background preloader

Politica

Facebook Twitter

Frente de esquerda para quê? Leblon: O nome da crise não é Dilma. É dominância financeira. Crack, Haddad e o jornalismo multimídia da Folha de São Paulo. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, provável candidato à reeleição pelo PT, vai se tornando alvo preferencial de práticas jornalísticas para lá de questionáveis por parte da Folha.

Crack, Haddad e o jornalismo multimídia da Folha de São Paulo

"Quatro em cada 10 desistem de ação anticrack de Haddad". O HSBC faz as malas. Na quarta-feira 13, o burburinho em torno da provável venda do HSBC no Brasil indicava a possibilidade de realização do negócio ainda neste semestre.

O HSBC faz as malas

Com ativos totais de 150 bilhões de reais, trata-se do quarto banco privado no Brasil, antecedido por Itaú, Bradesco e Santander, e o sétimo na classificação geral. Bradesco, BTG Pactual e Santander compõem a relação de possíveis compradores, seguidos pelo canadense Scotiabank, por chineses como o Industrial & Commercial Bank of China e o espanhol Bilbao Vizcaya. O liberal clássico. Em sua edição de 6 de maio, a revista Veja entregou a seus leitores uma entrevista com o biógrafo e historiador inglês Richard Davenport-Hines.

O liberal clássico

Davenport é autor de várias biografias encastradas em episódios históricos populares. Vale a pena a leitura das histórias de vida dos tripulantes e passageiros do Titanic ou a narrativa, entre ácida e sarcástica, sobre o caso Profumo, escândalo que explodiu em 1963. An English Affair: Sex, Class and Power conta as travessuras sexuais e políticas de John Profumo, ministro das Relações Exteriores de Sua Majestade. Golpes à moda do século XXI. Estudo acadêmico de constitucionalista Pedro Serrano mostra as novas formas de conspirar contra a democracia em nossa época.

Golpes à moda do século XXI

Mesmo sem fazer nenhuma referência direta ao Brasil, é fácil entender do que ele está falando O conceito de pessoa humana talvez tenha sido o mais revolucionário da história do homem na Terra, traduzindo-se como imensa contribuição da cristandade para nossa sociabilidade. Ao divorciar o homem de sua apropriação como coisa para tratá-lo como filho de Deus, membro de uma imensa família humana, aliou-se a noção de homem à de igualdade e justiça. Todos essencialmente iguais, porque nascidos do mesmo Pai.” Será que isso é uma piada? Ou é uma tragédia das mentes tomadas pela mídia? Colunista da Folha chuta o pau da barraca.

Ricardo Melo, colunista da Folha, publicou hoje uma fortíssima denúncia contra a parcialidade da Justiça em favor do PSDB.

Colunista da Folha chuta o pau da barraca

Eu reproduzo abaixo alguns trechos. Será que Joaquim Barbosa vai pedir o “ostracismo” para ele? Assim caminha a impunidade (…) Vários pesos, várias medidas. Enquanto o chamado mensalão petista foi julgado com celeridade (considerado o padrão nacional) e na mesma, e única, instância suprema, o processo dos tucanos recebe tratamento bastante diferente. O que os dados da Fundação Casa dizem sobre a maioridade penal. “Como se pode esperar um bom resultado desse processo socioeducativo tão deficiente?

O que os dados da Fundação Casa dizem sobre a maioridade penal

É claro que não virá”. A frase do promotor de justiça Tiago de Toledo Rodrigues resume a situação nas unidades da Fundação Casa, responsável pela ressocialização de menores infratores de São Paulo. O diagnóstico do promotor da Infância e Juventude da capital paulista é feito com base em uma investigação de oito meses do MP, que mostra um cenário de superlotação, internações curtas e alto índice de reincidência entre os menores.

