background preloader

Educação

Facebook Twitter

Em dez anos, PM paulista mata três vezes mais que guerrilhas latino-americanas — Aos Fatos. Juntos, nem as Farc (Forças Armadas Revolucionarias de Colombia) nem o Exército de Libertação Nacional, principais guerrilhas armadas da América do Sul, foram mais letais que a Polícia Militar de São Paulo em dez anos.

Em dez anos, PM paulista mata três vezes mais que guerrilhas latino-americanas — Aos Fatos

De 2004 a 2014, 5.097 pessoas morreram em enfrentamentos com policiais militares em serviço no Estado de São Paulo, segundo as estatísticas trimestrais da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Já grupos considerados terroristas na América do Sul (ao menos 10), durante o mesmo período, mataram 1.256 pessoas, segundo dados do GTD (Global Terrorism Database). Gestão democrática na escola pública brasileira – limites e possibilidades. Gestão democrática na escola pública brasileira – limites e possibilidades Possibilities and limits of democratic management in brazilian public schools Edite Maria Sudbrack PPGEdu da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões , Brasil.

Gestão democrática na escola pública brasileira – limites e possibilidades

Hildegard Susana Jung Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões / URI e doutoranda do Centro Universitário La Salle, Brasil. HISTÓRIAS BRASILEIRAS : VENCENDO A DEMANDA. Luiz Antonio Simas / Luiz Rufino O mês de maio nos lembra de que é necessário aprendermos a lição dos pretos velhos: toda demanda lançada há de ser devidamente desatada; essa é a forma que temos de garantir a sustentação de nossas toadas.

HISTÓRIAS BRASILEIRAS : VENCENDO A DEMANDA

Afinal, nos constituímos através da linguagem e através dela é que firmamos e encantamos nossos terreiros/mundo. A astúcia de praticar a dobra na linguagem é a forma que temos de não nos subordinarmos diante a imposição de normas que nos violentam e nos negam enquanto possibilidade. Assim, se diz para não dizer e não se diz para falar. É desse jeito que se dá o nó no rabo da caninana, coisa de amarração. DICIONÁRIO YORUBÁ/PORTUGUÊS. Trabalho organizado por Regina Augusta Gomes com o auxílio de muitas pessoas e livros as quais deixo os meus agradecimentos.

DICIONÁRIO YORUBÁ/PORTUGUÊS

PALAVRAS EM YORÙBÁ COM TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS 5°. Edição ................................... A A – nós (pronome pessoal) ÁÀ! – ah! (interjeição) ÀÀBÒ – meio, metade (Vd. Africa em artes. Africa em artes. Lista de Cursos. Série de vídeos explica Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire  No Brasil, Paulo Freire é endeusado por alguns, xingado por outros, mas na prática a sua obra é pouco estudada, mesmo em cursos de licenciatura.

Série de vídeos explica Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire 

Ao contrário do que muitos que não o conhecem imaginam, suas ideias não estão presentes na ampla maioria das escolas brasileiras, que ainda adotam métodos autoritários, desconectados da realidade dos alunos e contrários ao que Freire propunha. Nos Estados Unidos e na Europa, a pedagogia freireana é influente nas faculdades de Educação e em institutos de pesquisa em Harvard, Stanford, Princeton, M.I.T, Yale, Cambridge, para citar algumas instituições entre as melhores do mundo. É fácil verificar isso. Eu, meus alunos e as nossas histórias. A gravura no Brasil no século XX. A disciplina e os compromissos com o ensino que acompanham a técnica da gravura fazem dela um verdadeiro celeiro de propostas conceituais e pesquisas estéticas algumas vezes desprezadas pelo olhar apressado.

A gravura no Brasil no século XX

A gravura é uma técnica intimista que exige tempo e dedicação; a beleza de suas imagens revela-se lentamente, como um pequeno universo que aos poucos nos invade e seduz. “Pierrot”, 1914, Gravura em Metal. Página Inicial da Biblioteca Digital Mundial. Professoras usam contos de fadas e cartazes para ensinar direitos sociais. Gabriela Gonçalves e Ana Carolina Moreno Do G1 Em várias partes do Brasil, professoras de educação infantil e ensino fundamental têm usado a criatividade para abordar com os seus alunos questões como direitos das mulheres, racismo e exploração infantil.

Professoras usam contos de fadas e cartazes para ensinar direitos sociais

Para tratar dos temas, crianças de entre 5 e 14 anos foram estimuladas a, por exemplo, se expressar durante rodas de conversa e comparar histórias de contos de fadas com a vida real. Levando para a sala de aula livros e filmes, as professoras conseguiram ouvir a opinião das crianças sobre diversos temas. Os alunos questionaram o porquê de só os príncipes salvarem as princesas em contos de fadas e os motivos de meninos não poderem chorar.e. Untitled. Exclusivo: conheça o "kit gay" vetado pelo governo federal em 2011.

Em 2004, o governo federal lançou o programa Brasil sem Homofobia com o objetivo de combater a violência e o preconceito contra a população LGBT (composta por travestis, transexuais, gays, lésbicas, bissexuais e outros grupos).

