background preloader

Culinária

Facebook Twitter

Ratatui dos pobres. Sabores do Mediterrâneo - Tertúlia de Sabores. Há blogs com os quais nos cruzamos que nos ficam de imediato na memória, daqueles que queremos fazer todas as receitas, é o caso do Anice & Cannella, um blog italiano que descobri recentemente com óptimas receitas e uma fotografia fantástica. Das muitas delícias que por lá se encontram, não consegui resistir a este aperitivo à base de Azeitonas.

Azeitonas em Crosta Ingredientes: 20 azeitonas verdes descaroçadas (usei recheadas com amêndoa)50 g de farinha30 g de manteiga30 gr de queijo parmesão ralado (pode ser fresco ou seco)1 colher de sopa de água fria Preparação: Mistura-se a farinha com a manteiga, adiciona-se o queijo e a água fria para ligar, guarda-se a massa no frigorifico por meia hora, (eu coloquei no congelador por 15 minutos). Estende-se a massa com a ajuda do rolo da massa sobre uma superfície enfarinhada (eu estendi entre duas películas de film de cozinha sem a farinha) e cortam-se pequenas rodinhas, utilizei uma chávena de café para o fazer.

Crostini com Mozarella e Presunto. Na mesa de aniversário do almoço de anos do M., havia também estes crostinis de sabores muito simples e tradicionais. O meu pai achou que eram os menos conseguidos, mas os restantes convivas gostaram destes crostini suaves! Ingredientes para cerca de 30 crostini: 2 baguetes pequenas 1 bola de mozarella fresca oregãos q.b. azeite q.b. fatias finas de presunto Preparação: Corte as baguetes em fatias finas e coloque-as num tabuleiro que vá ao forno. Bom Apetite! Morgados | Wikipedia de Receitas. Bolachas - Bolinhos - Biscoitos - Cookies. Cake pops são pequenos bolos, esféricos, cobertos e decorados, num pauzinho estilo chupa-chupa, que atraem, não só, os pequenotes. O bolo interior pode ser feito de duas maneiras: esfarelando um bolo já pronto, amassando-o com um pouco de manteiga, um creme ou doce e moldando-o em pequenas bolas; ou assando pequenas bolinhas de massa no forno em formas próprias duplas com concavidades que também lhe servem de tampa, metálicas antiaderentes ou em silicone ou assando em máquinas - cake pops maker, bem ao estilo das de waffles ou de donuts, que foi este o caso.

A massa a usar, teoricamente, pode ser qualquer uma, como a do nosso bolo preferido: de chocolate, limão, laranja, cenoura, iogurte... Desta vez apresento uma massa simples, de baunilha, também para sobressair o sabor a chocolate da cobertura. Estes cake pops podem ter recheio: uma avelã, amêndoa, amendoim ou até um Maltesers, enterrando-os na massa ainda crua. Alegra qualquer mesa de aniversário.

Fiz assim... Deixar repousar. Bolos de garfo. Quando eu era criança, a minha mãe fazia com muita frequência os designados bolos de garfo. Como todas as receitas, esta teve a sua época e depois acabou por cair no esquecimento. Hoje, lembrei-me de a recuperar, o que me permitiu perceber como mudou a composição das gorduras utilizadas e como isso afecta a consistência das massas e obrigada a que se façam adaptações. Neste caso, quando voltar a fazer estes bolos reduzirei a margarina, assim como o açúcar que actualmente também me parece excessivo.

Bolos de garfo 125 g de açúcar; 125 g de manteiga; 250 g de farinha; 1 ovo Amassam-se muito bem todos os ingredientes. Tendem-se pequenos bolos com a forma de croquetes que se enrolam em açúcar e depois se riscam por cima com um garfo. Bolo festivo com ananás - Activa.pt. Plantar Portugal. As Hortas Comunitárias são espaços criados para a prática da horticultura de lazer, para os munícipes de uma cidade. Espaços onde as famílias se podem inscrever e cultivar os seus produtos, como a alface, tomate, couve, espinafre, repolho, alho, cenoura, entre outras verduras e legumes, assim como árvores de frutos, plantas medicinais e aromáticas. Olá Visitante! O conteúdo deste artigo encontra-se parcialmente oculto.Aproveita este momento e efectua o teu registo se ainda não fores membro e assim poderes ver a totalidade do conteúdo publicado.Associa-te a esta causa!

Solidariza-te connosco na defesa e valorização das Florestas, Agricultura e Meio Ambiente.registo. Livro de receitas/Massas para pastéis assados. Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto. Existem várias maneiras de preparar: Massa de pastel assado - 1[editar | editar código-fonte] Ingredientes e Preparo:[editar | editar código-fonte] 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, peneirada --1 colher (sopa) de fermento em pó;3 ovos, ligeiramente batidos;2 colheres (sopa) de manteiga;1 colher (sopa) de banha;Sal a gosto;Leite frio, se precisar. Preparo: Misture bem todos os ingredientes e coloque o leite devagar até obter uma massa de boa consistência.Amasse bem e deixe a massa descansar durante meia hora, no mínimo.Abra a massa bem fina, com o rolo enfarinhado e faça os pastéis, colocando o recheio que preferir.Arrume os pastéis num tabuleiro untado e com um pincel, passe sobre eles uma fina camada de gema de ovo.Asse em forno quente.

