background preloader

Idade Contemporânea

Facebook Twitter

Volks, BMW, Hugo Boss: essas e outras gigantes ajudaram Alemanha nazista - 12/09/2017. A violência vista nas ruas de Charlottesville, nos EUA, que deixou uma pessoa morta, no mês passado, levantou o alerta contra a ascensão de simpatizantes do nazismo no país.

Volks, BMW, Hugo Boss: essas e outras gigantes ajudaram Alemanha nazista - 12/09/2017

Houve pessoas fazendo saudações nazistas e gritando palavras de ordem contra negros, imigrantes, homossexuais e judeus. Com o episódio, ressurgiram debates na internet sobre as características do nazismo e suas consequências. Na economia, grandes multinacionais alemãs de sucesso, famosas e presentes até hoje, tiveram relação com esse sistema totalitário entre os anos 30 e 40 do século passado. Elas admitem que se beneficiaram de políticas do governo nazista, ou mesmo da proximidade com seus líderes, e hoje lamentam a situação no passado.

Volkswagen, BMW e Mercedes usaram trabalhadores forçados de campos de concentração durante o regime nazista na Alemanha. Empresas de outras nacionalidades também tiveram alguma relação com o nazismo em sua história. Chart: Which country has the world's largest army throughout history? L U T A S e m p a u t a ...: O Controle Operário e a Revolução Russa de outubro de 1917. Great interviews of the 20th century: Adolf Hitler interviewed by George Sylvester Viereck. "When I take charge of Germany, I shall end tribute abroad and Bolshevism at home.

Great interviews of the 20th century: Adolf Hitler interviewed by George Sylvester Viereck

" Adolf Hitler drained his cup as if it contained not tea, but the lifeblood of Bolshevism. "Bolshevism," the chief of the Brown Shirts, the Fascists of Germany, continued, gazing at me balefully, "is our greatest menace. Kill Bolshevism in Germany and you restore 70 million people to power. France owes her strength not to her armies but to the forces of Bolshevism and dissension in our midst.

"The Treaty of Versailles and the Treaty of St Germain are kept alive by Bolshevism in Germany. When Adolf Hitler announced this programme, the advent of the Third Empire which he proclaims seemed still at the end of the rainbow. Many who voted for Hindenburg were at heart with Hitler, but some deep-rooted sense of loyalty impelled them nevertheless to cast their vote for the old field marshal. The first German Empire came to an end when Napoleon forced the Austrian emperor to surrender his imperial crown. O épico e o trágico na história do Haiti. Por Jacob Gorender, via Scielo.

O épico e o trágico na história do Haiti

O autor apresenta uma resenha crítica do livro de C. L. R. James, editado, no Brasil, pela Boitempo, intitulado “Os jacobinos negros. Toussaint L’Ouverture e a revolução e São Domingos”. Neste preciso momento, em que escrevo a resenha de um livro notável sobre o Haiti, o país caribenho esteve assolado por uma rebelião sangrenta, que obrigou o presidente Jean Bertrand Aristide a abandonar o cargo e se refugiar no exterior. No início do século XIX, o Haiti era a colônia mais produtiva das Américas e a primeira a conquistar a Independência nacional, em 1804.

Capitalismo Industrial

Capitalismo Financeiro. Russian Revolution. World War I. World War II. Revolução Cultural. Guerra Civil Espanhola. Revolução dos Cravos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Revolução dos Cravos

O movimento confiou a direção do País à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado [11] . A 15 de maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a Adelino da Palma Carlos[12] . Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações[13] e confrontos militares que, terminaram com o 25 de Novembro de 1975[14] [15] [16] . Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado como "Dia da Liberdade". Antecedentes[editar | editar código-fonte] Na visão histórica dos ideólogos do regime, o país teria de manter uma política de defesa, de manutenção do "Ultramar", numa época em que os países europeus iniciavam os seus processos de descolonização progressiva.

Guerra Civil Russa. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guerra Civil Russa

A guerra civil russa foi um conflito armado que eclodiu em abril de 1918 e terminou em 1921. Durante este período, exércitos e milícias de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar o seu próprio sistema. As partes em conflito incluiram ex-generais czaristas, republicanos liberais (os Cadetes), o Exército Vermelho (bolchevique), milícias anarquistas (o Exército Insurgente Makhnovista) e tropas de ocupação estrangeiras. O Exército Vermelho foi o único vencedor do conflito, após o qual foi criado o Estado Soviético, sob liderança dos bolcheviques.[4] Ku Klux Klan: Cavaleiros das trevas.

Criada para intimidar os negros, a Ku Klux Klan cresceu e ampliou seu alvo: judeus, imigrantes, católicos.

Ku Klux Klan: Cavaleiros das trevas

Mas como 6 homens vestidos de fantasma puderam espalhar tanto terror? Saiba por que essa encarnação do ódio nunca morre; apenas adormece. Começou de repente. A calma de Colfax, na Louisiana, foi quebrada pelo som trovejante das armas de fogo. Na manhã de 13 de abril de 1873, uma milícia de 300 homens invadiu a cidadezinha. Estima-se que o número de vítimas tenha ficado entre 100 e 300.