background preloader

Economia

Facebook Twitter

Revista piauí - O grupo da mão invisível. Na última terça-feira de julho, uma mensagem apitou no celular de Kim Kataguiri, principal líder do Movimento Brasil Livre.

revista piauí - O grupo da mão invisível

Conhecido nacionalmente como a face pública do MBL, ele acabara de ser incluído em um grupo de WhatsApp chamado “MBL – Mercado”. A cúpula do grupo – que ganhou notoriedade nas redes sociais clamando pelo impeachment de Dilma Rousseff – também estava lá: os irmãos Renan e Alexandre Santos, o vereador democrata de São Paulo Fernando Holiday, o youtuber oficial do movimento e dono do canal “Mamãe Falei”, Arthur do Val, e Pedro Augusto Ferreira Deiro, também conhecido como o funkeiro Pedro D’Eyrot.

O grupo, criado por um entusiasta do MBL, serviria como interface entre o movimento e executivos de médio e alto escalão do mercado financeiro – pelo menos 158 funcionários de instituições como Banco Safra, XP Investimentos e Merrill Lynch.

Acordos Multilaterais

Economia Inbox. What are some examples of barter transactions? Barter transactions occur when economic actors, such as individuals, businesses and nations, exchange goods or services without the use of a monetary medium.

What are some examples of barter transactions?

While a barter economy is considered more primitive than modern economies, barter transactions still occur in the marketplace. Below are simple examples of bartering for goods and services, along with a common contemporary barter exchange. Após criar moeda própria, cidade do Piauí não registra assalto há um ano. A cidade piauiense de São João do Arraial, com apenas 7.337 e que fica localizada a 253 km de Teresina, não registra homicídio e assaltos há pelos menos um ano, mesmo com o efetivo policial sendo de apenas três homens.

Após criar moeda própria, cidade do Piauí não registra assalto há um ano

Segundo os moradores e a polícia, o motivo de tanta calmaria seria a criação da própria moeda que movimenta a economia da cidade, o "cocal". A mãe de todas as bolhas financeiras. Por Hazel Henderson Enquanto nosso clima se desestabiliza, as cidades inundam, as florestas queimam, os cultivos são arruinados pela seca e a contaminação radioativa vaza para a água e o solo, muitos contadores e analistas políticos estão despertando.

A mãe de todas as bolhas financeiras

São seguidos por organizações não governamentais, dirigentes sociais, informantes e uns poucos políticos que pensam no interesse público. A grande mensagem é que a arraigada, mas falsa, filosofia do “economismo” e seus dogmas estreitos e antiquados são o vírus oculto que propaga a “financialização” e a destruição social e ecológica. Este código-fonte se propaga por todo o mundo, se apropria da tomada de decisões públicas e privadas, e faz caso omisso de pesquisas científicas em outras disciplinas que demonstram a situação real dos 7,5 bilhões de pessoas que integram nossa família humana neste planeta. Mahatma Gandhi (1869-1948) recordava: “Primeiro te ignoram, depois riem de ti, em seguida te atacam, então ganhas”.

Free Trade Explained In An Excellent Comic. By Michael Goodwin, Illustrated by Dan E.

Free Trade Explained In An Excellent Comic

Burr / economixcomix.com/ Oct 12, 2014.

Criptocurrency & Bitcoin

Crise da Zona do Euro. Crise Imobiliária dos EUA. Economia Colaborativa. Economia Política. Indicadores Econômicos. Mercado Financeiro. Política Econômica. Mercado de Trabalho. AEAweb: JEP (5,2) p. 25 - Organizations and Markets. Capitalismo filantrópico. A foto do casal Mark Zuckerberg e Priscilla Chan com a pequena Max era acompanhada da notícia: O fundador do Facebook e sua mulher decidiram marcar a chegada da filha Max com a doação de 99% de sua fortuna, a maioria em ações do Facebook, avaliadas em US$ 45 bilhões.

