background preloader

Reportagens y crónicas

Facebook Twitter

1467388514 ARQUIVO AatuacaodeJoaoAntonionaimprensaalternativa SILVAJCB. La mudanza – Periodismo de Barrio. La independencia de un pueblo consiste en el respeto que los poderes públicos demuestren.

La mudanza – Periodismo de Barrio

Fui assediada no ginecologista. O abuso relatado pela jovem não representa um caso isolado.

Fui assediada no ginecologista

Luisa* é uma das 374 mulheres (53%), de um total de 700 participantes, que afirmam já terem sofrido abuso sexual ou moral em consultas com ginecologistas, de acordo com levantamento on-line realizado pelo Catraca Livre. As entrevistadas responderam uma série de questões a respeito da conduta de seus médicos entre os dias 15 de abril e 5 de maio de 2016. A pesquisa foi realizada com leitoras de todo o Brasil, que enviaram relatos de cidades como Natal (RN), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Contagem (MG), Belo Horizonte (MG), Londrina (PR), Joinville (SC) e Pelotas (RS).

Somos Nosotros - Distintas Latitudes. Diário Catarinense. Á na Carta Régia de 1808, Dom João VI afirmava que a guerra aos indígenas estava declarada e quem atrapalhasse a civilização deveria ser combatido. – Com a Lei de Terras de 1850 a situação indígena se agravou, porque tornou devoluta toda a terra que não tivesse escritura – conta o historiador Rafael Casanova Hoerhann.

Diário Catarinense

A Lei de Terras abriu as portas para os imigrantes que chegavam aos milhares a Santa Catarina. São Pedro de Alcântara recebeu a primeira leva de alemães em 1829. Estranha mania de ter fé na vida — Puntero Izquierdo. Estranha mania de ter fé na vida Jogadores do União São Bento, time de Bento Rodrigues, distrito devastado pela lama da Samarco em Mariana (MG), perderam lar, empregos e até família, mas seguem fazendo do futebol um momento de congregação e alívio POR DANIEL CAMARGOSFotos: Pedro Castro Olateral-direito Marcelo José Felício, 31 anos, abaixa a cabeça, joga a bola para frente e dispara em direção à área adversária.

Estranha mania de ter fé na vida — Puntero Izquierdo

Quando o zagueiro se aproxima ele toca para o centroavante Gilberto, posicionado na meia-lua. Contente Apresenta: Detox Digital. Um dia depois de voltar de uma viagem com a família, me inscrevi em um retiro de silêncio.

Contente Apresenta: Detox Digital

A proposta era passar quatro dias sem celular nem internet e, principalmente, sem usar a voz. Achei que era tudo o que precisava. Untitled. Uma vida em movimento, de repente congelada. PARK CITY, Utah — Era apenas o topo de uma montanha, mas para Laís Souza, bem equilibrada em seus esquis no alto da pista intimidante chamada Double Jack, era o lugar mais incrível do planeta.

Uma vida em movimento, de repente congelada

Com 25 anos, Laís foi uma das melhores ginastas do Brasil, com duas participações na equipe olímpica brasileira de ginástica. E tinha acabado de receber uma notícia muito animadora: estava novamente classificada para os Jogos Olímpicos. Só que dessa vez eram os Jogos de Inverno, fato completamente inédito que dava ressonância especial à sua façanha. Missão Mário de Andrade: uma viagem pela cultura popular inspirada nas pesquisas do escritor. Quando a Missão passou por Arcoverde, em 15 e 16 de março de 1938, a cidade pernambucana, a 250 quilômetros do Recife, ainda se chamava Barão do Rio Branco, mas a família de Severina Lopes já vivia ali.

Missão Mário de Andrade: uma viagem pela cultura popular inspirada nas pesquisas do escritor

Exclusivo: conheça o "kit gay" vetado pelo governo federal em 2011. Em 2004, o governo federal lançou o programa Brasil sem Homofobia com o objetivo de combater a violência e o preconceito contra a população LGBT (composta por travestis, transexuais, gays, lésbicas, bissexuais e outros grupos).

Exclusivo: conheça o "kit gay" vetado pelo governo federal em 2011

Uma parte dele enfatizaria a formação de educadores para tratar questões relacionadas ao gênero e à sexualidade. Nascia aí o projeto Escola sem Homofobia. Por meio de um convênio firmado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi elaborado o material que seria distribuído às instituições de todo o país. Entretanto, uma polêmica impediu sua circulação. Em 2011, quando estava pronto para ser impresso, setores conservadores da sociedade e do Congresso Nacional iniciaram uma campanha contra o projeto. Saiba o efeito da sombra da farda nas vítimas – Invisíveis. Os invisíveis Mãe diz ter sido ameaçada quando investigava participação de policiais inocentados no tribunal Por Ana Cláudia Barros, do R7 Nas folhas de um caderno velho, a aposentada Valquíria Marques Azevedo dos Santos, 66 anos, guarda, com zelo de mãe, as informações que conseguiu investigar sobre o assassinato do filho Wagner Marques dos Santos.

