background preloader

Atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire Professores de língua portuguesa, como andam suas práticas educativas em sala de aula? Parece uma pergunta simples, mas é provável que muitos de nós se calem diante dessa indagação. Assim que nos formamos, somos tomados pela empolgação e pela vontade de sermos professores que façam a diferença, professores ávidos por buscar novas linguagens para atingir em cheio nosso público de meninos e meninas. Entende-se por ensino burocrático a famigerada educação bancária, conceito criado por Paulo Freire para definir certas práticas educativas. A educação bancária, conceito criado por Paulo Freire, elimina a possibilidade de construção de uma educação dialógica. Todos nós, independente da disciplina que lecionamos, podemos experimentar novas propostas de ensino. Não pare agora... Tirinha Mafalda, de Quino.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/atividades-diversificadas-para-ensino-lingua-portuguesa.htm

Related:  Recursos para ensinar portugêsRecursos para ensinar língua portuguesaENSINAR PORTGUÊSsilviauflaRecursos para ensinar

Ensino da Língua Portuguesa (PCN) Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país. Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem). Através do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor encontra uma espécie de síntese mostrando um possível avanço hoje, comparado a anos anteriores. Nos anos 60, por exemplo, buscava-se no aluno o fracasso escolar; havendo lógica, visto que em parte dos discentes o ensino parecia funcionar. Nos anos oitenta, começava a circular entre os educadores livros e artigos que davam conta de uma mudança no processo de alfabetização: “Como se ensina” e “Como se aprende”.

Propostas em Língua Portuguesa da BNCC focam na gramática e nos gêneros digitais Boa notícia para os professores de Português do Fundamental 1 e 2: a BNCC mantém muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Um deles é a centralidade do texto e dos gêneros textuais. Isso quer dizer que o ensino de português precisa continuar contextualizado, articulado ao uso social da língua. No entanto, entre as duas décadas que separam os dois documentos, os estudos de linguagens evoluíram bastante. Da mesma forma, a sociedade também passou por profundas alterações, sobretudo por conta da ampliação do uso da tecnologia. A BNCC reflete esse avanço, que se manifesta, principalmente, em dois aspectos: a presença de textos multimodais – popularizados pela democratização das tecnologias digitais – e as questões de multiculturalismo – uma demanda política da contemporaneidade.

Uso de aplicativos em sala de aula melhora o aprendizado? O uso de aplicativos em sala de aula é uma técnica eficaz para quem quer despertar o interesse chamar a atenção e promover o engajamento dos alunos. Vivemos em um mundo em que a conectividade e a colaboração fazem parte de nossas vidas desde cedo. Faz alguns anos, fomos apresentados a geração dos chamados “nativos digitais”. Isto é: aquelas crianças que nasceram em um mundo digitalizado e que, com um ou dois anos de idade, já interagem com tablets e celulares. Mesmo aqueles que já estão em idade de cursar universidades têm o uso de aplicativos como prática natural e diária, algo inato a suas personalidades, sendo o digital um ambiente onde se sentem muito à vontade. Nesse contexto, quando falamos de utilizar aplicativos digitais em sala de aula, não estamos falando de permitir que os alunos usem seus smartphones para conversas pessoais ou que joguem quando deveriam estar prestando atenção na aula.

Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitações ao ensino aprendizagem Considerando que a aprendizagem é construída durante todo o processo educacional, a criação de situações didáticas e a inserção de metodologias diversificadas, tornam-se, no contexto educacional, essenciais para a construção do conhecimento dos discentes, visto que o atual contexto de produção capitalista, configurado como a chamada era digital, ou sociedade técnica informacional, desencadeia uma série de mudanças na forma da construção do conhecimento, exigindo dos cidadãos o acesso às tecnologias da informação e comunicação e, da Escola, o preparo e/ou qualificação dos alunos quanto ao uso destas tecnologias. Para isso, a utilização dos recursos didáticos, constitui-se como fundamental, apresenta-se como importante ferramenta ao ensino-aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, no entanto, requer a cuidadosa mediação do professor no tocante ao planejamento e clareza de como a aprendizagem, no sentido do conhecimento cognitivo se efetivará de forma significativa.

Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed 3 dicas para engajar os alunos na aula de Português - Portabilis 5 min de leitura Sabemos que uma grande parcela dos alunos tem dificuldade de aprender Português. Muito pelo seu conteúdo complexo e, por vezes, maçante. O que torna a aula de Português de difícil assimilação.

Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Objetivos: Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos; Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros; Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos. Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges). Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua. 1º

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Conjugação do Verbo Ensinar - Conjugação de Verbos Gerúndio: ensinando Particípio passado: ensinado Infinitivo: ensinar Tipo de verbo: regular Transitividade: intransitivo e transitivo Separação silábica: en-si-nar Indicativo Presente euensinotuensinaseleensinanósensinamosvósensinaiselesensinam Pretérito Imperfeito

ensinar português para estrangeiros A aprendizagem de um idioma diferente é sempre um desafio enriquecedor, sendo que se trata de um processo contínuo que implica horas de estudo e dedicação para a obtenção de resultados satisfatórios. Por se tratar de uma língua clássica, o português é um idioma cujo domínio é um fator de diferenciação, uma vez que possui uma enorme riqueza lexical e é uma língua que ganha importância em escala global nos dias de hoje. 1) Para ensinar a língua portuguesa a cidadãos estrangeiros, procure compreender as suas expectativas para o processo de aprendizagem, uma vez que a adaptação dos conteúdos irá variar entre o desejo de um indivíduo em dominar conversações básicas de uso cotidiano ou alguém que pretende obter fluência para utilização em ambiente de negócios. Estruture o conhecimento que irá transmitir de forma temática e, sobretudo, em virtude dos objetivos dos seus educandos. Fonte: assimsefaz.com.br

Dar aulas de Português no Exterior PLE significa português como língua estrangeira. Os cursos de PLE são aulas de português dadas a estudantes que não possuem o português como língua materna. As aulas podem ser ministradas no Brasil ou no exterior. Português como língua estrangeira é, portanto, uma disciplina própria e para a qual existem metodologias específicas.

Related: