background preloader

Neuro para todos

Facebook Twitter

Para reduzir erros diagnósticos, grupo da USP investiga como os médicos pensam. Análise de imagens obtidas por ressonância magnética funcional mostra áreas ativas durante as tarefas de diagnosticar doenças e prescrever tratamentos e identifica mecanismo que pode levar a conclusões prematuras (foto: Wikimedia Commons)

Para reduzir erros diagnósticos, grupo da USP investiga como os médicos pensam

O que os sabe-tudo não sabem, ou a ilusão da competência - Nexo Jornal. Acidente de carro na área rural de Dakota do Sul em 1932. 80% dos motoristas se consideram acima da média Um dia em 1995, um homem grande e pesado de meia-idade roubou dois bancos de Pittsburgh em plena luz do dia.

O que os sabe-tudo não sabem, ou a ilusão da competência - Nexo Jornal

Ele não usava uma máscara nem qualquer tipo de disfarce. E sorria para as câmeras de segurança antes de sair de cada banco. Naquela noite, a polícia prendeu o surpreso McArthur Wheeler. Is mindfulness the best antidote: a neuroscientist says no — Quartz. Artificial Intelligence Emotion Recognition Software. Pesquisador fala sobre a saúde mental dos pós-graduandos.

Coupling of electrical and chemical signals through enzyme super complexes for local signal transduction! – Science Mission. The enzymes nitric oxide (NO) synthase (NOS1) and protein kinase C (PKC) play an important role in a variety of signal transfer processes in neurons of the brain, as well as in many cell types of other organs. the The scientists have shown for the first time that enzymes can be activated under physiological conditions through sole electrical stimulation of the cell membrane.

Coupling of electrical and chemical signals through enzyme super complexes for local signal transduction! – Science Mission

The Animated Mind of Oliver Sacks. Estimulação cerebral profunda pode ser alternativa contra ansiedade. Pesquisadores da Unifesp observam, em experimentos com ratos, redução nas respostas de ansiedade e de pânico após a utilização da técnica (divulgação) 19 de maio de 2017 Karina Toledo | Agência FAPESP – Experimentos com ratos realizados na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, sugerem que a terapia de estimulação cerebral profunda (DBS, de Deep Brain Stimulation, em inglês) pode ser uma alternativa para o tratamento de transtornos de ansiedade e pânico refratários a outras abordagens terapêuticas.

Estimulação cerebral profunda pode ser alternativa contra ansiedade

Resultados da pesquisa, apoiada pela FAPESP, foram publicados na revista Behavioural Brain Research. “É importante enfatizar que, por ser uma técnica invasiva, a estimulação elétrica profunda não deve ser a primeira opção terapêutica para transtornos mentais. Estudo mostra como a plasticidade induz configurações não triviais no cérebro.

Ferramenta gratuita corrige redações em inglês na hora. A Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge responsável por certificação em língua inglesa, disponibiliza uma ferramenta on-line gratuita que corrige redações em inglês de forma instantânea.

Ferramenta gratuita corrige redações em inglês na hora

O Write&Improve analisa a redação dos usuários e retorna com uma avaliação sobre a gramática e o vocabulário. Você escolhe o tema, escreve seu texto no idioma e submete ao sistema que dá um feedback em segundos do que pode ser melhorado. O exercício é interativo e é possível escolher entre elaborar a redação no nível iniciante (que conta com temas como e-mail de apresentação e descrição da vida cotidiana); intermediário (temáticas mais aprofundadas como reportar um problema de extravio de mala para a companhia aérea); ou ainda avançado (em que são exigidas construções mais complexas como uma carta de candidatura ou uma análise sobre um serviço).

O ritmo e o estilo de diferentes obras literárias brasileiras - Nexo Jornal. Facing the Facts - A Facial Expression Analysis Infographic. <a href=" title="Contact us" target="_blank">Questions?

Facing the Facts - A Facial Expression Analysis Infographic

Diga olá para a Neurociência Organizacional! - Forebrain. O mercado não é estático, isso é um fato.

Diga olá para a Neurociência Organizacional! - Forebrain

Outro fato é que algumas mudanças acabam pesando mais sobre a dinâmica de muitas empresas, enquanto outras passam quase despercebidas. Já que estamos falando sobre mudanças, é nítido que o modelo de venda baseado em atributos do produto ou serviço está se tornando cada vez mais antiquado frente à necessidade de vender os valores de marca e ao investimento no relacionamento com o consumidor.

