background preloader

Reformas na educação

Facebook Twitter

Quais são os efeitos das políticas de bônus para professores - Nexo Jornal. Como o BRASILEIRO ficou ABOBADO??? A Educação Superior e o Resgate Intelectual - O Relatório de Yale de 1828. A escola pública vai bem, obrigada – Senso Incomum. No último dia 4 foi noticiado no Jornal Hoje que, das 100 escolas brasileiras com melhor desempenho no ENEM, apenas 3 são públicas.

A escola pública vai bem, obrigada – Senso Incomum

Os apresentadores, num tom que misturava decepção e preocupação, anunciaram uma matéria com as 3 escolas que se destacaram e o diagnóstico foi: “O diferencial? A escola tem jornada ampliada, com aulas à tarde duas vezes por semana”. Em seguida, a diretora fala sobre a visão e os valores da instituição, naquele pedagogês que faz qualquer professor com mais de 5 anos de carreira revirar os olhos de tédio. Nossa, que fácil, não? Basta aumentar a quantidade de horas que o aluno passa na escola e a qualidade do ensino será uma consequência? Fato é que o jovem de hoje não está lá muito a fim de aprender. Nossos governantes ignoram que o aluno atual não quer estudar.

Uma grande piada. Em 22 de setembro, o governo federal, manifestando sua famigerada preocupação com a educação, apresentou uma medida provisória com uma série de alterações no ensino médio.

Uma grande piada

Eu ri. Diário do Comércio. Escola sem censura.

Diário do Comércio

O que Raios é o Construtivismo? Por criatividade, professor precisa tornar o pensamento do aluno visível. Em pouco mais de 20 centímetros de tela, dezenas de professores disputam espaço para divulgar seus próprios projetos e comentar o trabalho de colegas.

Por criatividade, professor precisa tornar o pensamento do aluno visível

São pequenas ideias ou planos de aulas já robustos pensados para desenvolver a criatividade de alunos que são estimulados a sair da rotina e pensar diferente. No computador que Cesar Augusto Amaral Nunes, pesquisador da Faculdade de Educação da Unicamp e especialista em desenvolvimento e avaliação de criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas, levará a Paris neste mês para a reunião da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) estão amostras de como é possível envolver a estrutura de uma rede pública (Chapecó, em Santa Catarina) para criar um modelo de educação inovadora.

O projeto realizado no sul do país tira professores e alunos da zona de conforto para dar vez à experimentação e à busca de respostas que vão além do sim ou não para proporcionar uma aprendizagem mais profunda. 10 coisas que aprendi sendo militante no movimento estudantil. Como boa parte dos estudantes universitários brasileiros, meus primeiros anos de graduação poderiam ser resumidos em uma mesma rotina: trabalhar durante o dia e estudar à noite.

10 coisas que aprendi sendo militante no movimento estudantil

Durante este começo de faculdade, tudo que eu saberia dizer sobre o movimento estudantil é que ele era responsável por emitir as carteiras de estudantes e eventualmente ocupar a reitoria. Assim como a maioria dos meus colegas, quase todo contato que tive com este peculiar grupo nas universidades brasileiras neste período, se resumia aos períodos de confusão no pátio da faculdade, também conhecidos como “eleições”. 5 exemplos de como a doutrinação ideológica atua na educação brasileira. Educação, eis a palavrinha mágica no discurso dos políticos e nas faixas de campanha, nos gritos de protesto e nas passeatas sindicais, a solução inevitável para todos os nossos problemas.

5 exemplos de como a doutrinação ideológica atua na educação brasileira

Na posse do segundo mandato da atual presidente, ela foi a estrela máxima: “O novo lema do meu governo, simples direto e mobilizador, reflete com clareza qual será a nossa prioridade, e sinaliza para qual setor deve convergir nossos esforços. Olavo de Carvalho - Porque é tão difícil para brasileiros, entender o óbvio? Olavo de Carvalho - Paulo Freire ??????????????? O Método Sócio-Construtivista. A bronca do Professor Pierluiggi Piazzi: Estamos criando uma geração de deficientes mentais. Prof Pierluigi Piazzi (ESTIMULANDO INTELIGÊNCIA) Fronteiras. Grupo A » Revista Pátio. Isso é o que acontece quando uma criança deixa o sistema tradicional de ensino. 10 coisas que você não aprende na escola ou na faculdade. 1.

