background preloader

Ensino de Língua Portuguesa

Facebook Twitter

Carlos Faraco sobre "O Ensino da Língua Portuguesa: Desafios da Diversidade" Carlos Faraco sobre "O Ensino da Língua Portuguesa: Desafios da Diversidade" Breve história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Os problemas relativos ao ensino de Língua Portuguesa no Brasil vêm de longe.

Breve história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil

Para quem não é da área, pode ser surpreendente descobrir que o conhecimento e a formulação dos conteúdos da disciplina só começaram a ser construídos praticamente a partir de meados do século XIX. É verdade que, nos tempos coloniais, os mais privilegiados aprendiam a ler e escrever em português com os jesuítas. Mas, segundo a pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Magda Soares, isso ocorria sem qualquer componente curricular. Tratava-se apenas de um processo de alfabetização, e, uma vez alfabetizado, o aluno passava direto para a aprendizagem da gramática em latim, a partir de livros escritos na Roma Antiga.

Breve história do ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Ensino de língua portuguesa: a leitura em destaque. Autor(a): Vanda Maria da Silva Elias. Ensino de língua portuguesa: a leitura em destaque. Autor(a): Vanda Maria da Silva Elias. BNCC na Prática de Língua Portuguesa: como ensinar gramática de forma contextualizada. BNCC na Prática de Língua Portuguesa: como ensinar gramática de forma contextualizada. Desafios do ensino da Língua Portuguesa - Brasil Escola. A língua portuguesa abrange uma variedade tão grande de conteúdos didáticos que, muitas vezes, nem mesmo o professor sabe por onde iniciar seu trabalho.

Desafios do ensino da Língua Portuguesa - Brasil Escola

Redação, leitura, compreensão de textos, tipos de textos, gramática; o que deve ser ensinado primeiro? Como inserir tais conhecimentos em situações reais de utilização da língua materna? Estes e muitos outros questionamentos têm atormentado profissionais de letras de todo o país. O ensino de língua portuguesa: aspectos metodológicos e lingüísticos. O ensino de língua portuguesa: aspectos metodológicos e lingüísticos Rachel Pereira Lima Mestre em Educação pela UFPR.

O ensino de língua portuguesa: aspectos metodológicos e lingüísticos

Professor Adjunto do Dep. de Métodos e Técnicas da Educação da UFPR O presente trabalho prentende apresentar algumas considerações gerais a respeito da ineficácia do ensino da Língua Portuguesa, utilizando-se de estudos teóricos e pesquisas realizadas, a fim de situar a complexidade dos problemas que envolvem tal ensino, focalizando, principalmente, os seus aspectos metodológicos e lingüísticos. [PED] Fundamentos teóricos do ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa na BNCC. Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português. Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita.

A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. Transposição do Discurso Direto para o Indireto [Prof. Noslen]