Pesquisa / leitura

Facebook Twitter

CONHECIMENTOS GERAIS

E-books 2 (cadê a 1 mesmo?) Wikipédia, a enciclopédia livre. JORNAIS. Comércio Exterior. Comunicação. RI. Mundo. Brazil [Brésil] Política. ECONOMIA. Administração. Espiritualidade. Positividade. Coisas bacanas.

Educação

Geografia. História. Dicas de leitura. Documentos e apresentações. Personalidades. Literatura. Artigos. Bonsai. Arquitetura.

Lingua estrangeira

Turismo. Criatividade. Produção textual. Arte. Humor. Saúde. Trabalho. Bem morar. Causas sociais.

Artesanato

Ferramentas Acadêmicas. Tecnologia + informática. Natureza. Roteiro. Cinema. Iscas Intelectuais. Vestuário. JusBrasil Tópicos. Lendas e folclore da Internet: as pulhas virtuais. As lendas, as verdades e as meias-verdades / meias-mentiras em ordem alfabética. MSM. 5 perguntas sobre o pacto Google-Verizon de neutralidade da rede. Proposta de criação de uma Internet com duas categorias, comum e Premium, pode causar mais impacto na sua navegação do que você imagina.

5 perguntas sobre o pacto Google-Verizon de neutralidade da rede

A Google e a Verizon anunciaram, na segunda-feira (9/8), uma proposta que busca, ao mesmo tempo, manter uma Internet aberta e abrir espaço para uma rede de banda larga de serviços Premium. No entanto, a proposta não tem peso legal: é basicamente um artigo político sobre neutralidade de rede a ser apreciado pelo Congresso dos Estados Unidos e pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês). A neutralidade de rede é o princípio segundo o qual os provedores de banda larga não deveriam discriminar nem restringir o tráfego na web com base em seu conteúdo.

Legal ou não, a proposta é apoiada por duas importantes empresas de tecnologia envolvidas no debate da neutralidade. Isso quer dizer que a proposta poderá influenciar as discussões sobre o futuro do acesso de banda larga à Internet nos EUA. Etnografia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Etnografia

A etnografia (do grego έθνος, ethno - nação, povo e γράφειν, graphein - escrever) é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito. Bronislaw Malinowski, na introdução de seu clássico estudo Os Argonautas do Pacífico Ocidental (publicado em 1922), marcou a história da antropologia moderna ao propôr uma nova forma de etnografia, envolvendo detalhada e atenta observação participante, apesar de Malinowski nunca ter utilizado o termo. Sob sua trilha vieram outras etnografias clássicas, como Naven de Gregory Bateson, Nós, os Tikopia de Raymond Fyrth. Viagens & Imagens, o ponto de partida de seu roteiro turstico. Biblia nas Linguagens Originais. Não posso evitar...