O relatório, ao qual CartaCapital teve acesso, vem a público em meio ao avanço da pauta da redução da maioridade penal no Congresso e ajuda a fazer um retrato da situação brasileira. Mesmo sendo considerado o melhor estado do País pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na aplicação de medidas para adolescente, São Paulo tem uma situação precária na Fundação Casa, segundo avaliação do Ministério Público. 'Indicação de Telhada desrespeita fundadores do PSDB', diz ex-ministro. Uma das principais autoridades do Brasil na área de direitos humanos, o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro é também um dos criadores do PSDB, fundado em 1988 pela ala progressista do PMDB e intelectuais de esquerda.

'Indicação de Telhada desrespeita fundadores do PSDB', diz ex-ministro

Secretário Nacional dos Direitos Humanos (1997 e 2000) na era Fernando Henrique Cardoso, Pinheiro foi um dos sete integrantes indicados pela presidenta Dilma Rousseff para integrar a Comissão Nacional da Verdade e nomeado pela ONU, em 2011, coordenador da Comissão Internacional de Inquérito para a Síria. Na quarta-feira 13, Pinheiro se juntou a outros tucanos históricos na assinatura de um manifesto da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, ligada à Arquidiocese de São Paulo, que pede ao líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, que revogue sua decisão de indicar o ex-comandante da Rota Coronel Telhada para a Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Leia a entrevista e, ao final dela, o manifesto: Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito. Reproduzido da Gazeta do Povo (Curitiba, PR) e do Correio Popular (Campinas, SP), 25/4/2015; intertítulo do OI Na bolsa de apostas do mercado e no habitual frufru da mídia, a indicação de Aldemir Bendine para substituir Graça Foster no comando da Petrobras foi considerado mais um dos brutais erros cometidos pessoalmente pela presidente Dilma no fim do primeiro mês do segundo mandato.

Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito

Escolha pessoal, contrariando a todos, inclusive ao presidente emérito, Lula da Silva. Acusações de favorecimento a uma pessoa de suas relações quando presidia o Banco do Brasil e a multa paga à Receita Federal obliteraram, como sempre acontece em ambientes propensos à satanização, um currículo de acertos estratégicos e políticos.

Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito. Confirmou-se mais uma vez a generosidade da Petrobras com os três jornalões (+ Valor).

Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito

Além das fortes emoções produzidas pela Operação Lava Jato que ainda consegue animar um jornalismo sonâmbulo, a publicação do balanço da petroleira no dia 8 de maio, sexta-feira, permitiu às maiores empresas jornalísticas do país tirar a barriga da miséria. Com as lojas desertas e as vendas desastrosas na temporada do Dia das Mães, a impressão e o encarte de um portentoso suplemento de 32 páginas em papel especial, quatro cores dos dois lados, salvou o faturamento de maio. A Petrobras foi uma mãe, e em troca ninguém reclamou contra a prodigalidade de uma empresa em estado quase falimentar. A publicação de balanços das empresas de capital aberto é obrigatória, a transparência é uma exigência da lei e constitui a chamada “publicidade legal”. Jornalista mineiro que denunciou caso de Furnas foi preso.

Qua, 13/05/2015 - 16:52 Atualizado em 13/05/2015 - 16:53 Sugerido por Henrique O.

Jornalista mineiro que denunciou caso de Furnas foi preso

Ajuste, política e religião. Há um grande equívoco na praça. Trata-se da ideia de que o ajuste fiscal em curso seria um conjunto de medidas econômicas, que envolve corte de gastos, elevação de impostos, realismo tarifário e racionalização administrativa. O engano é potencializado pelo fato de o comandante-em-chefe da iniciativa ser o ministro da Fazenda. Advogados acusam Moro de conduzir um processo ilegal. Uma leitora amiga me manda um vídeo impressionante, que traz os advogados de Fernando Soares, um dos réus da Lava Jato, protestando veementemente contra as artimanhas do Ministério Público e do juiz Sergio Moro para enganar a defesa e manipular o processo.

A cena do vídeo é uma sala da 2ª Vara Federal de Curitiba, e os personagens principais são Sergio Moro, dois advogados de defesa, e um procurador que não aparece no vídeo. Em determinado momento, um dos procuradores ofende o advogado, falando em chicana. Joaquim Barbosa, realmente, fez escola. Quanto Custa o Brasil pra Você?

