background preloader

ESPAÇOS DE COLABORAÇÃO

Facebook Twitter

DIARIO APRENDIZAGEM

Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa. A aprendizagem colaborativa é uma maneira efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo com atuação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa

A metodologia permite o desenvolvimento de equipes de trabalho em torno de um problema real, valorização do conhecimento prévio dos alunos, compartilhamento de saberes individuais e coletivos, além da construção do respeito mútuo e da empatia, trabalhando com a liberdade de expressão e visando atingir um consenso. Aprendizagem colaborativa alinhada às competências da BNCC Pensamento científico, crítico e criativo; Cultura digital; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e colaboração.

O modelo tradicional de ensino já não condiz com nossa atual sociedade e nem com as demandas e expectativas dos nossos estudantes. Como implementar a aprendizagem colaborativa na sala de aula Entre as ferramentas mais utilizadas na aprendizagem colaborativa, temos: Avaliação Um abraço, Débora Garofalo. Mural digital – BAO – Biblioteca de Atividades Online. Descrição Breve Nesta atividade propomos a criação de um mural digital interativo para recolher a opinião dos alunos sobre os processos desenvolvidos e os resultados alcançados no final de uma determinada atividade.

Mural digital – BAO – Biblioteca de Atividades Online

Partindo de algumas questões orientadoras, previamente definidas, pretende-se que os alunos reflitam e sistematizem as suas ideias sobre os processos de ensino e de aprendizagem desenvolvidos, destacando os pontos fortes e os aspetos que, na sua opinião, deveriam ser melhorados. Justificação. Novidade Mural de Comunicação Aula Digital. Une solution complète pour un apprentissage visuel accessible via le cloud — ThingLink. RUN: A colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem. Como um ambiente colaborativo estimula o aprendizado dos alunos? Colaborar, de acordo com o Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é o ato de ajudar alguém em tarefa.

Como um ambiente colaborativo estimula o aprendizado dos alunos?

Se aplicarmos esse conceito em um local físico, partimos do princípio que um local colaborativo reúna pessoas que se ajudam a desempenhar suas atividades. Nesse sentido, espaços de coworking ganharam destaque no meio corporativo por proporcionar experiências distintas daquelas encontradas em escritórios, cujo ambiente muitas vezes não favorece a interação entre os colaboradores e tampouco promove a troca de experiências. De acordo com Thaís Blumenthal de Moraes, gerente de novos negócios do Google for Education no Brasil, o conceito de coworking vem de uma demanda específica do ambiente corporativo e que, aos poucos, está ocorrendo também dentro da escola: "O tradicional modelo de aula expositiva tinha sua função quando o mundo pedia uma formação mais industrial. Mas, no que consiste a aplicação desse conceito efetivamente dentro da escola?

Sobre o SmartLab. Ambiente colaborativo estimula o aprendizado dos alunos. Aceitação do professor, apoio da gestão e compartilhamento de boas práticas são fundamentais para implementação desse novo espaço na sala de aula Colaborar é o ato de ajudar alguém em tarefa.

Ambiente colaborativo estimula o aprendizado dos alunos

Assim, um local colaborativo reúne pessoas que se ajudam no desempenho de suas atividades. Nesse sentido, espaços de coworking ganharam destaque no meio corporativo por proporcionar experiências distintas daquelas encontradas em escritórios, cujo ambiente muitas vezes não favorece a interação entre os colaboradores e tampouco promove a troca de experiências. De acordo com Thaís Blumenthal de Moraes, gerente de novos negócios do Google for Education no Brasil, o conceito de coworking vem para trazer os benefícios dos espaços colaborativos para o processo de aprendizagem. “A sala de aula, como um local que propicia a colaboração entre os alunos, estimula o aprendizado de diversas formas. Ao unir diversos elementos, a proposta se destaca por promover um aprendizado mais lúdico e prático.

Inova Escola. A sala de aula não precisa estar organizada ao redor do professor, mas ser repensada de forma a facilitar a aprendizagem Para começar a falar sobre o tema, vamos trazer a conceituação de Maria da Graça Souza Horne, doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autora de livros renomados, como "O espaço como educador: sabores, cores e aromas".

Inova Escola

Ela diz que o termo “espaço” se refere aos locais onde acontecem as atividades escolares, com características próprias definidas pelos móveis, recursos didáticos, decoração. Já o termo “ambiente” é mais amplo: remete ao conjunto desse espaço físico e a relações que ali acontecem, envolvendo os afetos e as ligações interpessoais do processo, os adultos e as crianças; ou seja, espaço é mais objetivo; o ambiente, mais subjetivo. As novas práticas exigem novos espaços. O modelo tradicional de carteiras enfileiradas, apontando para o quadro, não responde as necessidades de uma nova metodologia de educação. Desafios Ideia! Ideia!