background preloader

Eleições 2014

Facebook Twitter

‘Eu perdi a eleição para uma organização criminosa’, diz Aécio Neves. BRASÍLIA - O senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à Presidência derrotado nas eleições de outubro, afirmou que não perdeu nas urnas para um partido político, mas para uma “organização criminosa” existente em empresas apoiadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

‘Eu perdi a eleição para uma organização criminosa’, diz Aécio Neves

A política no gueto. “Não conheço ninguém que tenha votado em Dilma.

A política no gueto

Como ela pode ter sido eleita?” Tal pergunta, frequente nas redes sociais, animou 2,5 mil pessoas a irem à rua pedir o impeachment da recém-reeleita e, em alguns casos, defender a volta da ditadura militar. Refém do qualunquismo? O cientista político Marcus André Melo, professor da Universidade Federal de Pernambuco, defende a tese de que a força eleitoral dos governos petistas entre os mais pobres não se deve à emergência de um fenômeno político novo, o “lulismo”, mas a um bem mais antigo, o “qualunquismo”.

Refém do qualunquismo?

Enquanto o lulismo seria a adesão dos mais pobres (sobretudo os localizados nas regiões mais carentes) a uma liderança e seu projeto político redistributivo, o “qualunquismo” é a adesão desse mesmo contingente social ao governo do dia, qualquer que seja ele. O termo vem do italiano “qualunque”, que significa “qualquer um”. A ideia é que o eleitor mais pobre, bem mais dependente das ações do governo, vota em qualquer um, desde que este lhe proporcione benefícios palpáveis. Professores da Unicamp expõem neoliberalismo de Aécio e Marina. Na figura de seus intelectuais, a Unicamp se posiciona na luta contra o neoliberalismo nessas eleições Por Tijolaço A Unicamp, um dos últimos bastiões de uma escola econômica fundamentalmente humanista, assume, espontaneamente, na figura de seus intelectuais, a vanguarda na luta contra o neoliberalismo.

Professores da Unicamp expõem neoliberalismo de Aécio e Marina

Neoliberalismo, nunca é demais lembrar, que destruir milhões de empregos no país, destroçou as finanças do Estado, e nos levou a vender estatais estratégicas a preço de banana. Por um Banco Central independente do mercado financeiro. Não é mera coincidência o fato de a promessa de autonomia do BC num eventual governo Marina Silva parta de uma das principais acionistas do Itaú A sinalização da candidata Marina Silva de conceder autonomia ao Banco Central, anunciada pela coordenadora de sua campanha Maria Alice Setúbal, uma das principais acionistas do Banco Itaú, tem o mérito de trazer esse importante tema para a agenda do debate nacional e de delimitar com mais clareza os projetos que estão em disputa nas eleições de outubro.

Por um Banco Central independente do mercado financeiro

A Constituição de 1988 confere ao Banco Central o papel de zelar pela estabilidade do poder de compra da moeda e pela solidez do sistema financeiro. Sua diretoria é nomeada pelo(a) presidente da República e sancionada pelo Senado Federal. Para cumprir essas funções, dispõe de um conjunto de instrumentos de política monetária, entre elas o manejo da taxa básica de juros, dos depósitos compulsórios e da taxa de redesconto. Fiori: a subida da ladeira. Novas turbulências na economia global sinalizam transformações profundas no sistema capitalista.

Fiori: a subida da ladeira

Brasil precisará redefinir estratégias e deixar de debater superficialidades Por José Luis Fiori | Imagem Sandro Chia, O mito de Sísifo Com exceção da China, EUA e Inglaterra, os resultados econômicos do segundo trimestre de 2014, foram negativos ou desastrosos, em quase todo o mundo, confirmando, em geral, uma tendência de mais longo prazo. Foi o que aconteceu nas pequenas economias “mono-exportadoras”, e de sucesso, da América do Sul, com a queda acentuada da produção e da confiança empresarial, no Peru, no Chile, e na Colômbia, como no Uruguai. Armado por Toffoli e Gilmar, já está em curso o golpe do impeachment. Ter, 18/11/2014 - 00:32 Atualizado em 18/11/2014 - 00:42 Já entrou em operação o golpe do impeachment, articulado pelo Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Antonio Dias Toffoli em conluio com seu colega Gilmar Mendes.

