porque cada um de seus organismos, entre trilhões, é uma maravilha de miniaturização e automação. Em temperatura ambiente, usando mecanismos bioquímicos de complexidade quase inacessível, a vida processa átomos e moléculas, determinando e regulando fluxos de substâncias e de energia. Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us. Antonio Donato Nobre: Há um rio sobre nós. Antonio Donato Nobre. Amazônia, fé e ciência. Uma entrevista especial com o ecólogo Antonio Donato Nobre.

Quando a tecnociência vê um pixel mas ignora a paisagem. Quando a tecnociência vê um pixel mas ignora a paisagem. A agricultura convencional mata o solo. Entrevista especial com Antonio Donato Nobre. Gisele Bündchen - Aprendendo muito com Antonio Nobre. Para... Life in Syntropy. Seminário Rumos Abertos 2016.