É mais ou menos no meio deste cenário de mudança que a Neurociência entra com força total no mercado, focada no entendimento do comportamento do consumidor e se subdividindo em diversas áreas como o Neuromarketing e a Neurociência organizacional. O Neuromarketing, como já falamos em diversos posts anteriores, tem como principal função avaliar os diversos pontos de contato com o consumidor, trazendo à tona seus desejos e necessidades mais profundos.

Os mecanismos do envelhecimento. Estudos com células e organismos vivos identificam fenômenos genéticos e moleculares associados ao declínio físico e mental Nunca um número tão grande de pessoas viveu tanto.

Os mecanismos do envelhecimento

Dos bebês que nascem hoje, mais da metade deve completar 65 anos e viver quase duas décadas a mais do que as pessoas nascidas em meados do século passado. O aumento da longevidade da população mundial e a redução da fertilidade estão fazendo o mundo envelhecer rapidamente. Projeções do documento Developing in an ageing world, publicado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), indicam que em 2050 haverá cerca de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no planeta (22% do total) – em 2005 eram 670 milhões, ou 10% da população.

O aumento da expectativa de vida também traz problemas. Hoje há 26 milhões de idosos (12,5% da população) no Brasil. Em paralelo a essas mudanças, ocorreu ao longo do último século um avanço jamais visto na compreensão das causas do envelhecimento. Também há abordagens mais polêmicas. Realidade Virtual, videogames e robôs viram ferramentas para reabilitação física. Tecnologias originalmente voltadas ao entretenimento podem tornar mais divertida e eficaz a recuperação de pacientes com limitações motoras; projetos foram apresentados durante o 4th BRAINN Congress (foto: Brainn) 18 de abril de 2017 Karina Toledo, de Campinas | Agência FAPESP – Tecnologias originalmente voltadas ao entretenimento, como jogos eletrônicos, sensores de reconhecimento de gestos e óculos de realidade virtual (RV), podem ajudar a tornar as sessões de reabilitação mais divertidas e eficazes, auxiliando pacientes com limitações motoras a recuperar, pelo menos em parte, sua autonomia.

Realidade Virtual, videogames e robôs viram ferramentas para reabilitação física

Dois projetos com esse objetivo foram apresentados no final de março durante o 4th BRAINN Congress, organizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Brainn), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro Autístico - USP.

Falsas memórias são tema de estudo na UFSCar. The Sensory Room: Helping Students With Autism Focus & Learn. The Sensory Room: Helping Students With Autism Focus & Learn. Cientistas treinam neurônios para estudar funcionamento da memória. Estudo feito in vitro por pesquisadora brasileira da George Mason University foi apresentada na Unicamp durante o 4th BRAINN Congress (GMU) 06 de abril de 2017 Karina Toledo, de Campinas | Agência FAPESP – Seriam neurônios cultivados in vitro capazes de aprender?

Cientistas treinam neurônios para estudar funcionamento da memória

Resultados de experimentos conduzidos na George Mason University (GMU), nos Estados Unidos, sugerem que sim. A responsável pelo “treinamento” neuronal é a brasileira Nathalia Peixoto, professora no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da GMU e ex-bolsista da FAPESP. 'Mais importante que saber operar é saber quando não operar': as confissões de neurocirurgião best-seller - BBC Brasil. "É preciso três meses para aprender a fazer uma cirurgia, três anos para saber quando é preciso fazê-la e 30 anos para saber quando não se deve fazer uma operação", diz, por telefone, em um tom meio sério meio jocoso, o renomado neurocirugião britânico Henry Marsh. Essas palavras, na verdade, são de um antigo ditado que costuma circular entre cirurgiões ingleses, mas sintetizam com perfeição sua visão após 35 anos de experiência. "Quando se é jovem, o médico quer operar todo mundo.

É otimista, entusiasta. Depois, começa a acumular resultados ruins e a entender que uma operação não é solução para tudo. " Francisco Mora: “É preciso acabar com o formato das aulas de 50 minutos” Mora, autor do livro Neuroeducación. Solo se puede aprender aquello que se ama (Neuroeducação. Só se pode aprender aquilo que se ama), que já atingiu a marca de onze edições desde 2013, também é doutor em neurociência pela Universidade de Oxford.

