background preloader

Estratificação Social

Facebook Twitter

O seu salário diante da realidade brasileira - Nexo Jornal. Eles mandam. Por que escolhemos essas empresas?

Eles mandam

Conselhos Empresas Poder de fogo Setores econômicos. » Proprietários do Brasil. Projeto mapeia quem manda no Brasil. Você sabia que grandes empresas brasileiras estão conectadas através de pessoas que têm assento em seus conselhos?

Projeto mapeia quem manda no Brasil

A Repórter Brasil identificou essas relações existentes, que envolvem as maiores corporações e fundos de pensão do país. Elos que muita gente nem imagina que existam. O resultado dessa investigação está disponível em uma plataforma digital na qual o internauta pode criar suas próprias redes, descobrindo relações nos setores que mais lhe interessam. O leitor também pode imprimir esses mapas criados ou enviá-los por redes sociais. Blog EstadãoDados – Nordeste e Norte tiveram os maiores avanços no IDH Municipal na década. Forbes Brasil. O Brasil caiu mais uma vez entre os países com mais empresas de capital aberto entre as 2.000 maiores do mundo em 2016.

Forbes Brasil

O país tem, neste ano, 19 companhias na “Global 2000″, lista anual de FORBES. No ano passado eram 24. Assim como o internacional, os bancos continuam a dominar o ranking. Os 54 homens e mulheres mais ricos do Brasil, segundo a Forbes. Em auditoria no Bolsa Família, TCU aponta 1,2% de beneficiários indevidos - 27/04/2016 - Poder.

Fiscalização realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no cadastro do Bolsa Família encontrou 163.173 beneficiários com renda acima do permitido para receber os recursos.

Em auditoria no Bolsa Família, TCU aponta 1,2% de beneficiários indevidos - 27/04/2016 - Poder

O número equivale a 1,2% do total de 13,2 milhões de famílias beneficiárias do programa. De acordo com o órgão, o valor pago a essas famílias indevidamente poderia resultar uma economia de R$ 195 milhões ao ano, o que equivale a cerca de 0,7% dos gastos anuais com o pagamento do benefício. Dono da Zara se torna o 2º homem mais rico do mundo. Presidente e fundador da Inditex, companhia que controla marcas de roupa como Zara e Pull&Bear, Amancio Ortega passou o investidor americano Warren Buffet e se tornou a a segunda pessoa mais rica do mundo, de acordo com a agência de notícias Bloomberg.

Dono da Zara se torna o 2º homem mais rico do mundo

É a primeira vez que o empresário espanhol, fundador da maior empresa de varejo de roupas do mundo, ocupa o segundo lugar do ranking, desde a estreia do Índice de Bilionários da Bloomberg, em março de 2012. Um retrato da Desigualdade Médica no Brasil. Ninguém além do Brasil repetiu milagre de tirar 22 milhões da pobreza, diz Bauman - Portal Fórum. Minha Casa, Minha Vida reproduz injustiça social, conclui pesquisa - BBC Brasil. Image copyright Prefeitura do Rio Em meio à reta final para a Olimpíada no Rio de Janeiro, encurtam-se os prazos e aumentam as pressões sobre comunidades que resistem a dar lugar às obras associadas aos jogos.

Minha Casa, Minha Vida reproduz injustiça social, conclui pesquisa - BBC Brasil

Ao todo, 22 mil famílias já foram reassentadas na cidade de 2009 a 2015, por força de novos empreendimentos ou por estarem em situação de risco. Brasil é paraíso tributário para super-ricos, diz estudo de centro da ONU. Mais ricos representam 71 mil pessoas (0,05% da população adulta brasileira) e se beneficiam de isenções de impostos sobre lucros e dividendos, uma de suas principais fontes de renda.

Brasil é paraíso tributário para super-ricos, diz estudo de centro da ONU

Entre os países da OCDE, além do Brasil somente a Estônia oferece esse tipo de isenção tributária ao topo da pirâmide. Enquanto a maioria dos países da OCDE está aumentando a taxação sobre os mais ricos, no Brasil nenhuma reforma de fôlego foi realizada nos últimos 30 anos. Foto: Wikimedia Commons / chensiyuan (CC) Os brasileiros super-ricos pagam menos imposto, na proporção da sua renda, que um cidadão típico de classe média alta, sobretudo assalariado, o que viola o princípio da progressividade tributária, segundo o qual o nível de tributação deve crescer com a renda.

Gentrificação

111012130300Resenha%20de%20Os%20sentidos%20do%20lulismo%20de%20Andr%C3%A9%20Singer%20Bruno%20Cava. Human species 'may split in two' Humanity may split into two sub-species in 100,000 years' time as predicted by HG Wells, an expert has said.

Human species 'may split in two'

Evolutionary theorist Oliver Curry of the London School of Economics expects a genetic upper class and a dim-witted underclass to emerge. The human race would peak in the year 3000, he said - before a decline due to dependence on technology. People would become choosier about their sexual partners, causing humanity to divide into sub-species, he added. The descendants of the genetic upper class would be tall, slim, healthy, attractive, intelligent, and creative and a far cry from the "underclass" humans who would have evolved into dim-witted, ugly, squat goblin-like creatures. Race 'ironed out'

Pobreza e Desigualdade

A disputa política nas periferias. O jovem brasileiro da periferia passa cada vez mais longe da polarização esquerda versus direita, explica o professor Gabriel Feltran, do Centro de Estudos da Metrópole da USP.

A disputa política nas periferias

No entanto, para o professor, a agenda da meritocracia, da redução do papel do Estado e da “liberdade individual” é fortemente rechaçada. “O pentecostalismo, a possibilidade de consumir, a polaridade racial ou a ‘vida loka’ são hoje matrizes de elaboração das próprias vidas muito mais importantes do que a ‘esquerda’ institucional. Conflito de Classes. The capitalist network that runs the world - physics-math - 19 October 2011. AS PROTESTS against financial power sweep the world this week, science may have confirmed the protesters' worst fears.

the capitalist network that runs the world - physics-math - 19 October 2011

An analysis of the relationships between 43,000 transnational corporations has identified a relatively small group of companies, mainly banks, with disproportionate power over the global economy. The study's assumptions have attracted some criticism, but complex systems analysts contacted by New Scientist say it is a unique effort to untangle control in the global economy. Pushing the analysis further, they say, could help to identify ways of making global capitalism more stable. Ex-jurista do Banco Mundial revela como a elite domina o mundo. Karen Hudes, ex-informante do Banco Mundial, despedida por ter revelado informação sobre a corrupção no banco, explicou com detalhes os mecanismos bancários para dominar nosso planeta.

A reportagem é publicada pelo sítio RT, 03-03-2014. A tradução é do Cepat. Karen Hudes (foto), graduada pela escola de Direito de Yale, trabalhou no departamento jurídico do Banco Mundial durante 20 anos. Na qualidade de ‘assessora jurídica superior’, teve suficiente informação para obter uma visão global de como a elite domina o mundo. Desse modo, o que conta não é uma ‘teoria da conspiração’ a mais. Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo. Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo O empresariado paulista, em suas variadas atividades setoriais, tem tido papel fundamental no desenvolvimento econômico brasileiro. Empreendedores e pessoas de ação, os empresários de São Paulo e suas organizações também têm sido atores importantíssimos na formulação e na elaboração de políticas econômicas, e em sua influência junto aos governantes e à sociedade em geral.