background preloader

Links

Facebook Twitter

Expansão agrícola no Cerrado reduz o regime de chuvas inclusive na região Amazônica. Wikimedia commons/Joellsky Vista do Parque Nacional das Emas - uma grande área de preservação do Cerrado no interior de Goiás Uma pesquisa publicada na revista Global Change Biology aponta que o desmatamento do Cerrado brasileiro para a expansão agrícola está afetando o ciclo das chuvas.

Expansão agrícola no Cerrado reduz o regime de chuvas inclusive na região Amazônica

O estudo, desenvolvido por especialistas da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, dá conta de que na última década o volume de precipitações diminuiu consideravelmente não só no bioma, como também na Amazônia. A redução das chuvas, de acordo com os pesquisadores, acontece principalmente durante a estação da estiagem. Consequentemente, as estações chuvosas são retardadas. Para a pesquisa foram utilizados dados de satélites dos últimos dez anos para verificar mudanças no uso do solo em 45 milhões de hectares de Cerrado nos estados da Bahia, Maranhão, Tocantins e Piauí. Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us.

Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us. Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us : ted. Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us. TEDxWeldQuay - TED: Antonio Donato Nobre: The magic of the... TEDxAmazônia - Antonio Donato Nobre mostra que tem um rio em cima de nós - Nov.2010. Lead - Inspiring leaders for a sustainable world - Williams Johnson meets Antonio Donato Nobre at COP20.

Williams Johnson meets Antonio Donato Nobre at COP20 Details Created on Thursday, 08 January 2015 09:00 During his visit to COP20 in Lima, Lead International CEO Williams Johnson met with Antonio Donato Nobre, climate scientist and celebrated author of the wonderfully written scientific assessment repot entitled ‘The Future Climate of Amazonia’, published by ARA (Articulation Regional Amazonica).

Lead - Inspiring leaders for a sustainable world - Williams Johnson meets Antonio Donato Nobre at COP20

Williams and Antonio share a passion for the region and a determination to do everything possible to preserve its ecosystem. O suor da floresta: Ele cria um rio que corre sobre nós. Vídeo: TED - Ideas Worth Spreading Tradução: TED Open Translation.

O suor da floresta: Ele cria um rio que corre sobre nós

Revisão: Leonardo Silva Cientista de renome internacional, o brasileiro Antonio Donato Nobre investiga os sistemas naturais da Amazônia. Seu trabalho ilustra a bela e imensa complexidade dessa região, bem como a sua fragilidade diante das atuais mudanças do clima global. O cientista brasileiro Antonio Donato Nobre Antonio Donato Nobre vê a natureza como uma sinfonia muito bem orquestrada. Vídeo: Tradução integral da conferência de Antônio Donato Nobre ao TED: O que vocês acham? Normalmente, falar de ciência é como se exercitar numa terra árida. A gente sabe que há controvérsia -- a Amazônia é o pulmão do mundo, né? Hoje, eu trouxe uma outra abordagem aqui, uma abordagem em que, inspirado por essas duas iniciativas aqui, uma harmônica e outra filosófica, eu vou tentar colocar a abordagem que é um pouco material, mas ela tenta transmitir também que existe, na natureza, uma filosofia e uma harmonia extraordinárias.

Brenogrisi-ecologiaemfoco: O FUTURO CLIMÁTICO DA AMAZÔNIA (em pdf) - ANTONIO DONATO NOBRE. Vídeo com apresentação do tema, em português: O cientista e pesquisador Antônio Donato Nobre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lança nesta quinta-feira (30/10) um relatório no qual sintetiza cerca de duzentos dos principais estudos e artigos científicos sobre o papel da floresta amazônica no sistema climático, na regulação das chuvas e na exportação de serviços ambientais para áreas produtivas, vizinhas e distantes da Amazônia.

brenogrisi-ecologiaemfoco: O FUTURO CLIMÁTICO DA AMAZÔNIA (em pdf) - ANTONIO DONATO NOBRE

Até o ano passado, o desmatamento acumulado na Floresta Amazônica, em 40 anos de análise, somou 762.979 quilômetros quadrados (km²), o que corresponde a três estados de São Paulo ou a 184 milhões de campos de futebol. O Futuro Climático da Amazônia, agora disponivel em tres idiomas. Video – TED: Antonio Donato Nobre: The magic of the Amazon: A river that flows invisibly all around us – … #TED directly from Twitter. UGA - União Global de Atitudes: TED-AMAZÔNIA - Palestra MARAVILHOSA E MUITO OPORTUNA DE ANTONIO DONATO NOBRE. ASSISTAM IMPERDÍVEL Agradecendo a Ada do CCA-Cura das Atitudes pelo e-mail e Joaquim Freire.

UGA - União Global de Atitudes: TED-AMAZÔNIA - Palestra MARAVILHOSA E MUITO OPORTUNA DE ANTONIO DONATO NOBRE

Antonio Donato Nobre pesquisa as interações entre as florestas e a atmosfera. Sua pesquisa revelou que há verdadeiros rios de vapor correndo por cima da Floresta Amazônica e carregando umidade para boa parte do continente. An animated map of global wind and weather. Relatório culpa aquecimento global por chuvas mais fortes nos EUA - 27/05/2014 - Ambiente. A prova de fogo de uma teoria científica é se ela faz previsões que se confirmam.

Relatório culpa aquecimento global por chuvas mais fortes nos EUA - 27/05/2014 - Ambiente

Veja o caso desse antigo prognóstico de uma dupla de pesquisadores da Austrália e Nova Zelândia. Eles estavam resumindo os resultados das -à época primitivas- previsões computadorizadas sobre o aquecimento global: "Os indícios disponíveis sugerem que um mundo mais quente provavelmente experimentará um aumento na frequência de eventos de precipitação intensa, associados a um ciclo hidrológico mais intenso e ao aumento da capacidade de retenção de água numa atmosfera mais quente. " Isso foi publicado em 1995, com base em pesquisas reunidas desde 1980. Deforestation Report (SAD) June 2013 — Imazon. Cattle, Deforestation and Development in the Amazon: An Economic, Agronomic and Environmental Perspective, M. D. Faminow. CAB International, Wallingford, 1998. ISBN 0-85199-230-7, £45·00 (hardcover), x+253 pp. - Barrow - 2000 - Land Degradation & Developm.

Streetswiki - World War II Ban on Cars. Projeto - PRODES. Apresentação Geral O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas.

Projeto - PRODES

As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal. A primeira apresentação dos dados é realizada para dezembro de cada ano, na forma de estimativa. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte. O PRODES utiliza imagens de satélites da classe Landsat (20 a 30 metros de resolução espacial e taxa de revisita de 16 dias) numa combinação que busca minimizar o problema da cobertura de nuvens e garantir critérios de interoperabilidade. As estimativas do PRODES são consideradas confiáveis pelos cientistas nacionais e internacionais (Kintish, 2007). PMDBBS - Projeto de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite. Ante o sucesso do monitoramento da Amazônia por dados de satélites e conhecendo a relevância dos demais biomas brasileiros, que representam, aproximadamente, metade do território nacional, a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente - SBF/MMA vem promovendo o seu monitoramento (PMDBBS) com apoio financeiro do Projeto PNUD/BRA/08/011, assinado entre a Agência Brasileira de Cooperação - ABC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e o MMA, por meio de acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, representado por sua Diretoria de Proteção Ambiental - Dipro.

PMDBBS - Projeto de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR. Monitoramento da Cobertura Vegetal da Amazônia Sul Americana. 2013 Novembro.

Divisão de Sensoriamento Remoto - DSR

Metodologia dos Novos Produtos do Projeto Panamazônia II. O Projeto Panamazônia II apresenta a metodologia e exemplos dos novos produtos desenvolvidos.As imagens abaixo ilustram o mapeamento das áreas de vegetação queimadas nos biomas Floresta e Cerrado, nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2010, para o Estado do Mato Grosso: Recentemente, foi publicado na revista científica Science, estudo da Universidade de Maryland com análise de séries temporais Landsat para mapear o desmatamento em todo o planeta Terra, de 2000 a 2012.O artigo frisa que o Brasil tem o seu desmatamento bem documentado.

Esse monitoramento por satélite é feito pelo INPE desde o fim dos anos 70.No Projeto Panamazônia utilizamos imagens desde 1980 para realizar séries históricas. Um exemplo está na imagem abaixo, até 2010.