Armado por Toffoli e Gilmar, já está em curso o golpe do impeachment

Desempenho dos candidatos a presidente por Estado. Brazil's presidential election: The cashmere revolution. Venezuelização? - 04/11/2014 - Opinião. Samy Adghirni Antipetistas alardeiam a ideia de que a reeleição de Dilma Rousseff abre caminho para o Brasil se tornar uma Venezuela.

Venezuelização? - 04/11/2014 - Opinião

Isso é improvável. Apesar dos arroubos retóricos, Lula e Dilma nunca emularam o chavismo. Dilma diz que defenderá regulação da mídia e criminalização da homofobia. Os sete mitos das eleições 2014 - Infográficos. Eleição animalesca. No que se refere a política, nunca antes na história deste país tivemos eleitores tão interessados no tema.

Eleição animalesca

Em se manifestar, em informar seus vínculos ou a respeito do que estavam sabendo. Entretanto, entre falar e dialogar, há uma margem colossal. Grande parte das pessoas queria mostrar sua indignação de vizinha interiorana, falar de tudo e de todos, sem querer ouvir. 20 anos de disputas presidenciais - Eleições - 2014 - Especial - Poder - Infográficos. A falácia da corrupção - 20/10/2014 - Raquel Rolnik - Colunistas. Escândalos de corrupção envolvendo políticos são o assunto que mais consome páginas de jornais e minutos na TV.

A falácia da corrupção - 20/10/2014 - Raquel Rolnik - Colunistas

Em tempos de campanha eleitoral, ganham ainda mais centralidade: nos programas políticos dos candidatos, nos debates, nos comentários na mídia e nas redes sociais, em reuniões de família e mesas de bar. A corrupção é de fato indignante: é desvio de dinheiro público, é comportamento antiético, conspurca o Estado. A poeira das manifestações - 21/10/2014 - Especial. Mauricio Puls Protestos de junho de 2013 enfraqueceram a esquerda e ajudaram a eleger um Congresso mais conservador AGORA JÁ sabemos o final da história. O filme iniciado em 6 de junho de 2013 terminou no dia 5 de outubro, com a eleição do novo Congresso. Tudo começou quando nosso herói, o jovem idealista cheio de boas intenções, foi para a rua enfrentar o velho político responsável "por tudo que aí está". A reeleição de Dilma Rousseff - Ruda Ricci. Bruno Paes Manso. No último Tendências e Debates de 18 de outubro, na FSP, dois autores responderam à seguinte pergunta: é correta a maneira como são feitas as pesquisas eleitorais no Brasil?

Da forma como a discussão foi colocada, até parece que o assunto causa divergência entre os estatísticos. Isso é falso. Forecasting the Brazilian election. By Francisco Cantú and Marco Morales October 24 at 12:49 PM “Aécio” — a poster for presidential candidate Aécio Neves in Lapa, central Rio de Janeiro, with posters for allies Luiz Paulo and Otavio Leite. Hipocrisia antidemocrática — Brasil Debate.

Os “escândalos” oportunistas e seletivos criam uma cortina de fumaça que oculta do debate político os temas relevantes para a decisão do eleitor. Nessa eleição, o que está realmente em jogo é a escolha entre dois modelos econômicos e políticos muito distintos. Impeachment motiva ato com 30 pessoas em São Paulo. 'Nunca vote em um religioso', afirma Padre Marcelo Rossi. Padre Marcelo Rossi se mostrou contrário a políticos religiosos (Foto: Andre Penner/AP) Padre Marcelo Rossi é um dos líderes religiosos mais influentes do Brasil.

No país com maior número absoluto de católicos do mundo, sua opinião tem peso. E, nesta segunda-feira (20), Marcelo Rossi falou sobre política. Ronaldo e FHC, ato pró-Aécio tem "viva a PM" e "Dilma terrorista" Separatismo de São Paulo incorpora antipetismo. Siga o dinheiro - Estadão Dados. Tensão e acusações marcam 1º debate entre Dilma e Aécio. O primeiro debate entre a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e o senador Aécio Neves, postulante do PSDB ao cargo, foi marcado por tensões e muitas trocas de acusações. Fogo cruzado: Aécio x Dilma em dez frases - BBC Brasil. Sensus é empresa de Clésio de Andrade, ex-vice de Aécio,e réu no mensalão tucano - Jornal i9 - Notícias de Campo Grande, MS e Região. 11/10/2014 19h28 - Editado em 11/10/2014 19h28 Pesquisa divulgada neste sabádo pela revista Istoé aponta o tucano Aécio Neves com 58,8% dos votos válidos, contra 41,2% da presidente Dilma Rousseff; pesquisa foi concluída neste domingo e é a primeira a captar os efeitos das delações premiadas de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, que foram classificadas como "golpe" pela presidente Dilma e pela coordenação de campanha do PT; de acordo com o cientista político Ricardo Guedes, que controla o instituto Sensus, Aécio "já está eleito"

Sensus explica seus erros; sócio do Veritá confirma 'pressão' Principais derrotados pelo resultado que deu a Dilma Rousseff (PT) a reeleição contra o tucano Aécio Neves (PSDB), os responsáveis pelos institutos Sensus e Veritá justificam as diferenças apontando que seus estudos já mostravam uma tendência de queda do candidato do PSDB. Campanha de Aécio usou pesquisa com dados enganosos - 30/10/2014 - Poder. Informações de uma pesquisa de intenção de voto do instituto Veritá usadas na propaganda de segundo turno do tucano Aécio Neves são comprovadamente enganosas. Ganho de votos de Dilma no 2º turno não tem relação com Bolsa Família - Gabriela Allegro e Fábio Vasconcellos: O Globo. A discussão sobre o peso que o Nordeste teve na reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), sobretudo nos municípios mais beneficiados pelo programa Bolsa Família, esconde um detalhe. Por mais que Dilma tenha tido votação expressiva nessa região no segundo turno, como é fácil comprovar, a candidata do PT venceu a eleição pelos votos a mais que conquistou fora do Nordeste e independentemente do Bolsa Família.

Para Janot, pedido do PSDB de auditoria das eleições é 'imprudência à toda prova' Atualizado às 21h55 Brasília - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, emitiu nesta segunda-feira, 3, parecer contrário ao pedido de auditoria especial solicitado pelo PSDB ao Tribunal Superior Eleitoral sobre o resultado do 2º turno das eleições presidenciais. TSE libera dados para PSDB fazer auditoria do resultado das eleições - 04/11/2014 - Poder.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por unanimidade, decidiu nesta terça-feira (4) liberar dados requisitados pelo PSDB para que o partido possa realizar uma auditoria do resultado das eleições. TSE nega pedido do PSDB para criar comissão para auditar eleições. Marina apresenta plano conservador na economia e progressista nos costumes. O “desenvolvimentismo” insustentável de Marina Silva, por Eduardo Fagnani. Cúpula da Rede deixa partido denunciando que ele se tornou mercadoria à venda. Marina, morena Marina, o que você fez? - Rudá Ricci. Diário do Centro do Mundo » O DCM foi até Cláudio, em Minas, onde Aécio construiu o aeroporto na fazenda do tio. Governo de Minas fez aeroporto em terreno de tio de Aécio - 20/07/2014 - Poder. Aécio admite ter usado aeroporto de Cláudio e ter cometido um 'equívoco' - 30/07/2014 - Poder.

Irmã de Aécio chefiou órgão que fiscalizava verbas para rádios de tucano. No Rio Grande do Sul, Aécio Neves propõe o fim do Mercosul. Rogério Correia: "Tribunal tentou dar o golpe para proteger o Aécio" « Viomundo - O que você não vê na mídia.