background preloader

Estratificação Social

Facebook Twitter

A distribuição da renda no Brasil. A distribuição da renda no Brasil* Rodolfo HoffmannI; João Carlos DuarteII IProfessor livre-docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da ESALQ-USP IIMestre em ciências sociais rurais pela ESALQ-USP e técnico do EAPA-SUPLAN, do Ministério da Agricultura A preocupação com o problema da distribuição da renda tem crescido nos últimos anos.

A distribuição da renda no Brasil

Desigualdade social: 1% da população mundial concentra metade de toda a riqueza do planeta. 2015 será lembrado como o primeiro ano da série histórica no qual a riqueza de 1% da população mundial alcançou a metade do valor total de ativos.

Desigualdade social: 1% da população mundial concentra metade de toda a riqueza do planeta

Em outras palavras: 1% da população mundial, aqueles que têm um patrimônio avaliado em 760.000 dólares (2,96 milhões de reais), possuem tanto dinheiro líquido e investido quanto o 99% restante da população mundial. Essa enorme disparidade entre privilegiados e o resto da Humanidade, longe de diminuir, continua aumentando desde o início da Grande Recessão, em 2008. A estatística do Credit Suisse, uma das mais confiáveis, deixa somente uma leitura possível: os ricos sairão da crise sendo mais ricos, tanto em termos absolutos como relativos, e os pobres, relativamente mais pobres.

No Brasil, a renda média doméstica triplicou entre 2000 e 2014, aumentando de 8.000 dólares por adulto para 23.400, segundo o relatório. Em O Preço da Desigualdade, um dos últimos livros de Joseph E. Faixas Salariais x Classe Social - Qual a sua classe social? O seu salário diante da realidade brasileira - Nexo Jornal. Este é 3º conteúdo do Nexo que você está lendo este mês.

O seu salário diante da realidade brasileira - Nexo Jornal

Desde o seu lançamento, o acesso ao site foi sempre ilimitado. Apostamos em apresentar nosso jornalismo para o maior número de pessoas. A partir de 1º de setembro, o Nexo disponibilizará 5 conteúdos por mês para quem não assina o jornal. Eles mandam. Por que escolhemos essas empresas?

Eles mandam

Conselhos. » Proprietários do Brasil. Projeto mapeia quem manda no Brasil. Você sabia que grandes empresas brasileiras estão conectadas através de pessoas que têm assento em seus conselhos?

Projeto mapeia quem manda no Brasil

A Repórter Brasil identificou essas relações existentes, que envolvem as maiores corporações e fundos de pensão do país. Elos que muita gente nem imagina que existam. O resultado dessa investigação está disponível em uma plataforma digital na qual o internauta pode criar suas próprias redes, descobrindo relações nos setores que mais lhe interessam. O leitor também pode imprimir esses mapas criados ou enviá-los por redes sociais. Blog EstadãoDados – Nordeste e Norte tiveram os maiores avanços no IDH Municipal na década. Forbes Brasil. O Brasil caiu mais uma vez entre os países com mais empresas de capital aberto entre as 2.000 maiores do mundo em 2016.

Forbes Brasil

O país tem, neste ano, 19 companhias na “Global 2000″, lista anual de FORBES. No ano passado eram 24. Os 54 homens e mulheres mais ricos do Brasil, segundo a Forbes. Em auditoria no Bolsa Família, TCU aponta 1,2% de beneficiários indevidos - 27/04/2016 - Poder. Fiscalização realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no cadastro do Bolsa Família encontrou 163.173 beneficiários com renda acima do permitido para receber os recursos.

Em auditoria no Bolsa Família, TCU aponta 1,2% de beneficiários indevidos - 27/04/2016 - Poder

O número equivale a 1,2% do total de 13,2 milhões de famílias beneficiárias do programa. De acordo com o órgão, o valor pago a essas famílias indevidamente poderia resultar uma economia de R$ 195 milhões ao ano, o que equivale a cerca de 0,7% dos gastos anuais com o pagamento do benefício. Dono da Zara se torna o 2º homem mais rico do mundo. Presidente e fundador da Inditex, companhia que controla marcas de roupa como Zara e Pull&Bear, Amancio Ortega passou o investidor americano Warren Buffet e se tornou a a segunda pessoa mais rica do mundo, de acordo com a agência de notícias Bloomberg.

Dono da Zara se torna o 2º homem mais rico do mundo

É a primeira vez que o empresário espanhol, fundador da maior empresa de varejo de roupas do mundo, ocupa o segundo lugar do ranking, desde a estreia do Índice de Bilionários da Bloomberg, em março de 2012. De acordo com a agência, a fortuna de Ortega cresceu 17%, para US$ 71,5 bilhões este ano, enquanto o lucro da Inditex também subiu em função do crescimento das vendas da empresa. A varejista espanhola opera mais de 6 mil lojas ao redor do mundo. Inditex, de Ortega, controla varejistas como Zara e Pull&Bear / Foto: EFE “Ortega é um operador insano”, disse a analista da Morningstar Investment Services, Bridget Weishaar, em entrevista à Bloomberg. Berkshire Hathaway. (Visited 4.502 time, 1 visit today) Um retrato da Desigualdade Médica no Brasil. Pesquisa expõe elitismo da formação em Saúde no país e escancara impasse do SUS: sistema buscou estabelecer atendimento para todos, mas assumiu distorções da Medicina privatizada O The New England Journal of Medicine, a mais antiga e uma das mais prestigiadas publicações científicas da área da saúde, divulgou o artigo de James Macinko e Matthew J.