Quanto Custa o Brasil pra Você - Sonegação no Brasil – Uma Estimativa do Desvio da Arrecadação do Exercício de 2014. Novo Código Penal é texto mais reacionário da nossa história - o cafezinho. Quanto mais a gente reza, mais assombração aparece! Dultra, professor de direito da UFF, adverte que o novo Código Penal, que será levado a plenário amanhã, 12 de maio, recebeu tantas intervenções negativas que se tornou uma verdadeira legislação de exceção. Onde nasceu a CIA - a rendição alemã na Itália, por Andre Araujo. Sab, 09/05/2015 - 14:22 Atualizado em 09/05/2015 - 14:27 Allen Dulles O processo de rendição da Alemanha que tem seu termo em 7 de Maio de 1945 no QG dos Aliados em Reims na França ofuscou uma rendição menos importante das tropas alemãs no Norte da Itália, que se deu uma semana antes, em 30 de Abril de 1945, no Palácio Real de Caserta perto de Nápoles.

Os alemães tinham no Norte da Itália com eixo em Milão cerca de um milhão de homens em formação de batalha, bem armados e abastecidos, que poderiam ainda oferecer uma resistência coerente, não era uma tropa em debandada. O grande objetivo estratégico de Allen Dulles, chefe do OSS, organismo precursor da CIA, que seria chefiado pelo mesmo Allen Dulles, era impedir que a inevitável rendição alemã se desse perante os "partigiani", os guerrilheiros que obedeciam ao Partido Comunista Italiano.

Jornalggn.com. Sex, 08/05/2015 - 14:30. Globo é denunciada no Ministério Público por crime de exploração sexual. Muito estranho! Incêndio na prefeitura de Claudio! Acaba de ser publicado em vários órgãos de imprensa. Uma boa teoria de conspiração. Como bom jornalista, eu odeio teorias de conspiração. O principal ministro do governo paralelo, por Maria Cristina Fernandes. Do Valor. O Brasil virou o país do fanatismo? - Galileu. As eleições presidenciais acabaram em outubro, com a legítima eleição da presidente Dilma Rousseff.

Scarlett Johansson recebia bolsa do governo americano. Qua, 06/05/2015 - 11:04. Sao Paulo Drought Perception Impedes Government Action. Sao Paulo’s Cantareira Reservoir system, shown here in November 2014, is currently 22 percent full as the region enters its annual dry season.Click image to enlarge. O PT ainda não entendeu o "antipetismo"? A esquerda paga pelo desgaste do PT. Um típico ciclista de classe média pedala por uma rua movimentada de São Paulo. Branco, olhos claros, eleitor de Marina Silva no primeiro turno de 2014 e de Aécio Neves no segundo, a bicicleta comprada na Europa, o capacete lustrado, o uniforme de neoprene mal saído da embalagem, nada o constrange, ou deveria constranger. GGN - O jornal de todos os Brasis. As sete mentiras da Globo sobre Lula. A revista Época é um dos instrumentos Golpistas das Organizações (sic) Globo.

Sobre a matéria, não deixe ver que o MP se tornou um agente político, segundo o Nassif. E a resposta do Instituto Lula, que tinha avisado no comício do 1º de Maio (e, como quem não quer nada, pergunta o Ricardo Melo: de que vive o FHC?) Professores: a máscara selvagem do Estadão. 1º de Maio: Lula e Vagner uniram a esquerda. Repressão no Paraná foi truculenta, covarde, idêntica a da Ditadura. Adam Smith and the British East India Company: a competitiveness perspective. Em video, governo do Paraná comemora o massacre. Paulo Roberto delata o PSDB. Quem inspira os jovens liberais que protestam contra Dilma e a esquerda?

