background preloader

História

Facebook Twitter

Revolução Egípcia de 2011. 40 filmes para quem ama História. Lista de quarenta filmes com temas relacionados com História, para quem gosta do gênero.

40 filmes para quem ama História

Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999) – Direção: Marcello Masagão. Um documentário sensacional. Com recortes biográficos reais para representar o século XX e toda sua efervescência. História Mundi: Moisés, Ramsés II e o Êxodo. Novo Milênio: Histórias e Lendas de Santos: História da Imprensa de Santos (5) Jornais (cont.)

Novo Milênio: Histórias e Lendas de Santos: História da Imprensa de Santos (5)

L'Independente - 1894 L'Independente (O Independente) foi um jornal hebdomadário que começou a publicar-se no Município no dia 1ºde novembro de 1894. Inteiramente redigido em idioma italiano. Diário de Santos, em sua edição de 2 de novembro de 1894, noticiando a saída de L'Independente, assim se manifestou: "Temos em nossa mesa de trabalho o 1º número deste semanário italiano que apareceu ontem em nossa Cidade.

É um jornal bem feito, variado, propondo-se a ser antes de tudo bastante noticioso, e trazer sempre uma crônica e um completo serviço telegráfico, além das outras seções. 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial: Seis anos que mudaram a história do mundo. Juliano Tatsch Soldados alemães durante a Batalha de Stalingrado Quando, a bordo do cruzador Missouri, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Mamoru Shigemitsu, junto com o chefe do Estado-Maior da Armada Imperial, general Yoshijiro Umezu, assinou a rendição japonesa diante do general norte-americano Douglas McCarthur, os dois envergonhados representantes do imperador Hiroito oficializavam ao mundo a derrota do esforço de guerra nipônico diante do poderio armamentício dos Estados Unidos.

70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial: Seis anos que mudaram a história do mundo

Brasil

Historia. Revolução Americana. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Revolução Americana

Os ingleses, lutando a 5.500 km de casa, enfrentaram problemas de carência de provisões, comando desunido, comunicação lenta, população hostil e falta de experiência em combater táticas de guerrilha. History. As epidemias abaixo surgiram e se espalharam em épocas de muita troca comercial, grandes guerras ou de superpopulações em áreas de pequeno porte, com serviços inadequados de higiene e saúde.

History

Essas doenças causaram milhões de mortes e provocaram mudanças no curso da história. Por muitos anos, acreditou-se que eram castigos divinos ou presságios do fim do mundo. Conheça suas origens e consequências. Historiadores traduzem única autobiografia escrita por ex-escravo que viveu no Brasil. RIO - “Que aqueles ‘indivíduos humanitários’ que são a favor da escravidão se coloquem no lugar do escravo no porão barulhento de um navio negreiro, apenas por uma viagem da África à América, sem sequer experimentar mais que isso dos horrores da escravidão: se não saírem abolicionistas convictos, então não tenho mais nada a dizer a favor da abolição.”

Historiadores traduzem única autobiografia escrita por ex-escravo que viveu no Brasil

As palavras são de Mahommah Gardo Baquaqua, ex-escravo nascido no Norte da África no início do século XIX e que trabalhou no Brasil antes de fugir das amarras da servidão em Nova York, em 1847. O trecho consta do livro “An interesting narrative. Biography of Mahommah G. Guerra de Secessão. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guerra de Secessão

A Guerra Civil Americana foi uma das primeiras verdadeiras guerras industriais. Estradas de ferro, o telégrafo, navios a vapor e armas produzidas em massa foram utilizados extensivamente. A mobilização de fábricas, minas, estaleiros, bancos, transportes e alimentos civis prenunciavam a Primeira Guerra Mundial. O conflito foi a guerra mais mortal na história dos Estados Unidos, resultando na morte de cerca de 750 mil soldados[3] e um número indeterminado de vítimas civis. O historiador John Huddleston estima o número de mortos em dez por cento de todos os homens do norte com idades entre os 20 e 45 anos e 30 por cento de todos os homens brancos do sul com idades entre 18 e 40 anos.[4]

A "guerra civil" americana - uma defesa do separatismo sulista. Escrito por Rafael Salomão Aguillar | 20 Setembro 2012 Artigos - Cultura Empreendo a difícil e politicamente incorreta tarefa de tentar defender os direitos dos estados norte-americanos do sul durante o período que ficou conhecido como o da "guerra civil" americana (1861-1865). Ordem dos Templários. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ordem dos Templários

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim: "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici"), conhecida como Cavaleiros Templários, Ordem do Templo (em francês: Ordre du Temple ou Templiers) ou simplesmente como Templários, foi uma das ordem militar de Cavalaria.[3] A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimónia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Mega infográfico traz dados sobre a “primavera brasileira”

Um infográfico muito bacana – mas muito bacana, mesmo!

Mega infográfico traz dados sobre a “primavera brasileira”

– produzido pelo pessoal da Iinterativa traz diversos dados e fatos sobre as manifestações que rolaram por todo o país. Independentemente se você é contra ou a favor ou, ainda, se você crê nas teorias conspiratórios que as manifestações fora arquitetadas pela esquerda, pela direita, pelos militares, pela Globo ou pelos Estados Unidos, uma coisa é fato: o Brasil ainda muito mal das pernas e não é de hoje. O transporte público brasileiro é sucateado, as estradas são mortais, a saúde é inexistente, a violência atinge níveis assustadores, a corrupção é lei e a educação é falida. Isso são dados concretos e absolutos sobre a realidade brasileira que dia a dia fingimos não ver ou tentamos não acreditar, já que um país com as mais altas taxas de impostos e com tantas riquezas deveria tratar de uma maneira mais significativa seu povo.

Nova descoberta muda rumo de estudos sobre a origem dos maias. O surgimento da civilização maia é, até hoje, um dos maiores mistérios da arqueologia.

Nova descoberta muda rumo de estudos sobre a origem dos maias

No entanto, uma nova análise pode fazer com que as duas antigas teorias sobre o assunto sejam derrubadas. Dia das bruxas. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se: /hæləʊˈiːn/ ; /hæloʊˈiːn/[1] ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas.[2] [3] [4]

Epidemia de Dança de 1518. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Gravura de Henricus Hondius retratando três mulheres acometidas pela praga. Obra baseada em desenho original de Pieter Bruegel, que teria testemunhado um dos surtos subsequentes em 1564 na região de Flandres. Guerra da Coreia - causas, resumo, o que foi. Guerra da Coreia História da Guerra da Coreia, fatos, causas, resumo, foto, o que foi a guerra Conflito armado nas ruas de Seul durante a Guerra da Coreia O que foi. Europa - O domínio espanhol sobre Portugal - Passeiweb.

Em 04 de agosto de 1578, o delírio megalomaníaco do jovem rei D. Principio De Legitimidade. Historia [2]!Principio da legitimidade - Yahoo! Respostas. Comuna de Paris. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Primos idênticos - o czar e o rei Jorge V da Inglaterra. Questão Oriental. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. África - Domínio Público. Guerra dos Trinta Anos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Casa de Habsburgo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Liechtenstein. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Sacro Império Romano-Germânico. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Paz de Vestfália. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Império Otomano. Segunda Guerra Mundial. Ação Integralista Brasileira. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Primeira Guerra Mundial. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Qual era o objetivo da primeira guerra mundial. Países que estavam na primeira guerra mundial e seu objetivos.

A Ar bia antes do Isl. A%20LIRICA%20MODERNISA. Revolução Gloriosa. Guerra dos Farrapos. 1939: Assinado o Pacto de Não-Agressão. Qual o principal motivo que levou hà derrota Nazista na Segunda Guerra Mundial. A essência do gesto. ISTO é ARTE - 014 - ufgrs.