background preloader

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade
Narração, descrição e dissertação. Por muito tempo, esses três tipos de texto reinaram absolutos nas propostas de escrita. Consenso entre professores, essa maneira de ensinar a escrever foi uma das principais responsáveis pela falta de proficiência entre nossos estudantes. O trabalho baseado nas famosas composições e redações escolares tem uma fragilidade essencial: ele não garante o conhecimento necessário para produzir os textos que os alunos terão de escrever ao longo da vida. "Nessa abordagem, ninguém considerava quem seriam os leitores. Não havia a ref lexão sobre a melhor estratégia para colocar uma ideia no papel", resume Telma Ferraz Leal, da Universidade Federal de Pernambuco. LEIA MAIS Entenda como a BNCC aborda a Língua Portuguesa no Fundamental Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia, o caminho atual é enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores. O primeiro passo é conhecer os diversos gêneros. Quer saber mais?

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Related:  Recursos para ENSINARENSINANDO PORTUGUÊScomo ensinar Português

Aprenda português através da literatura, música e cinema Nós somos uma nação relativamente jovem. Enquanto na Europa, vários países têm séculos e até milênios de história, nós temos um pouco mais de cinco séculos. Ok, havia a população indiana que ocupava as terras antes da colonização dos portugueses. Mas pouco se sabe sobre ela e nossa nação se construiu a partir da chegada deles ao território que deram o nome de Brasil. Produção de texto: Como incentivar os alunos a escrever melhor A produção de texto está presente nas diversas etapas do conhecimento. Ela se relaciona com os estudantes desde criança, estimulando a criatividade. E, no final do Ensino Médio, é bastante decisiva para o Enem. Durante toda essa jornada, a relação do aluno com a produção textual pode ser conflituosa. Afinal, ela é desafiadora para os estudantes que não são corretamente estimulados e motivados a desenvolver a escrita. Além disso, o educador desempenha um importante papel em todo esse processo.

Sinais de Pontuação - Só Português Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, eles estruturam os textos e procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala. Basicamente, têm como finalidade:

Português - Gramática da Língua Portuguesa - InfoEscola O português é o quinto idioma mais falado mundo - mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial (Leia mais em Lusofonia). Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009. Bandeiras dos principais países em que o Português é idioma oficial.

Gramática sem decoreba Há anos se fala de uma concepção diferente do ensino de gramática, mas pouca coisa mudou.O professor sabe que decorar regras e ler a gramática (que deve ser usada só para consulta) não funcionam. Isso porque somente o estudo teórico não leva ninguém a falar, ler e escrever melhor.Como muitos educadores ainda não descobriram outra forma de abordar o tema, simplesmente o deixam de lado. O resultado é que o conteúdo praticamente desapareceu da sala de aula. Essa parte da língua foi relegada porque se acreditava que ela não dava competência para redigir bem. "Nos anos 1990, essa idéia começou a ser questionada", observa Kátia Lomba Brakling, uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª.

Uma forma diferenciada de trabalhar as variações linguísticas - Brasil Escola A linguagem como forma de interação entre as pessoas. Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros. E agora com o advento da tecnologia, esta questão precisa ainda mais ser discutida em sala de aula, pois a chamada linguagem virtual está interferindo nas produções textuais feitas pelos alunos.

A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO Cleide Inês Wittke (UFPEL) - Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa Profa. Dra. Cleide Inês Wittke (UFPEL) 1 Contextualizando o tema Embora venha ocorrendo de modo mecânico, por se tratar de um exercício de treinamento e não de um ato social de interlocução, a prática da escrita tem constituído o conteúdo abordado na aula de português, na escola, tanto no ensino médio quanto no fundamental.

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) 07 Jogos educativos para as aulas de português Ensinar português usando os recursos da tecnologia é mais uma forma divertida de ajudar seus alunos a memorizar e aprender melhor os conteúdos vistos em sala de aula. É aprender brincando o que você já ensinou, e com os jogos, reforçar a aprendizagem. Talvez você esteja cansado de ouvir falar que os professores devem utilizar essas ferramentas em suas aulas. Isso é importante, porém sei que ao longo dos anos ficamos desmotivados, uma vez que não é possível dedicar o tempo necessário para aprender e ensinar com a tecnologia. Vou citar três situações, mais acredito que você tenha passado por outras experiências ou conheça situações parecidas… 1° A carga horária de trabalho do professor é desgastante e corriqueira.

Usando corretamente a acentuação As estratégias a serem utilizadas são: - aula interativa; - trabalho em grupo; -jogos ortográficos. Professora ensina gramática com música e faz sucesso no YouTube Aprender português nunca foi tão divertido! A professora Carol Mendonça, que dá aula em cursos preparatórios há oito anos, está fazendo sucesso nas redes sociais ao ensinar língua portuguesa por meio de memes e músicas. Há um ano Carol começou a postar vídeos no canal Português para Desesperados, no YouTube. A leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias ISABEL SOLÉ "O ensino das stratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe." (Crédito: Foto: Sérgio Scripilliti) Pesquisas sobre como o leitor interage com o texto circulam no ambiente das universidades desde a década de 1970. Coube à espanhola Isabel Solé, professora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, trazer a discussão para as salas de aula.

Gramática Introdução Sinais ortográficos Sinais de pontuação Morfologia - Partes do discurso Substantivo Adjectivo Género Nomes uniformes Número Graus de significação dos nomes adjectivos Aposto ou continuado Atributo e acessório Nomes numerais Pronome Artigo Verbo Os complementos Agente da passiva Predicativo do complemento directo Complementos circunstanciais Elementos do verbo Tema e desinência Números e pessoas Desinências pessoais Modos dos verbos Tempos dos verbos

Related: