background preloader

Plano de aula

Facebook Twitter

Estes quadrinhos vão ajudá-lo a descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa. Aqui no Brasil — e em muitos outros países —, o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira.

Estes quadrinhos vão ajudá-lo a descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa

Sendo assim, nada mais justo que o dia 2 ser conhecido como o Dia Internacional da Checagem de Fatos! Para celebrar a data, Aos Fatos, em parceria com a IFCN (International Fact-Checking Network), produziu um manual em quadrinhos com sete dicas para você descobrir se uma informação é ou não é verdadeira. Para fazer o download do manual em versão .pdf, clique aqui. Estão disponíveis também versões em inglês, francês, italiano e suaíli. Este plano de aula ajudará alunos do ensino médio a aprenderem a checar brincando. Plano de aula em formato de jogo de cartas foi traduzido por Aos Fatos em cooperação com a Agência Pública por ocasião do Dia Internacional da Checagem de Fatos.

Este plano de aula ajudará alunos do ensino médio a aprenderem a checar brincando

Veja aqui outras ações que Aos Fatos preparou para a ocasião. Idealizado e elaborado pela organização italiana Factcheckers.it para a IFCN (International Fact-Checking Network), o jogo "Cheque Isso! " a00390 8584684d889e4ce883ef2185c3a9d22a. Guia ilustrado videocriar. Culturahackerjornalismo. Connected.

culturahackerjornalismo

This pad seems to be opened in more than one browser window on this computer. Reconnect to use this window instead. Your permissions have changed while viewing this page. Try to reconnect. There are communication problems with the synchronisation server. Perhaps you connected through an incompatible firewall or proxy. Couldn't connect to the synchronisation server. This is probably due to a problem with your browser or your internet connection. The server is not responding. This could be due to problems with network connectivity.

An edit you have made was classified illegal by the synchronisation server. This could be due to a wrong server configuration or some other unexpected behaviour. The pad you are trying to access is corrupt. This may be due to a wrong server configuration or some other unexpected behaviour. This pad has been removed. The connection to the server was lost The server may be unavailable. Valente aula1 sexo genero poder. Valente aula2 violencia interfaces. Plano de aula gratuito ensina estudantes a checar informações. Plano de aula gratuito traduzido pela Agência Pública para o Dia Internacional do Fact-Checking.

Plano de aula gratuito ensina estudantes a checar informações

Reprodução Reconhecer infomações falsas e evitar compartilhá-las pode ser muito difícil, ainda mais em meio ao excesso de conteúdo que circula pela internet. Para ajudar estudantes de ensino médio a desenvolverem essa habilidade, o Instituto Poynter – entidade norte-americana sem fins lucrativos que promove o ensino do jornalismo – desenvolveu um plano de aula que explica princípios da verificação de fatos. O guia faz parte das celebrações do Dia Internacional do Fact-Checking, comemorado em 2 de abril, e está disponível em 11 idiomas. A versão em português foi produzida pela Agência Pública, que mantém o projeto de fact-checking Truco.

As atividades do plano – que pode ser baixado gratuitamente no site do Dia Internacional do Fact-Checking – têm uma duração estimada de 75 minutos, o que permitiria encaixá-lo em uma aula dupla. Guia de participação cidadã para educadores. ¿Qué quiero contar y a quién se lo quiero contar?: puntos de partida de una iniciativa periodística.

2 Guia didactica Nostalgia de la luz. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais – O Incrível Zé. O texto de cada grupo de trabalho se dirige a diversos agentes do cotidiano escolar, particularmente, os(as) professores(as), trazendo, para cada nível ou modalidade de ensino, um histórico da educação brasileira e a conjunção com a temática étnico-racial, adentrando na abordagem desses temas no campo educacional e concluindo com perspectivas de ação.

Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais – O Incrível Zé

Guia traz 60 brincadeiras para discutir direitos humanos com as crianças. Brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança.

Guia traz 60 brincadeiras para discutir direitos humanos com as crianças

Quando brinca, a criança está desenvolvendo uma série de habilidades e novas competências, usando sua imaginação e se relacionando com o mundo. Brincar em grupo também é importante: a criança aprende a dividir, lidar com a diferença e socializar. Apostando nisso, a Equitas, uma ONG internacional sediada no Canadá, que oferece programas de transformação e educação em direitos humanos, desenvolveu o Play It Fair, um guia contendo 60 brincadeiras e atividades para desenvolver com crianças de 6-12 anos para discutir temas como direitos humanos, discriminação e resolução de conflitos. 25 desafios da infância e da adolescência no Brasil.

Na volta às aulas, a ONU Mulheres divulga currículo e planos de aulas para o ensino fundamental sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas – ONU Mulheres. 25.02.2016 - Na volta às aulas, a ONU Mulheres divulga currículo e planos de aulas para o ensino fundamental sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas.

Na volta às aulas, a ONU Mulheres divulga currículo e planos de aulas para o ensino fundamental sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas – ONU Mulheres

Professoras usam contos de fadas e cartazes para ensinar direitos sociais. Plano de Aula- Estereótipos e estigmatização, Discriminação e preconceito; Multiculturalismo e políticas de reconhecimento. “O etnocentrismo consiste em julgar, a partir de padrões culturais próprios, como “certo” ou “errado”, “feio” ou “bonito”, “normal” ou “anormal”, os comportamentos e as formas de ver o mundo dos outros povos, desqualificando suas práticas e até negando sua humanidade.

Plano de Aula- Estereótipos e estigmatização, Discriminação e preconceito; Multiculturalismo e políticas de reconhecimento

Assim, percebemos como o etnocentrismo se relaciona com o conceito de estereótipo, que consiste na generalização e atribuição de valor (na maioria das vezes, negativo) a algumas características de um grupo, reduzindo-o a essas características e definindo os “lugares de poder” a serem ocupados. É uma generalização de julgamentos subjetivos, feitos em relação a um determinado grupo, impondo-lhe o lugar de inferior e de incapaz, no caso dos estereótipos negativos.

Os estereótipos são também uma maneira de “biologizar” as ca­racterísticas de um grupo, isto é, considerá-las como fruto exclusivo da biologia, da anatomia. 5 coisas que você deve saber para elaborar um plano de aprendizado - Portal Geledés. Publicado em Quarta, 26 Março 2014 10:07 Se você deseja que seus alunos possam aprender mais em menos tempo, isso é possível por meio de um plano de aprendizado.

5 coisas que você deve saber para elaborar um plano de aprendizado - Portal Geledés

Porém, para que você consiga elaborar um plano eficaz, é imprescindível que você mantenha 5 coisas em mente. São elas: Cinema e Educação. 1ª Etapa:Inicio de Conversa O curta metragem Dona Cristina Perdeu a Memória, de 13 minutos, mostra a relação de amizade que se constrói entre um garoto chamado Antônio com uma senhora que gosta de ser chamada por Cristina.

Cinema e Educação

Ele mora ao lado de um asilo de idosos, onde mora Dona Cristina. No primeiro contato Dona Cristina ensina Antônio a dar bom dia e pergunta seu nome. Começa, então, a desfilar histórias sobre o nome Antônio. Somente no segundo contato é que o garoto se dá conta que a senhora se esqueceu de alguns dados e que conta histórias desencontradas.