Massa de pastel assado - 2[editar | editar código-fonte] Ingredientes e Preparo:[editar | editar código-fonte] Massa de pastel assado - 3[editar | editar código-fonte] SOPA DE MISTURA DE LEGUMES. Uma das "invenções" que me agradam muito, a nível dos congelados, é as embalagens de mistura de legumes para fazer sopa.Bem sei que uma sopa feita com legumes frescos fica mais saborosa e com muitos mais nutrientes e vitaminas, mas por vezes, quando a falta de tempo aperta, estas embalagens dão muito jeito.

Gosto particularmente de umas que se vendem no Lidl, pois são grandes (1kg), relativamente baratas e trazem uma grande variedade de legumes.Aqui fica uma sopinha feita com essas embalagens de mistura de legumes congelados. 1 cebola grande1 fatia de abóbora400gr de curgette1dl de azeite1,2l de água1 caldo knorr de legumes500gr de mistura de legumes congeladossalnoz-moscada Descasque a cebola, as curgettes e a abóbora e corte tudo em pedaços. Refogue ligeiramente no azeite. De seguida regue com a água, junte o caldo knorr e cozinhe por 15 a 20 minutos.Triture a sopa com a varinha mágica e quando retomar fervura envolva a mistura de legumes congelados.

PÃO DOCE - O PÃO DOCE. Já fiz muitos pães, mas nenhum tinha sido comido em 20min.. Pois é, foi ao lanche e foi comido morno, foi só o tempo de arrefecer um pouco para poder ser agarrado para ser cortado. Eu, Pê, Rê e Bê comemo-lo, não sobrou migalha para contar história. Amassado e assado na MFP é muito rápido, mas, assado no forno convencional fica ainda melhor pois poderá ter uma cobertura, com açúcar, mais extensa e outra forma.

Pode ser tendido em pequenas bolas óptimas para um lanche. Dentro dos pães doces que já fiz este fica diferente dos já aprovadíssimos: Pão de Leite e Pão de Leite Condensado, por isso lhe chamei simplesmente o Pão Doce. A farinha Custard dá a cor amarela e um sabor abaunilhado característico. O interior deste pão é muito macio e muito saboroso. Fiz assim... INGREDIENTES200ml de leite morno50ml de água morna2 colheres (chá) de fermento seco ou equivalente100g de açúcar3 colheres (sopa) de leite em pó2 colheres (sopa) de farinha custard2 colheres (sopa) de margarina500g de farinha T65. MASSA DE CREPES. Esta especialidade francesa, é muito versátil quer na versão doce ou salgada, e é apreciada por todos.

Pode ser servida como entrada, prato principal ou sobremesa, do pequeno-almoço, ao brunch, almoço, lanche, jantar ou mesmo lanche tardio. Dos famosos, Crêpe Suzette e Crepe com Chocolate e Gelado, aos crepes de cogumelos, passando pelos de cobertura simples de açúcar e canela, aos mais elaborados, como o Bolo Folhado, feito com pilha de folhas de crepes. Ao contrário das panquecas, os crepes querem-se finos e a elaboração da massa é muito mais simples. Leite, ovos e farinha, são os ingredientes necessários. Vantagem dos crepes, é que podem ser feitos com bastante antecedência, para que o acabamento seja rápido e na altura de ser servido. Fundamental é o local onde se cozinham os crepes. Fiz assim... INGREDIENTES 300ml de leite 200ml de água (ou apenas 500ml de leite) 4 ovos 2 colheres (sopa) de óleo, manteiga ou azeite (opcional) 250g de farinha de trigo pitada de sal.

Tertúlia de Sabores da Moira (2) Bacalhau no forno em cebolada. Numa fase de maior cansaço e cada vez menor facilidade de movimentação, contam-se as semanas, começa a ronda pela roupa e afins usados pela irmã, e a reformulação do espaço dela em função da ocupação dupla. Aos poucos, consoante o volume da barriga assim o permite. Na cozinha não se desarruma muito. Cozinha-se ao ritmo próprio das semanas, dos dias e do estado da cozinheira. Uns dias mais elaborado, outros dias mais trivial. Vale-me o facto de os dois comensais cá de casa até serem de boa boca (quando querem..). Como o tempo continua frio aproveitem, liguem o forno e preparem este bacalhau que apesar de simples fica bem saboroso. (T): Coloque água num tacho largo até sensivelmente a meio.

