background preloader

Arte e interatividade - Julio Plaza

Facebook Twitter

Art & Education. Boulez - Sur Incises (extract) - Ensemble InterContemporain. Fluxus.

Happenings

: Julio Plaza. Julio Plaza González (Madri, Espanha 1938 - São Paulo SP 2003) Artista intermídia, escritor, gravador e professor.

: Julio Plaza

Foi professor do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp e do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor em comunicação e semiótica pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), dedica-se à pesquisa de multimeios. Em 1982, recebeu o Prêmio Pesquisa da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), pelo conjunto de trabalhos desenvolvidos naquele ano. Pesquisou videotexto, assunto sobre o qual publicou o título Videografia em Videotexto. O nome de Julio Plaza está associado a grande número de eventos relacionados com arte e tecnologia no Brasil, seja como artista/criador, seja como organizador, curador e crítico. Carla's Island (Nelson, Max, 1982) Internacional Situacionista. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Internacional Situacionista

A Internacional Situacionista (IS) foi um movimento internacional de cunho político e artístico . O movimento IS foi ativo no final da década de 1960 e aspirava por grandes transformações políticas e sociais. A primeira IS foi desfeita após o ano de 1972 1 . [ editar ] História. Manifesto Internacional Situacionista » Poro » intervenções urbanas e ações efêmeras. Uma nova força humana, que a estrutura existente não poderá dominar, cresce dia a dia com o irresistível desenvolvimento técnico e a insatisfação de seus usos possíveis em nossa vida social carente de sentido.

Manifesto Internacional Situacionista » Poro » intervenções urbanas e ações efêmeras

A alienação e a opressão nesta sociedade não podem ser mantidas sob qualquer uma de suas variantes, mas somente rejeitadas em bloco com esta mesma sociedade. Todo progresso real fica evidentemente em suspenso até a solução revolucionária da crise multiforme do presente. Quais são as perspectivas de uma organização da vida em uma sociedade que autenticamente “reorganiza a produção sobre as bases de uma associação livre e igual de produtores”?

A automatização da produção e a socialização dos bens vitais reduzirão cada vez mais o trabalho como necessidade exterior e proporcionarão, finalmente, a liberdade completa para o indivíduo. A igreja queimou noutros tempos os pretensos feiticeiros para reprimir as tendências lúdicas primitivas conservadas nas festas populares. Situationist International - Part 3 of 3. Untitled. DOSSIÊ: INTERNACIONAL SITUACIONISTA. DOSSIÊ:ANARQUISMO. Cybernetic Serendipity. Microsoft Word - Bakhtin - Marxismo e filosofia da linguagem.doc - MARXISMO_E_FILOSOFIA_DA_LINGUAGEM.pdf. John Cage - 4'33" (BBC) Lygia Clark: Uma Retrospectiva, em São Paulo - Metrópolis 11/09/2012. Hélio Oiticica - Parte 1. The Living Theatre Documentation. Alexander Calder. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alexander Calder

Obra Aberta. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Obra Aberta

Obra aberta é um livro escrito por Umberto Eco , que reúne uma coletânea de ensaios a respeito das formas de indeterminação das poéticas contemporâneas, tanto em literatura, como em artes plásticas e música. ECO, Umberto. Obra Aberta. O que de mais vital se produzira nos anos que prece-deram imediatamente ao seu surgimento, Assistiu-seassim, entre outras coisas, a redu~ao a termos gro-tescamente nacionalistas de um movimento que se ca-racterizara, desde suas primeiras manifesta~es, por uminsopitavel impulso supranacional e cosmopolita: Fu-turismo, cuja violenta carga destrutiva foi encapsuladae transformada em instrumento exatamente por aque-las for~as contra as quais se tinha levantado.

ECO, Umberto. Obra Aberta

Com que se verificou absurdo do abandono oU deforma~aode todas as inumeras instiga~oes de que fora rico Futurismo, e isto justamente no pais que as vira eclo-dir. Haroldo de Campos - Neobarroco. Sonia Melchiori Galvão Gatto Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB) Um percurso barroco.

Haroldo de Campos - Neobarroco

Poesia concreta - o projeto verbivocovisual. Ao trabalhar de forma integrada o som, a visualidade e o sentido das palavras, a poesia concreta propõe novos modos de fazer poesia, visando a uma ‘arte geral da palavra’.

poesia concreta - o projeto verbivocovisual

A expressão joyceana verbivocovisual sintetiza essa proposta que, desde os anos 1950, foi colocada em prática pelos poetas Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, José Lino Grünewald e Ronaldo Azeredo, desdobrando-se até hoje, ao longo de mais de cinco décadas de produção em suportes e meios técnicos diversos – livro, revista, jornal, cartaz, objeto, lp, cd, videotexto, holografia, vídeo, internet. Poesia concreta: texto. A obra de arte aberta Haroldo de Campos Para objetivar o que, numa postulação voluntariamente "drástica", no sentido pragmático-utilitário que assume a teorização poundiana, poder-se-ia definir como o campo vetorial da arte poética de nosso tempo, de cuja conjunção de linhas de força resultantes previsíveis e outras imprevistas podem surgir à solicitação do labor criativo, bastaria indicar como eixos radiais as obras de Mallarmé ( Un Coup de Dés ), Joyce, Pound e Cummings.

poesia concreta: texto

Sem ingresso em profundidade nos múltiplos problemas que a simples menção conjugada desses nomes suscita ao limiar do experimento poético de nossos dias, será suficiente indicar alguns dos vetores da precipitação culturmorfológica que suas obras acarretam. Mallarmé pratica a redução fenomenológica do objeto poético. Joyce é levado à microscopia pela macroscopia, enfatizando o detalhe – panorama/panaroma – a ponto de conter todo um cosmos metafórico numa só palavra. Para Cummings, a palavra é físsil. Who a)s w(e loo)k eA !