background preloader

SOPA - PIPA - ACTA

Facebook Twitter

Clay Shirky: Why SOPA is a bad idea. O que é o SOPA (Stop Online Piracy Act) e porque ele é tão perigoso. Kodak, Yahoo, direitos autorais e a inevitabilidade do digital - Alexandre Matias - Link. Para milhões, baixar gratuitamente é rotina A Sopa e a Pipa foram o principal assunto da semana passada, mas queria aproveitar para falar de outros acontecimentos ofuscados pela briga entre a indústria de entretenimento e a de tecnologia, mas que podem nos ajudar a jogar uma luz sobre a confusão legal a que estamos assistindo. Um deles é a concordata da Kodak e o outro, a demissão de Jerry Yang, um dos criadores do Yahoo, do cargo de “cofundador e líder” do site (sim, esse era seu cargo). Ambas notícias podem ser comparadas à clássica anedota sobre a inevitabilidade do digital – quando as grandes gravadoras do mundo resolveram processar seus próprios consumidores (que, graças ao Napster, descobriram que era possível baixar música de graça e à vontade) e deram início ao fim de seu próprio monopólio, o da música gravada e lançada em mídias físicas.

A Kodak, uma empresa centenária, inventou a câmera fotográfica portátil que a tornou sinônimo do aparelho que popularizou. Fundador de site de vídeos é condenado a 14 meses - Vida Digital. Justiça NinjaVideo: Justiça americano tirou a página do ar e prendeu os responsáveis pelo site (Reprodução) O Departamento de Justiça americano anunciou nesta sexta-feira que um dos fundadores do site NinjaVideo.net, especializado, segundo autoridades, na oferta de vídeos ilegais, foi condenado a 14 meses de prisão.

Matthew Smith, 24, declarou-se culpado em setembro, em um tribunal federal de Alexandria, nos arredores de Washington. Após cumprir a pena, Smith continuará sob liberdade vigiada por dois anos, e terá que pagar mais de 172 mil dólares de multa e entregar às autoridades contas bancárias e equipamentos de informática. Autoridades americanas anunciaram em setembro processos contra cinco pessoas acusadas de terem permitido que milhões de internautas baixassem ilegalmente cópias de filmes e programas de TV.

Entre fevereiro de 2008 e seu fechamento, em junho de 2010, o NinjaVideo registrou uma receita de mais de 500 mil dólares, dos quais Smith teria ficado com 172.387. Diretor do Creative Commons no Brasil e professor da FGV fala sobre os projetos estadunidenses. Na quarta-feira (18), algumas das maiores páginas da internet como Wikipedia, Google, Mozilla e WordPress, fizeram greve para protestar contra o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect IP Act) que são dois projetos de lei que estão em discussão no congresso estadunidense. Se aprovadas, essas leis criarão um controle sobre a internet, afetando desde negócios online até o livre compartilhamento de cultura.

A Caros Amigos conversou por e-mail com Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV no Rio de Janeiro, e diretor do Creative Commons no Brasil. Na entrevista ele falou sobre os possíveis efeitos da aprovação do SOPA e os rumos da Lei de Direitos Autorais brasileira. O SOPA muda a estrutura da Internet. Ele dá às gravadoras e a Hollywood o poder de derrubar qualquer site que não seja americano do ar, por mera suspeita de violação à “propriedade intelectual americana”.

O SOPA só existe porque o lobby no Congresso americano de Hollywood é muito poderoso. Diretor do Creative Commons no Brasil e professor da FGV fala sobre os projetos estadunidenses. Cópia de arquivos na internet – um raciocínio em 7 pontos curtos. A questão da cópia de arquivos na internet é muito simples: se há comunicação privada entre peers, não há como impedir a cópia do “trabalho de outros” – não garantir essa comunicação privada não só é difícil por ser (mais) antiético do que usar o trabalho dos outros, mas, com criptografia, darknets, etc., é também impossível.

Sendo impossível impedir a cópia de material que não se quer ver copiado, esqueça imperativos supostamente éticos por um momento: foquemos na economia – o trabalho intelectual tem agora menos valor econômico. Isso é “bom”? Depende. Nós já tivemos na história muitas épocas e circunstâncias onde não se engajava em trabalho intelectual por remuneração.

O que interessa, para fins dessa discussão, é: O preço de algo é dado em função da disponibilidade. É impossível coibir comunicação entre peers, e hoje essa comunicação pode envolver, numa questão de dias, gigabytes, terabytes e aumentando exponencialmente, seguindo padrões semelhantes à lei de Moore. Ciência e Tecnologia - Fundador do Megaupload permanecerá na prisão. O fundador do site Megaupload.com, detido em Nova Zelândia a pedido do FBI que o acusa de pirataria em massa, permanecerá na prisão até o próximo exame do pedido de extradição dos Estados Unidos, em 22 de fevereiro, decidiu nesta quarta-feira a justiça neozelandesa. Um juiz neozelandês rejeitou nesta quarta-feira o pedido de libertação sob fiança de Kim Schmitz, o "Kim Dotcom", um alemão de 38 anos detido na sexta-feira com outros três chefes do Megaupload.

"Graças à determinação e aos recursos financeiros (de Schmitz), existe um certo risco de que fuja", declarou o juiz David McNaughton em um veredicto por escrito. Só em 2010, Kim Schmitz teria ganhado 42 milhões de dólares graças a suas atividades na internet, segundo as autoridades americanas. O imponente empresário apareceu em plena forma na saída do tribunal, saudando seus admiradores que se reuniram do lado de fora. "Todos seus bens foram congelados, e todos seus recursos confiscados.

Vive aqui com a esposa e a família. Ciência e Tecnologia - Concorrentes do Megaupload tomam atitudes para se proteger. O fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload há uma semana desencadeou uma série de reações. Além dos ataques de hacktivistas à indústria da música e do cinema e a sites do governo americano, foi detectado um aumento no uso de redes de compartilhamento de arquivos P2P e, é claro, serviços semelhantes ao Megaupload tomaram algumas medidas para tentar escapar do mesmo destino do concorrente. Desde declarações mostrando diferenças entre seus serviços e os do Megaupload, em uma tentativa de se distanciar das acusações de atividades ilegais, até o bloqueio de compartilhamento de arquivos, veja algumas dessas medidas nos mais populares sites de compartilhamento.

Filesonic - Desabilitou o compartilhamento de arquivos e agora apenas guarda arquivos pessoais. Deixou de oferecer contas premium. Fileserve - Interrompeu o compartilhamento de arquivos, fazendo com que usuários só pudessem baixar arquivos que eles mesmo subiram no serviço. VideoBB - Fechou o programa de afiliados.