10 coisas que você não aprende na escola ou na faculdade.

Como amar o próximo.2. Como se relacionar com uma pessoa que não gosta das suas idéias.3. Como arrumar uma namorada.4. Como tratar bem a namorada que você arrumou.5. O que a maioria das escolas não ensina, mas ainda assim podemos e devemos aprender (Parte 1) Steve Jobs disse, certa vez: “Todo mundo neste país deveria aprender como programar um computador… Porque isso ensina como pensar.”

O que a maioria das escolas não ensina, mas ainda assim podemos e devemos aprender (Parte 1)

Antigos Problemas. Outro daqueles artigos antigos que precisa ser lido, relido e trilido:

Antigos Problemas

Arrogância ou desabafo? Estudante dá lição de moral em professora e vídeo viraliza. Reprodução A educação atualmente está passando por uma profunda mudança de padrões, isso é um fato acima de qualquer dúvida.

Arrogância ou desabafo? Estudante dá lição de moral em professora e vídeo viraliza

O que antes consistia em transmitir conhecimento de maneira fragmentada e positivista - a velha divisão de aulas em 50 minutos, com as cadeiras em formação militar - gradativamente está evoluindo para o estímulo e a problematização do cotidiano junto aos alunos. Mas essa evolução está provocando, em alguns casos, polêmicas ácidas. Nesta semana, Jeff Bliss, um estudante norte-americano de 18 anos se levantou durante a aula e, em vez de ameaçar ou agredir a professora, passou um sermão daqueles. "Eu vou te dizer o que precisa ser feito. La Educación Prohibida - Película Completa HD.

Notable Opinion Art of 2012 - Interactive Feature. Só 4,8% dos alunos da rede pública paulista saem da escola com domínio adequado de matemática - vida - educacao. Apenas 0,3% dos alunos das escolas públicas paulistas termina o ensino médio com domínio avançado de matemática. O porcentual se mantém estagnado há três anos.

Na outra ponta, 55,8% dos concluintes sabem abaixo do básico na disciplina (eram 57,7% em 2010) Em língua portuguesa, só 0,5% tem nível de proficiência avançado e 34,4% não dominam nem o básico quando saem da escola. Os dados, do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), foram divulgados na noite desta sexta-feira, 8, pela Secretaria da Educação. Nos anos iniciais do ensino fundamental, subiu de 9,8% para 14,8% no último triênio o número de estudantes que dominam língua portuguesa no nível avançado.

No ciclo 2 do ensino fundamental, agora 10,1% sabem matemática pelo menos no nível adequado. O maior avanço foi registrado no ensino médio. Só 10% dos jovens sabem matemática - geral - geral. AE - Agência Estado O ensino médio, principal desafio educacional do Brasil, tem apenas 10,3% de seus estudantes com aprendizado em matemática adequado à sua série. Além de ser baixo, o dado ainda representa piora: em 2009, o porcentual era de 11%. Em língua portuguesa, o índice ficou em 29,3% nessa etapa, estável em relação ao levantamento anterior. Antonio Gramsci. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Antonio Gramsci (Ales, 22 de janeiro de 1891 — Roma, 27 de abril de 1937) foi um filósofo, político, cientista político, comunista e antifascista italiano. Como emburrecer alunos seguindo técnica de Antonio Gramsci.

Aprendizagem Criativa

ADM Talks #2 - O que o mercado espera de você? Top 10 skills children learn from the arts. Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação - geral - geral. O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.

Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong. Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição. Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Cuidado! A Internet pode te deixar mais burro - Rodolfo Araújo. Evolução do ensino da matemática...

Método de ensino. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Marshall McLuhan. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Imre Lakatos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A educação no Brasil - uma crítica por Richard P. Feynman. A educação no Brasil - uma crítica por Richard P. Feynman. Bondía- Artículo: Notas sobre a experiência e o saber de experiência - Revista Brasileira de Educação. Mudando Paradigmas na Educação (Dublado) - RSA Animate. Sir Ken Robinson Q&A TheArtof com. UnCollege - Hacking Your Education.

Uab.capes.gov. Autonomia Soluções em Educação.