background preloader

Idade Contemporânea

Facebook Twitter

Great interviews of the 20th century: Adolf Hitler interviewed by George Sylvester Viereck. "When I take charge of Germany, I shall end tribute abroad and Bolshevism at home.

Great interviews of the 20th century: Adolf Hitler interviewed by George Sylvester Viereck

" Adolf Hitler drained his cup as if it contained not tea, but the lifeblood of Bolshevism. "Bolshevism," the chief of the Brown Shirts, the Fascists of Germany, continued, gazing at me balefully, "is our greatest menace. Kill Bolshevism in Germany and you restore 70 million people to power. O épico e o trágico na história do Haiti. Por Jacob Gorender, via Scielo.

O épico e o trágico na história do Haiti

O autor apresenta uma resenha crítica do livro de C. L. R. James, editado, no Brasil, pela Boitempo, intitulado “Os jacobinos negros. Toussaint L’Ouverture e a revolução e São Domingos”. Neste preciso momento, em que escrevo a resenha de um livro notável sobre o Haiti, o país caribenho esteve assolado por uma rebelião sangrenta, que obrigou o presidente Jean Bertrand Aristide a abandonar o cargo e se refugiar no exterior. No início do século XIX, o Haiti era a colônia mais produtiva das Américas e a primeira a conquistar a Independência nacional, em 1804. Além de produzir café, anil, cacau, algodão e outros gêneros, o Haiti produzia sobretudo o açúcar, em condições mais competitivas do que as outras colônias da época. O autor da obra aqui resenhada nos dá informação minuciosa, de leitura fluente, sobre as características da escravidão haitiana e sobre a guerra da Independência, ajudando-nos a encontrar a chave da indigência subsequente do país.

Capitalismo Industrial

Capitalismo Financeiro. Russian Revolution. World War I. World War II. Revolução Cultural. Guerra Civil Espanhola. Revolução dos Cravos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Revolução dos Cravos

O movimento confiou a direção do País à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado [11] . A 15 de maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a Adelino da Palma Carlos[12] . Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações[13] e confrontos militares que, terminaram com o 25 de Novembro de 1975[14] [15] [16] . Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado como "Dia da Liberdade". Antecedentes[editar | editar código-fonte] Na visão histórica dos ideólogos do regime, o país teria de manter uma política de defesa, de manutenção do "Ultramar", numa época em que os países europeus iniciavam os seus processos de descolonização progressiva.

Guerra Civil Russa. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guerra Civil Russa

A guerra civil russa foi um conflito armado que eclodiu em abril de 1918 e terminou em 1921. Durante este período, exércitos e milícias de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar o seu próprio sistema. As partes em conflito incluiram ex-generais czaristas, republicanos liberais (os Cadetes), o Exército Vermelho (bolchevique), milícias anarquistas (o Exército Insurgente Makhnovista) e tropas de ocupação estrangeiras. O Exército Vermelho foi o único vencedor do conflito, após o qual foi criado o Estado Soviético, sob liderança dos bolcheviques.[4] Aproveitando-se do verdadeiro caos em que o país se encontrava, as nações aliadas da Primeira Guerra Mundial resolveram intervir a favor dos Brancos (tzaristas e liberais).

Rebeliões de Julho de 1918[editar | editar código-fonte] Referências Ir para cima ↑ A conotação branco em nada tem a ver com variáveis étnicas ou culturais neste caso. Ver também[editar | editar código-fonte] Ku Klux Klan: Cavaleiros das trevas. Criada para intimidar os negros, a Ku Klux Klan cresceu e ampliou seu alvo: judeus, imigrantes, católicos.

Ku Klux Klan: Cavaleiros das trevas

Mas como 6 homens vestidos de fantasma puderam espalhar tanto terror? Saiba por que essa encarnação do ódio nunca morre; apenas adormece. Começou de repente. A calma de Colfax, na Louisiana, foi quebrada pelo som trovejante das armas de fogo. Na manhã de 13 de abril de 1873, uma milícia de 300 homens invadiu a cidadezinha. Estima-se que o número de vítimas tenha ficado entre 100 e 300.