Saiba o efeito da sombra da farda nas vítimas – Invisíveis

Com 15 anos recém-completados, o adolescente foi morto com um tiro de espingarda calibre 12 no coração. Retrospectiva 2014. Foi um ano de muito trabalho, muitas investigações, inovações e em que a independência mostrou todo o seu valor para o jornalismo de qualidade.

Retrospectiva 2014

Com a realização da Copa do Mundo e das eleições majoritárias o Brasil foi foco de atenção internacional e de muito debate interno – das redes às articulações dos movimentos sociais. Para nós, da Pública, que cobrimos os preparativos da Copa sob o ponto de vista dos direitos humanos, foi a consagração de um trabalho. Dos despejos às obras de mobilidade urbana que perderam espaço para os estádios, da violência policial à vigilância sobre militantes de movimentos sociais, concluímos nossa cobertura como referência para os que buscam a informação sobre o outro lado do evento mundial.

Ouvidor-geral - Aliás - Estadão. Desde que vivem juntos, Vasco Pimentel pede à mulher que não lhe fale quando acaba de acordar. Toda manhã, esse diretor de som que inspirou Viagem a Lisboa, filme do cineasta Win Wenders, precisa de uma hora e meia sem ouvir nada. Quando a mulher se esquece e começa a lhe falar, ele levanta a mão como um guarda de trânsito. Stop. Tinhorão de volta à roda - 21/09/2014 - Ilustríssima. RESUMO O historiador José Ramos Tinhorão protagonizou refregas ao se posicionar contra movimentos, como a bossa nova e o tropicalismo, e ícones da música popular.

Aos 86, distante do noticiário e preparando o 29º livro, o crítico marxista, que diz ter rompido com a vida burguesa nos anos 80, segue inquieto, amado e odiado. Sentado com as pernas abertas numa cadeira de boteco, as mãos espalmadas sobre os joelhos, José Ramos Tinhorão observa a roda de samba em sua homenagem. Na véspera, 7 de fevereiro de 2014, ele completara 86 anos, daí o motivo da festa.

"Estou vivendo com você/ Num martírio sem igual/ Vou largar você de mão/ Com razão/ Para me livrar do mal", canta a roda, formada pelos grupos Terra Brasileira e Samba de Terreiro de Mauá, por amigos e admiradores. Destoar faz parte da natureza do velho historiador e crítico. Quem passa pelo cruzamento das ruas General Jardim e Dr. Uma visita a Colniza, a cidade mais violenta do Brasil. Esquecido pelas autoridades federais, o município de Colniza foi agraciado com o prêmio de "cidade mais violenta do Brasil".

Uma terra onde propriedade se ganha na violência e na corrupção, e as árvores amazônicas não passam de metros cúbicos de madeira à espera de serem cortados e vendidos Reflexivo, o madeireiro sentado ao meu lado na mesa do bar, junto do fotógrafo Araquém Alcântara e do sertanista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Pedro Rodrigues, é magro, tem 54 anos, cabelos grisalhos, um jeito simpático, meio dissimulado, e um tranqüilo sotaque mineiro. Com algumas cervejas, ele, Júlio Pinto, baixa a guarda que adotara no início da conversa, desconfiado de nossa presença na cidade. E se dá a falar particularidades da vida, como a relação que tem com um filho deficiente, a tristeza que sente desde que foi largado pela esposa, e sobre seu pai, Renato Pinto, a quem considera um homem sábio.

Último preso da Ilha Grande conta dias para fim da pena - BBC. UOL Copa do mundo. Tráfico de Pessoas - reporterb. As viúvas do sertão. Rosto sulcado pelo tempo, como os leitos dos rios fantasmas que assombram a região. Pele e corpo ressecados, feito a terra, outrora fértil que hoje se desfaz em areia levada pelo vento. RS é o segundo Estado que mais baixa conteúdos neonazistas na internet. Pública. Reportagem especial Ave Maria. Perfil: a insustentável leveza de ser Walter, um sobrevivente. Walter vive melhor momento da carreira no Goiás (Foto: André Durão / Globoesporte.com) Walter tinha seis anos. Estava na rua quando o boato começou a correr. Ficou assustado. Subiu na garupa da moto dirigida por um de seus irmãos e saiu em disparada pelo Recife.

Em poucos minutos, viu o ônibus parado. Arquitetura da Gentrificação. Palavras perambulam feito sombras por aí. Ilustração por Karina Freitas Palavra é fantasma. Um país dividido pela fé.