Um retrato da Desigualdade Médica no Brasil

Harris sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF) brasileira. Apesar de escancarar as principais falhas e contradições do sistema, o texto, publicado no último 4 de junho, pontua avanços do Sistema Único de Saúde (SUS), fala sobre o Programa Mais Médicos Para o Brasil, destaca o uso extensivo e eficaz dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e conclui: “o mundo pode aprender algumas lições da experiência brasileira”. Uma forte polarização e um clima de intolerância têm tomado conta do cenário político. Ninguém além do Brasil repetiu milagre de tirar 22 milhões da pobreza, diz Bauman - Portal Fórum. Minha Casa, Minha Vida reproduz injustiça social, conclui pesquisa - BBC Brasil.

Image copyright Prefeitura do Rio Em meio à reta final para a Olimpíada no Rio de Janeiro, encurtam-se os prazos e aumentam as pressões sobre comunidades que resistem a dar lugar às obras associadas aos jogos.

Minha Casa, Minha Vida reproduz injustiça social, conclui pesquisa - BBC Brasil

Ao todo, 22 mil famílias já foram reassentadas na cidade de 2009 a 2015, por força de novos empreendimentos ou por estarem em situação de risco. Brasil é paraíso tributário para super-ricos, diz estudo de centro da ONU. Mais ricos representam 71 mil pessoas (0,05% da população adulta brasileira) e se beneficiam de isenções de impostos sobre lucros e dividendos, uma de suas principais fontes de renda.

Gentrificação

111012130300Resenha%20de%20Os%20sentidos%20do%20lulismo%20de%20Andr%C3%A9%20Singer%20Bruno%20Cava. Human species 'may split in two' Humanity may split into two sub-species in 100,000 years' time as predicted by HG Wells, an expert has said. Evolutionary theorist Oliver Curry of the London School of Economics expects a genetic upper class and a dim-witted underclass to emerge. The human race would peak in the year 3000, he said - before a decline due to dependence on technology. People would become choosier about their sexual partners, causing humanity to divide into sub-species, he added. The descendants of the genetic upper class would be tall, slim, healthy, attractive, intelligent, and creative and a far cry from the "underclass" humans who would have evolved into dim-witted, ugly, squat goblin-like creatures.

Race 'ironed out'

Pobreza e Desigualdade

A disputa política nas periferias. O jovem brasileiro da periferia passa cada vez mais longe da polarização esquerda versus direita, explica o professor Gabriel Feltran, do Centro de Estudos da Metrópole da USP. No entanto, para o professor, a agenda da meritocracia, da redução do papel do Estado e da “liberdade individual” é fortemente rechaçada. “O pentecostalismo, a possibilidade de consumir, a polaridade racial ou a ‘vida loka’ são hoje matrizes de elaboração das próprias vidas muito mais importantes do que a ‘esquerda’ institucional. E essas matrizes movem o cenário político para direção ainda desconhecida.” Leia a entrevista, concedida durante a apuração da reportagem “A Nova Roupa da Direita“. Como a polarização entre direita e esquerda que se vê principalmente nas redes sociais chega aos meninos da periferia, das favelas?

Conflito de Classes

The capitalist network that runs the world - physics-math - 19 October 2011. AS PROTESTS against financial power sweep the world this week, science may have confirmed the protesters' worst fears. An analysis of the relationships between 43,000 transnational corporations has identified a relatively small group of companies, mainly banks, with disproportionate power over the global economy. The study's assumptions have attracted some criticism, but complex systems analysts contacted by New Scientist say it is a unique effort to untangle control in the global economy. Pushing the analysis further, they say, could help to identify ways of making global capitalism more stable. Ex-jurista do Banco Mundial revela como a elite domina o mundo. Karen Hudes, ex-informante do Banco Mundial, despedida por ter revelado informação sobre a corrupção no banco, explicou com detalhes os mecanismos bancários para dominar nosso planeta.

A reportagem é publicada pelo sítio RT, 03-03-2014. A tradução é do Cepat. Karen Hudes (foto), graduada pela escola de Direito de Yale, trabalhou no departamento jurídico do Banco Mundial durante 20 anos. Na qualidade de ‘assessora jurídica superior’, teve suficiente informação para obter uma visão global de como a elite domina o mundo. Desse modo, o que conta não é uma ‘teoria da conspiração’ a mais. De acordo com a especialista, citada pelo portal Exposing The Realities, a elite usa um núcleo hermético de instituições financeiras e de gigantes corporações para dominar o planeta.

O estudo suíço que mencionou Hudes foi realizado por uma equipe do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique. Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo. Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo O empresariado paulista, em suas variadas atividades setoriais, tem tido papel fundamental no desenvolvimento econômico brasileiro. Empreendedores e pessoas de ação, os empresários de São Paulo e suas organizações também têm sido atores importantíssimos na formulação e na elaboração de políticas econômicas, e em sua influência junto aos governantes e à sociedade em geral.

O projeto “Trajetória e pensamento das elites empresariais de São Paulo”, coordenado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV) e pela Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV) da Fundação Getulio Vargas traz histórias de vida de alguns dos mais importantes empresários paulistas, com atuação na trajetória política e econômica do país desde os anos 1950.