Capitalismo filantrópico

A rede social explodiu em elogios ao desprendimento dos multibilionários. Durante uma hora. E começou o questionamento. Caridade não é, disseram analistas financeiros, destacando que o casal não estava criando uma fundação, como a de Bill e Melinda Gates, mas uma companhia LLC. É um tipo de empresa usada com frequência por ricos para proteger fortunas pessoais, por ser um escudo contra perdas das corporações que fundaram, entre várias outras vantagens. Aid, politics and development: the 21st century challenges. Desenvolvimento e socialismo. (Publicado na revista Margem Esquerda no. 17, Boitempo Editorial, 2011) IntroduçãoA possibilidade concreta de se viabilizar uma transição ao socialismo está hoje fora da agenda da sociedade brasileira.

Desenvolvimento e socialismo

A hegemonia burguesa consolidou-se, após um longo período de defensiva das idéias socialistas. Parte da esquerda formada a partir dos anos 1970-80 adaptou-se e ajudou a consolidar tal hegemonia, conferindo-lhe inédita legitimidade. Essa parcela significativa da esquerda ¿ que inclui lideranças políticas, sindicais e populares ¿ dá nova qualidade ao pacto de classes estabelecido no Brasil, após a eleição de Luís Inácio Lula da Silva à presidência, em 2002. Estabeleceu-se uma aliança sólida entre tais setores e o grande capital financeiro e industrial e o agronegócio, em torno de um projeto de desenvolvimento. Embora se percebam vários matizes no interior desse grande acordo, a maior parte de seus agentes se unifica em torno de algumas linhas-mestras: 1. O lucro do Itaú e a farra dos bancos.

I'm a liberal professor, and my liberal students terrify me. The first privatisation: selling SOEs and privatising public monopolies in Fascist Italy (1922–1925) >> Maurizio Lazzarato – A virada autoritária do neoliberalismo. Dívida e austeridade: o modelo alemão do pleno emprego precário. A virada autoritária do neoliberalismo.

>> Maurizio Lazzarato – A virada autoritária do neoliberalismo. Dívida e austeridade: o modelo alemão do pleno emprego precário

Dívida e austeridade: o modelo alemão do pleno emprego precário Por Maurizio Lazzarato Fonte: [Prefácio da edição italiana de La Fabbrica dell’uomo indebitato (A Fábrica do Homem Endividado), Derive Approdi, março de 2012] via uninomade.org Tradução: Mario S. Mieli O endividamento do Estado era, por outro lado, o interesse da fração da burguesia que governava e legiferava através das Câmaras. Somos educados para o analfabetismo econômico. Os barões ladrões que rebaixam o Brasil A agência Standard & Poors, uma das que fazem classificação de risco de países e empresas, alterou a nota do Brasil para pior: de BBB para BBB-.

Somos educados para o analfabetismo econômico

E se alguém acha que esse é um debate econômico, está redondamente enganado. Economists vs. Economics by Dani Rodrik. CAMBRIDGE – Ever since the late nineteenth century, when economics, increasingly embracing mathematics and statistics, developed scientific pretensions, its practitioners have been accused of a variety of sins.

Economists vs. Economics by Dani Rodrik

Em quatro pontos: Por que a inflação disparou este ano? - BBC Brasil. Por que os preços sobem? A pergunta é prosaica, mas a resposta rende páginas e páginas de debate econômico. Os preços podem subir se a demanda por determinado produto aumentar sem que haja uma expansão da oferta. Também se os custos de produção crescerem ou mesmo como resultado de um processo de indexação de contratos - no qual a alta de preços passada impulsiona os preços futuros. A recente aceleração da inflação no Brasil é em parte uma combinação de todos esses processos, segundo especialistas consultados pela BBC, mas também sofre influência de outros mais específicos da atual conjuntura econômica e política deles - sendo o principal deles a liberação dos aumentos dos preços administrados, como luz, água e combustíveis, que haviam sido represados no ano passado. Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, só em julho, a alta de preços medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 0,62%, contra 0,79 % de junho e 0,01% do mesmo período do ano passado.