Notas:- Os tomates devem estar maduros mas firmes;- Pode adicionar outras ervas aromáticas a gosto pessoal. As Ementas lá de Casa. * Delícias - Saudável * Artisan Bread In Five Minutes a Day. 6 ½ copos de farinha de trigo3 copos de água morna1 ½ colher (sopa) de fermento biológico seco1 ½ colher (sopa) de sal grossofarinha de milho para polvilhar q.b.1 copo = 1 cup = aproximadamente 235ml (Esta quantidade dá para 4 pães pequenos) Num recipiente de plástico grande, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente.

Deixe a massa descansar 2 horas e guarde-a tapada no frigorífico (esta pode conservar-se até 15 dias no frio). Quando decidir fazer o seu pão, retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca. Com o pedaço da massa que retirou, com as mãos enfarinhadas, dê-lhe a forma duma bola dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela. Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura. Imprimir receita: Veja para crer! Rolinhos de Carne e Emmental. Mais uma receita que serviu para ajudar a desocupar o frigorífico. Um resto de carne, meio pacote de queijo ralado, umas poucas folhas de massa filo sem destino aparente. O habitual jantar de domingo no sofá, em frente à televisão (!) Foi a ocasião perfeita para dar uso a tais ingredientes e criar estes rolinhos saborosos.

No que toca a usar os restos do frigorífico é sempre, e apenas, uma questão de imaginação! Ingredientes para 8 rolinhos: 4 folhas de massa filo 250g de restos de carne cozinhada (usei carne de porco) 1 cebola pequena azeite q.b. 100g de queijo emmental sal e pimenta q.b. Preparação: Pique a cebola e leve-a a refogar com um fio de azeite. Bom Apetite! 10 Receitas Ideais para Congelar (e evitar idas ao Take Away) Mil Receitas - Receitas rápidas e receitas fáceis. Sopa de alho francês e curgete e as boas vindas a 2011. Há um sentimento no ar que me leva ao encontro de refeições frugais. São desejos de peixe grelhado, saladas quentes e sopas. É um restabelecer de rotinas e hábitos que muitos dias festivos quase fizeram esquecer. E por muito que eu goste de dias especiais, há um conforto nas comidas simples de um dia de semana normal que me enche de uma felicidade miudinha impossível de explicar.

Quer porque o meu corpo pede serenidade, quer porque no fundo (bem no fundo) eu gosto mesmo é de um prato de sopa a fumegar. Nada como começar o novo ano com uma receita que cá em casa fazemos muitas vezes e que, para além de muito saborosa, faz sempre um prato bonito. Feliz 2011! Sopa de alho francês e curgete 4-6 porções 3 curgetes (cerca de 600g) 2 alhos franceses grandes ou 4 cebolinhas (só a parte branca), em fatias finas 2 dentes de alho, picados finamente 750ml caldo de vegetais 15 folhas manjericão fresco 2 colheres (sopa) Azeite Clássico Espiga.

Computador

Dicas para você ficar mais veloz no computador. Frango com Tomilho e Alecrim. Para começar a semana em beleza, uma receita descomplicada onde as ervas frescas são a estrela numa refeição que chama a primavera. Foi o complemento ideal para um sábado com sol. Ingredientes para 2 pessoas: 1/2 frango do campo cortado em pequenos pedaços2 colheres de sopa de azeite + para fritar1 raminho de tomilho fresco1 raminho de alecrim fresco3 dentes de alhosal q.b.pimenta q.b. Preparação: De véspera tempere o frango com os dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta e as folhinhas das ervas frescas desfeitas com as mãos. Deixe marinar.Leve uma frigideira com cerca de 4 colheres de sopa de azeite ao lume e quando estiver quente adicione o frango e deixe ir fritando lentamente até estar uniformemente cozinhado e com uma cor dourada caramelo.Sirva o frango salpicado com umas folhas de tomilho e acompanhe com arroz branco e uma salada verde.

Bom Apetite! Pernas de Frango Assadas com Alho e Alecrim. Para começar a semana, e uma vez que ainda estamos em modo fim de semana, deixo uma receita tão fácil de preparar como saborosa de degustar. Ingredientes para 2 pessoas: 2 pernas inteiras de frango (perna + coxa)12 batatinhas pequenas para assar1 cabeça de alho2 pernadas de alecrim fresco1 colher de chá de pimenton de La Vera (ou colorau doce)sal e pimenta q.b.azeite Preparação: Lave muito bem as batatinhas e corte-as ao meio. Disponha-as num tabuleiro ou pirex.Junte as pernas de frango inteiras e com a pele. Bom Apetite! Frango assado com Espumante, Limão e Alecrim. Frango Assado com Ervas Frescas. Caldeirada de Atum. Empadão de Atum e Espinafres.

Lasanha de Atum. Lasanha de Vegetais. Lasanha de Frango. Frango com Esparguete.