background preloader

Defesa do Meio Ambiente

Facebook Twitter

Movimento dos Atingidos por Barragens. Lucro de empresas e bancos está à frente da segurança alimentar - Notícias - UOL Opinião. Quanta água é usada nos produtos de nosso dia a dia - Nexo Jornal. Para se produzir 100ml de caipirinha.

Quanta água é usada nos produtos de nosso dia a dia - Nexo Jornal

Causa Operária - O "Ambientalismo de Mercado" de Marina Silva. A monetização das florestas, recursos naturais e a soberania da Amazônia devem ser bem esclarecidos na campanha de Marina Silva, pois a base de sua campanha a anos é a ecologia.

Causa Operária - O "Ambientalismo de Mercado" de Marina Silva

O ponto mais forte e mais frágil de sua campanha são o mesmo. Só que é preciso saber como isso se opera. Crimes Ambientais: Brasil continua liderando as mortes de ativistas ambientais. Raimundo Rodrigues da Silva, um agricultor de 42 anos comprometido com a luta pelos direitos de suas terras, recebeu no ano passado um tiro mortal de escopeta na região de Campestre, a 280 quilômetros de São Luís, a capital do Estado do Maranhã, no nordeste do Brasil.

Crimes Ambientais: Brasil continua liderando as mortes de ativistas ambientais

Seu nome, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), estava incluído há bastante tempo em uma lista negra devido a sua luta contra o latifúndio que ameaça sua comunidade e contra o poderoso proprietário rural local que o encarna. Este é só um dos 116 assassinatos relatados pelo relatório da ONG Global Witness, que alerta sobre a violência sofrida pelos defensores do meio ambiente. O ano passado terminou com 21 vítimas a mais do que 2013, e o Brasil continua liderando o ranking mundial desse tipo de violência ambiental que permanece impune em 25% das mortes. Em seguida vêm Colômbia (25), Filipinas (15) e Honduras (12) em uma lista de 17 países. América Latina registrou 87 dos casos. How Much Water Do You Eat? Interesting Infographic Breaks It Down. Few people realize the food they eat makes up 2/3 of our total water footprint.

How Much Water Do You Eat? Interesting Infographic Breaks It Down

Credit: Behance Water is the elixir that sustains life and allows populations to thrive. But without it, as California has shown the world, life becomes much more complex. For this reason, numerous experts have shared their advice on how we all might reduce water waste and employ already-obtained aqua to the fullest. It is now well known that one can easily reduce their water use by purchasing water-efficient toilets, cutting showers shorter, installing low-flow shower heads, and so on… But few are aware that the food they eat “makes up 2/3 of our total water footprint,” as the GRACE Communications Foundations has reported. What's Really Warming the World? Climate deniers blame natural factors; NASA ... Climate scientists tend not to report climate results in whole temperatures.

What's Really Warming the World? Climate deniers blame natural factors; NASA ...

Instead, they talk about how the annual temperature departs from an average, or baseline. A última chance do planeta Terra contra a mudança climática. Não se trata de insetos e flores do campo.

A última chance do planeta Terra contra a mudança climática

Falamos de secas, perdas de lavouras, fome e refugiados climáticos, cidades alagadas e empresas energéticas que debatem quando e como devem se transformar. Para compreender a nova série de negociações climáticas. Reunião global concluída no fim de semana, em Bonn, reabre esperança contra aquecimento global.

Para compreender a nova série de negociações climáticas

Mas só consciência e mobilização serão capazes de produzir desfecho positivo em 2015 Por Iara Pietricovsky*, no site do Inesc O ano de 2007 foi fundamental para o debate climático porque foi tomada a decisão política, no âmbito da ONU, de aceitar os argumentos dos cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Clim (IPCC), que já demonstravam a relação entre mudança climática e atividade humana.

Uma mudança, evidentemente que vinha causando impactos negativos nas populações e na natureza decorrente do aumento da temperatura da Terra. Os cientistas afirmavam que isso acontecia em função da emissão dos gases de efeito estufa (dióxido de carbono, entre outros, que sabemos que agem causando o mesmo impacto negativo quando lançados em grande quantidade na atmosfera). Peru Bans Monsanto and GMOs. The first time I ever tasted a real tomato, I was in Cusco, Peru.