Buracos morenos e sua predileção pelo PSDB, por Luis Fernando Veríssimo. Acordo com Zuckerberg: como manter os direitos e garantias aprovados no Marco Civil. Direita e esquerda jurídicas se unem em apoio à Fachin para o STF. Adalberto, da UERJ: a única bandeira do Aécio é o impeachment. Chamar a escola pública paulista de medíocre seria um elogio, por Sérgio Íscaro. O que tem o PSDB (Aécio) a declarar. Tijolaço rebate Merval: como Ayres Brito, Fachin pode sim chegar ao STF. Na estranha terra da internet, o ódio é gratuito, mas o amor tem seu preço. A verdade é mole. A Globo não apoiou a ditadura! Por que a Folha denunciou que Alckmin paga por ataques ao PT? O SUS na mira de Eduardo Cunha. Jovem é punido com mais rigor que adulto, diz presidenta da Fundação Casa. Descoberto como prestador de serviços do governo de SP, blogueiro é chamado de “picareta”

"Indivíduos prósperos" são os manifestantes do impeachment, diz The Economist. Interesse nacional e causa política nos EUA, por André Araújo. Os defensores do impeachment na Operação 'Puxando a Capivara' Moro, é a glória! #ExplicaMoroPorqueSoPT! Capa. Quando Zelotes bate na "zelite", Moro vira perigo, por Antonio Lassance. A democracia morreu, agora é oficial, por Milly. Uma manobra grega maior que a vitória de Maratona, por J. Carlos de Assis. Não fiz concurso para Batman!, por David Queiroz. Não fiz concurso para Batman!, por David Queiroz. Os filhos de Brutus e o PT, por Aldo Fornazieri.

A arte de escrever para idiotas, por Marcia Tiburi e Rubens Casara. Gerdau é apontada como pagadora de propina, na Operação Zelotes. A falácia do Estado grande. Quem nos garante um futuro melhor sem a presidente? Por Fernanda Torres. Eduardo Cunha - Rede de Escândalos - VEJA. Remember, America's Top Spy Says Iran Isn't Trying to Build A Nuke. Pentagon Rolls Out 'NSA-Proof' Smartphones. Janio dá lições morais a Gilmar Mendes. Mas, Janio, você acha que ele aprende? Os “valentões” com a Bolívia esqueceram do “tio” FHC. Uma usina desativada em troca de mais gás. O que fazia o líder do “vem pra rua” Biografia não autorizada do herói do “Vem pra rua” Dilma devia imitar o Putin. E fichar as ONGs da Bláblá. Three Steps To Destroy ISIS on Twitter. A mentira como arma de propaganda, por Diogo Costa. Quem está por trás do protesto no dia 15. Em busca de um mártir?

Vazamentos suíços, canalhices brasileiras. “A esquerda sai de alma lavada” (*) Are the Koch Brothers Behind Brazil's Anti-Dilma March? Brazilians Respond to Destabilization Plans with #GloboGolpista. Brazil's Right-Wing Undermining of Democracy. Na lista do HSBC, a “baruscada” do Governo FHC. Solving Online Activism's Astroturfing Problem With Bitcoin Tech. As duas faces de Vladimir Putin. Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito. O fim da política - Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 27/2/2015. Problem loading page. Após 3 anos, policiais devem ser julgados por assassinatos de adolescentes em São Paulo. Why America's Obsession With Iran’s Centrifuges Could Give Tehran the Bomb.

Agua

Empório Brasil de notícias - Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 12/2/2015. Why the Not-So-Great Vaccine Debate of February 2015 Doesn’t Matter - Tara Haelle - POLITICO Magazine. Why the Not-So-Great Vaccine Debate of February 2015 Doesn’t Matter - Tara Haelle - POLITICO Magazine. Globo flagra Gilmar e zé em grampo com áudio!​ A matriz de todos os escândalos - Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 6/2/2015. Rousseff Impeachment Talk Has Ally Saying Rivals Flirt With Coup - Bloomberg Business. O cenário do escândalo - Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 5/2/2015. O burro na sala dos paulistas - Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 4/2/15