Exclusivo: conheça o "kit gay" vetado pelo governo federal em 2011

Uma parte dele enfatizaria a formação de educadores para tratar questões relacionadas ao gênero e à sexualidade. Nascia aí o projeto Escola sem Homofobia. REGIMENTO PARA O PROCESSO DE ELEIÇÃO. Este regimento foi levado a público à comunidade escolar na reunião ordinária do conselho de escola, realizada no dia 25/04/2012 Art. 1º – O presente Regimento Geral tem por objetivo disciplinar a organização e o funcionamento comuns do processo de eleição da República de Alunos na EMEF Pres.

REGIMENTO PARA O PROCESSO DE ELEIÇÃO.

Campos Salles, doravante denominada simplesmente, “República de Alunos”. Art. 2º – Por República de Alunos entende-se uma forma de gestão do espaço escolar por parte dos alunos que objetiva promover a aprendizagem democrática na própria prática da democracia. Art. 3º – Ter-se-á como a magna carta da República de Alunos o Projeto Político Pedagógico desta unidade, doravante denominado simplesmente “PPP”. Tickly Pictures. Chomsky. El objetivo de la educación. Projetos Pedagógicos - Pedagogia.com.br. Niños en la producción de imágenes. Escolas transformam crianças em adultos medíocres — Medium Brasil. Os problemas enfrentados pelas gerações atuais são cada vez mais dinâmicos.

Escolas transformam crianças em adultos medíocres — Medium Brasil

O mundo muda rapidamente e, para transpor seus novos desafios, cresce a demanda por pessoas que realmente pensem. Pessoas capazes de olhar para os problemas e imaginar soluções. Capazes de criar, inovar e reinventar. Portal do Jornal Escolar. Você encontrará aqui materiais para auxiliar na diagramação, que é a última etapa da preparação do jornal. Quem pode fazer a diagramação? Um professor, funcionário ou aluno;A turma, em atividade pedagógica;Um familiar ou amigo que colabora com a escola;Um profissional contratado ou em troca de um anúncio no jornal. Para acessar os materiais é preciso estar logado.

Veja o botão Cadastre-se. Em caso de erro informe aqui. Curta Na Escola. Estudantes viram jornalistas na Feira do Livro. Estudantes de Passo Fundo vieram registrar o evento literário Estudantes de 13 a 15 anos de uma escola pública de Passo Fundo estiveram na Feira do Livro para conhecer e realizar uma reportagem. O grupo, de 10 alunos, participa de atividades complementares na escola Salomão Iochpe que os estimula a atuar como jornalistas. Alunos "Matraca": explorando o bairro através da comunicação - O Nacional. Publicada em: 04/11/2014 - 08:05 , por Natália Fávero / natalia@onacional.com.br Estudantes da Escola Salomão Iochpe participam de oficina que utiliza linguagens da comunicação para estabelecer uma nova relação entre alunos, escola e comunidade Créditos: Divulgação/Matraca Alunos da Escola Salomão Iochpe participam de oficina de comunicação Matraca é um instrumento que produz som e também é uma palavra utilizada para conceituar uma pessoa viciada em falar.

Mas, no bairro Cruzeiro, alunos abriram a matraca para escrever, editar, fotografar, filmar e viver a comunidade onde estão inseridos. Educom Verde: Portfolio. “Minha Vila Filmo Eu: Ensinando Cinema na Escola” As atividades da Tambor Multiartes com foco em educação para cinema e difusão da cultura audiovisual tiveram sua origem no Ponto de Cultura ‘Minha Vila Filmo Eu’, do Projeto Olho Vivo, que ofereceu oficinas de vídeo e cineclube na comunidade da Vila das Torres, em Curitiba, por meio do convênio com o Ministério da Cultura, durante quase uma década de atividades. As crianças, jovens e adolescentes que passaram pelas oficinas do ‘Minha Vila Filmo Eu’ realizaram cerca de 20 obras audiovisuais – entre ficções, animações e documentários – e um espetáculo teatral.

Um dos idealizadores e coordenadores do Projeto Olho Vivo e do ‘Minha Vila Filmo Eu’ foi Marcelo Munhoz. Secretarias e escolas - Mais Educação. Page. Apresentacao ENCEA. Www.ftas.org.br/midia/publicacao_388.pdf. MVMob - Arquivoteca. Aqui você encontra diversos conteúdos para downloads gratuitos, para serem usados na capacitação, no processo de ensino-aprendizagem e para incrementar seus trabalhos e criações. Guia de bordo do Educador em Movimento Dicas e conteúdos para um trabalho pedagógico que inclua as “Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)” em todos os espaços de ação educativa, sejam eles formais ou não-formais.

Portal de Educação, Planos de Aula, Professores e Alunos - NET Educação Dona Cristina Perdeu a Memória. Commons:Free media resources/Video. Direitos da infância - Digitais 2.0. Escola Digital é uma plataforma de busca que reúne objetos e recursos digitais para apoiar professores e alunos em processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Uma escola de cidadania. Radiotube - A cidadania por todas as ondas. História #72 - Quadrinho e Literatura - Teresina. Iconoclasistas - #Felicidad Nos escribió Guilherme Cruz... “Agência de propaganda” ajuda alunos a melhorar desempenho. Criando efeitos sonoros no Audacity - tutorial coleção Total Sound. Design for Change Brasil. Identidades e Culturas. Inventar com a Diferença. A Teoria das Inteligências Múltiplas. Como fazer um videodocumentário - Udemy.

Faculdades (áfrica e américa latina)