Começou a se interessar pelo assunto em 2010, quando participou do primeiro Congresso Mundial de Neuroeducação realizado no Peru. Mora argumenta que a educação pode ser transformada para tornar a aprendizagem mais eficaz, por exemplo, reduzindo o tempo das aulas para menos de 50 minutos para que os alunos sejam capazes de manter a atenção. Estudo revela como o cérebro de predadores organiza a caça. Em artigo na Cell, pesquisadores demonstraram que o núcleo central da amígdala é a região responsável por articular as diferentes habilidades envolvidas na perseguição e no abate de presas (Foto: Wikimedia Commons) 12 de janeiro de 2017 Karina Toledo | Agência FAPESP – A caça predatória, da qual muitos animais selvagens dependem para sobreviver, é considerada por estudiosos do cérebro um comportamento complexo, pois envolve diferentes habilidades que precisam ser exercidas de maneira eficiente e articulada para que o predador obtenha sucesso.

Por meio de experimentos com camundongos, pesquisadores brasileiros e norte-americanos conseguiram demonstrar que uma região cerebral conhecida como núcleo central da amígdala é a responsável por organizar as ações envolvidas na caça predatória. “A maneira modular pela qual o controle é exercido é relevante. O QUE É ESPECTRO DO AUTISMO - MAYRA RESPONDE. 4th BRAINN Congress. 04 de janeiro de 2017. Por que nossos QIs nunca estiveram tão altos - mas nem por isso somos mais espertos - BBC Brasil.

Image copyright Getty Images James Flynn está preocupado em deixar o mundo nas mãos de seus alunos. Professor da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, ele regularmente se depara com estudantes de enorme potencial, mas descobre que muitos deles não têm noção da história complexa do mundo que os cerca. "Eles dispõem de todas as habilidades modernas, mas saem da universidade de um jeito não muito diferente do camponês medieval que vivia em seu mundinho. Rhythm of Breathing Affects Memory and Fear – Neuroscience News.

Summary: A new study reports the rhythm of your breathing can influence neural activity that enhances memory recall and emotional judgement. Será que o homem é mesmo o animal mais inteligente do planeta? - Notícias - Ciência. What is Psychology’s Single Most Brilliant Discovery? A academia e seus comportamentos patológicos. A onda teve início um século atrás nas empresas e chega agora às universidades. Tudo começou com Frederick Winslow Taylor, o mestre dos tempos e movimentos. O engenheiro norte-americano deixou para a posteridade o livro Princípios de Administração Científica, no qual mostrava como aplicar diretrizes de racionalização do trabalho às linhas de montagem. Suas técnicas atraíram fãs no Ocidente e muito além.

Na base do método, a noção de que há sempre uma melhor forma de realizar o trabalho, e esta poderia ser identificada, reproduzida, medida e controlada em prol da produtividade. A obsessão produtivista e a sanha controladora invadem, nos dias atuais, a academia e seus complexos processos de geração de conhecimento.

15 Examples of Neuromarketing in Action. <a href=" title="Contact us" target="_blank">Questions? E Natura lançam Centro de Pesquisa em Bem-Estar e Comportamento Humano. Apresentação do centro que vai reunir em rede pesquisadores de psicologia e neurociências da USP, da Unifesp e do Mackenzie (Brito Cruz, Álvares, Goldemberg, Agopyan e Pinto, da esq. p/ dir. / foto: Leandro Negro/Agência FAPESP) Fixed vs. Growth: The Two Basic Mindsets That Shape Our Lives.

“If you imagine less, less will be what you undoubtedly deserve,” Debbie Millman counseled in one of the best commencement speeches ever given, urging: “Do what you love, and don’t stop until you get what you love. Work as hard as you can, imagine immensities…” Far from Pollyanna platitude, this advice actually reflects what modern psychology knows about how belief systems about our own abilities and potential fuel our behavior and predict our success. Much of that understanding stems from the work of Stanford psychologist Carol Dweck, synthesized in her remarkably insightful Mindset: The New Psychology of Success (public library) — an inquiry into the power of our beliefs, both conscious and unconscious, and how changing even the simplest of them can have profound impact on nearly every aspect of our lives. Mouse with a milkshake: Behavioral windows into brain function.