Peru Bans Monsanto and GMOs

I had picked them up at a Farmer’s Market, bought them from an old lady with wizened wrinkles and sun-browned skin. She’d carried a basket of them to market on foot from her scrap of land somewhere far down the mountain. It was a revelation — heaven and sunlight on my tongue! I never knew tomatoes could pack such flavor. I fell in love with the country and it’s people, the Quechua indians who are the remnants of the once proud Incas. Thanks to the indomitable spirit of that people, a ten-year ban on GMOs takes effect this week in Peru! Stephanie Whiteside reports, Peru’s ban on GMO foods prohibits the import, production and use of genetically modified foods. Pimentel defende projeto que acelera concessão de licença. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou na manhã desta quarta-feira (11), em entrevista à imprensa concedida em Governador Valadares (MG), que a legislação ambiental do Estado é "antiquada" e "não resolve os problemas".

Pimentel defende projeto que acelera concessão de licença

Ele defendeu o projeto de lei apresentado pelo governo que tramita na Assembleia Legislativa em caráter de urgência e visa acelerar a concessão de licenças ambientais para mineradoras. "Nós precisamos rever a legislação ambiental do Estado. Ela simplesmente impõe multas e penalidades e não faz o que é necessário, que é exigir a reposição com projetos adequados tecnicamente e bem elaborados. Soma de erros causou tragédia  O anúncio de que o acidente nas barragens da mineradora Samarco foi precedido por abalos sísmicos levantou a hipótese de que essa pode ser a causa da tragédia.

Soma de erros causou tragédia 

No entanto, segundo especialistas, não há comprovação de que os tremores tenham provocado o rompimento. Pelo contrário, a suspeita é que os abalos sejam consequência do excesso de peso das bacias de contenção, que vinham passando por obras. Para os analistas, um somatório de problemas levou ao desastre.

Morte do Rio Doce

Lobby pró transgênicos age no Congresso e na CTNBio. RIO DE JANEIRO – Apressados em arrombar a porteira entreaberta pelas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos “entraves ambientais” ao desenvolvimento do Brasil, alguns setores da sociedade estão promovendo neste apagar das luzes de 2006 uma nova, e grande, ofensiva contra a legislação ambiental brasileira. Velhos e conhecidos vilões ambientais, como madeireiros, latifundiários, especuladores imobiliários e empresas transnacionais de biotecnologia já estão articulados em diversas frentes. Na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que encerra nessa quinta-feira (14) sua última reunião de 2006, o lobby pró-transgênicos luta pela liberação comercial de duas variedades de milho geneticamente modificado, uma desenvolvida pela Bayer e outra pela Monsanto. Over population, over consumption - in pictures.

“Economia verde” vira o novo inimigo comum da sociedade civil. A economia verde, um dos temas centrais definidos pela ONU para a Rio+20, virou uma espécie de inimigo comum da heterogênea sociedade civil. Se havia pouca convergência entre os diversos atores – movimentos populares, sindicatos, entidades “de esquerda”, indígenas, organizações socioambientais – e dispersão em agendas difusas, esses problemas acabaram. Tanto a escolha do tema “economia verde” como a forma como foi apresentado e conceituado pela ONU foram capazes dar à sociedade civil organizada a liga de que tanto precisava.

5 Scary Effects Of Climate Change That Could Happen In Your Lifetime. Um projeto inovador para salvar um planeta em aquecimento - 24/06/2015 - Martin Wolf - Colunistas. With Libertarians Like the Koch Brothers, Who Needs the State? Futuro-Climatico-da-Amazonia.pdf. Desperdício de água é maior no campo, aponta especialista. SÃO PAULO - A seca que ameaça 1.369 municípios brasileiros e a Região Metropolitana de São Paulo, onde a maior preocupação sempre foi com enchentes, coloca em xeque o modelo de gerenciamento dos recursos hídricos no país.

Paul Krugman on Why the U.S.-China Agreement on Carbon Emissions Is a Really Big Deal. Photo Credit: via YouTube November 14, 2014 | “Estamos indo direto para o matadouro”, diz Antonio Nobre. Antonio Donato Nobre é um dos nossos melhores cientistas, pertence ao grupo do IPCC que mede o aquecimento da Terra e um especilista em questões amazônicas. É mundialmente conhecido como pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Sustenta que o desmatamento para já, inclusive o permitido por lei sem prejuizo do agronegócio que de ve incorpar fatores novos da falta de água e das secas prolongadas. Enfatiza:”A agricultura consciente, se soubesse o que a comunidade científica sabe, estaria na rua, com cartazes, exigindo do governo proteção das florestas e plantando árvores em sua propriedade”.

Publicamos aqui sua entrevista aparecida no IHU de 31 de outubro de 2014, dada a urgência do tema e seus efeitos maléficos notados no Sudeste, especialmente na metrópole de São Paulo.