Banned TED Talk: Nick Hanauer "Rich people don't create jobs". Manifesto Rethinking Economics pelo Pluralismo em Economia. Recentemente o Rethinking Economics, um movimento originalmente surgido na Inglaterra, mas que agora conta com a parceria de 40 associações de estudantes de 20 países diferentes, compomos as organizações fundadoras do ISIPE (International Students Initiative for Pluralist Economics), traduzindo para o português, Iniciativa Internacional de Estudantes por Uma Economia Pluralista, lançou um manifesto conclamando jovens estudantes de todo mundo para pensar o modelo econômico, buscando um novo sistema mais aprimorado. É valido mencionar brevemente que no Brasil o grupo pioneiro a se lançar neste estudo foi o Nova Ágora.

A informação é publicada pelo Instituto Nova Ágora, 23-05-2014. Sem mais demora, segue abaixo o manifesto traduzido para o idioma português: Não é apenas a economia mundial que está em crise. O ensino da economia também está, e tal crise tem consequências que vão além dos muros das universidades. Unidos através das fronteiras, nós demandamos por uma mudança de rumo. Samuelson.pdf. A silenciosa decadência dos shopping-centers. Um dos maiores ícones do capitalismo está em decadência. A época do apogeu dos shopping centers já passou e há sinais eloquentes de que esse modelo de negócio está acabando — assim como o consumismo excessivo. Nos Estados Unidos, onde eles foram inventados, cerca de 15% no shoppings vão falir ou serão transformados em outros espaços comerciais nos próximos dez anos, segundo a Green Street Advisors, empresa americana ligada a empreendimentos comerciais. Outra empresa do ramo, a CoStar Group, calcula que, em média, 35% dos espaços das lojas dos shoppings americanos estão ociosos.

The Economist Has No Clothes. (Economic) Freedom's Just Another Word for...Crisis-Prone. By John Miller This article is from the September/October 2009 issue of Dollars & Sense: Real World Economics available at This article is from the September/October 2009 issue of Dollars & Sense magazine. In a period of slowing economic growth in many parts of the world, popular pressure for governments to act to fix the situation can be enormous.

In responding to such pressure, it is vital that leaders understand the real causes of negative economic developments and undertake actions that will fix them rather than exacerbate them. If intrusive government regulation has contributed to an economic problem, it is unlikely that still more government regulation will cure it. Free, Free at Last. This article is from the March/April 2005 issue of Dollars and Sense: The Magazine of Economic Justice available at ShareThis This article is from the March/April 2005 issue of Dollars & Sense magazine. Participatory Economics: An Alternative to Capitalism. Churchill is often misquoted as having said that democracy is the worst form of government except for all the others. DIVIDA PÚBLICA - A Maior Fraude da História da Humanidade ... Governo define que a classe média tem renda entre R$ 291 e R$ 1.019 - CidadeVerde.com.

O governo brasileiro já tem uma nova definição para a classe média brasileira. Considerando a renda familiar como critério básico, uma comissão de especialistas formada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República definiu que a nova classe média é integrada pelos indivíduos que vivem em famílias com renda per capita (somando-se a renda familiar e dividindo-a pelo número de pessoas que compõem a família) entre R$ 291 e R$ 1.019. "Quem tiver renda per capita nesse intervalo será considerada classe média", disse Ricardo Paes de Barros, secretário de Ações Estratégicas da SAE, na noite desta terça-feira, em São Paulo. Segundo ele, a definição de classe média foi finalizada após análises de propostas com mais de 30 alternativas, feitas em quatro reuniões da equipe técnica da secretaria e mais duas da equipe de avaliação.

TEDxBerlin - Bernard Lietaer - 11/30/09. A fraudulenta superioridade dos economistas. “A arrogância dos economistas foi rigorosamente confirmada por uma pesquisa publicada em uma de suas revistas especializadas. The Journal of Economic Perspectives revela que 77% dos alunos de doutorado em economia das mais prestigiosas universidades dos Estados Unidos pensa que ‘a economia é a ciência social mais científica’. Entretanto, tão somente 9% dos entrevistados afirmam que há consenso a respeito de como responder perguntas básicas da ciência econômica”.

Escrevi isso em um artigo publicado há dez anos.