Neuroscientists are employing new techniques and technologies to use animal behavior as a window into brain function. Negative Emotions Are Key to Well-Being. A client sits before me, seeking help untangling his relationship problems. As a psychotherapist, I strive to be warm, nonjudgmental and encouraging. Kernel. Network science on belief system dynamics under logic constraints. 15 Examples of Neuromarketing in Action. 15 Examples of Neuromarketing in Action. What is dopamine? Love, lust, sex, addiction, gambling, motivation, reward. Department of Neurobiology and Anatomy - The University of Texas Medical School at Houston. UOL - Erro interno do servidor. 7 Surprising Facts About Creativity, According To Science. Revista piauí - Mal de família. Iniciação científica estimula senso crítico e pode ajudar na carreira.

Oliver Sacks: What hallucination reveals about our minds. CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais. Ludo Educativo - Portal de Jogos Educativos. Cientistas desvendam segredo das mudanças no cérebro durante a adolescência - BBC Brasil. Project Nourished – A Gastronomical Virtual Reality Experience. Neurobusiness e Design Thinking. Cérebro hackeado.

Neurodesenvolvimento e neuroplasticidade-parte 2: sinaptogênese e poda sináptica-como o cérebro se desenvolve após o nascimento-por Joel Cavalheiro Martins Júnior » Neurociências em Debate. How Exercise Benefits Brains – Science Mission. Ciência e Religião. Blog - Neuronio Web. What's the Difference Between Alzheimer's and Dementia. Neurocirurgião que estará na Flip choca com relato honesto sobre erros - 29/06/2016 - Ilustrada. Home - Núcleo Decide - FEA USP. FAPESP e Natura lançam Centro de Pesquisa em Bem-Estar e Comportamento Humano. ‘Só no Brasil se pensa a economia sem pensar em ciência e tecnologia’, diz o presidente da Academia Brasileira de Ciências. Escola de Educação Permanente - HCFMUSP. II Curso de Inverno em Neurociências do Rio de Janeiro / VII Curso de Férias em Neurociências – Rio de Janeiro – Ciências e Cognição. II Curso de Inverno em Neurociências do Rio de Janeiro / VII Curso de Férias em Neurociências – Rio de Janeiro – Ciências e Cognição.

IBN - Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia. 'Estudos de neurociência superaram a psicanálise', diz pesquisador brasileiro - 18/06/2016 - Equilíbrio e Saúde. Êxodo científico impede o país de superar suas crises. Neurocientista explica importância dos exercícios para o cérebro - SUPERA - Ginástica Cerebral. Melhora o desempenho cognitivo, pratique Ginástica para o Cérebro .. Bebê “tatu bolinha”: a importância do rolar – BLOG Una. Etapas do desenvolvimento motor: a importância das posturas intermediárias. – BLOG Una. Iván Izquierdo - Uma palavra pode mudar nossas memórias. Buscando a contemporaneidade do Marketing. Por: Felipe Almeida, M.Sc. Neuromarketing - Princípios Básicos Gerenciais e Científicos - Turma 2 - Unifor. SINAIS DO AUTISMO - PAPO COM ESPECIALISTA - FLAVIA CALINA. GRAUS DE AUTISMO e MITOS - PAPO ESPECIALISTA - FLAVIA CALINA.

Exercício físico intenso pode antecipar morte de células do sistema imunológico. Cérebro em alta performance. Ciências ao gosto de crianças. A face da escravidão contemporânea. Ciência explica porque reclamar altera negativamente o cérebro - WaysUP. Inovações em promoção da saúde a distância: pesquisa de v... - 13/50701-5. Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica. Como a Neurociência pode ajudar a educação em sala de aula. Expressão não verbal ajuda a diagnosticar a depressão. Cérebro induz à escolha de alimentos calóricos para armazenar energia. Matéria de Capa - A Ciência do Cérebro. This Is Your Brain on Nature. Livro explica o metabolismo humano para motivar hábitos alimentares saudáveis.

Sobrevivendo na Ciência. O porquê disso tudo - 22/12/2015 - Colunistas. Vídeos. Rocambole Assado de Lentilha e Quinoa - Presunto Vegetariano. Mindthegraph. O que é Metabolismo? - ofitexto. Lessons Worth Sharing. Treino de curta duração melhora destreza manual de bebês. 6 traços de imaturidade emocional. "Olheiro virtual" auxilia a identificação de talentos esportivos. Envelhecimento da população precisa ser priorizado nas políticas públicas. Ciência para/na educação.