background preloader

Ensinar português

Facebook Twitter

Educador: Orientações para Pais e Professores. Crie seus mapas mentais online - Em qualquer dispositivo. Material didático – português para alunos estrangeiros. Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. Vai abrir uma nova página e é preciso clicar novamente no nome do arquivo (que infelizmente fica bem miudinho, no alto da tela). ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua. apostila 2014 -Versão 2014 da apostila usada no primeiro semestre da disciplina.

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II versão 2015 1 final – material usado no curso para alunos de nível intermediário. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS iniciante versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. Algumas músicas usadas nas disciplinas: Eu fico assim sem você – Trem das cores – Caetano Veloso. Busca de Planos de Aula. Portal do Professor. Início do Conteúdo Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias.

Portal do Professor

As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada. Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15173 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis. Encontrou algum erro? Deixe sua mensagem para o Portal. Foi detectado que você está utilizando um navegador muito antigo, o que pode acarretar em problemas na visualização e navegação deste site. Por favor, atualize a versão do seu navegador para entrar no portal. Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula - Definições valiosas. COMPREENSÃO REAL A turma do Centro Educacional Frei Seráfico estuda literatura usando um jornal literário.

Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula - Definições valiosas

Fotos: Pedro Motta Uma situação paradoxal paira sob as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos literários, aprendendo a ler e analisá-los. Com esse quadro, não é de estranhar que, ao perguntar "o que é literatura? " Não faz sentido, portanto, o docente dizer que trabalhou com literatura em sala se não desenvolveu um trabalho para investigar qual a natureza e a função dela. PESQUISA HISTÓRICA Os alunos investigam o cotidiano da cidade no século 19 para entender a literatura da época No entanto, definir o que é literatura não é fácil.

A crônica a serviço da reflexão crítica. Crônica em sala de aula. Há descobrimentos de origens.

A crônica a serviço da reflexão crítica. Crônica em sala de aula

Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos, obra de homens que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam. (Folha de S. Paulo, Tendências e Debates, 19/05/2000.) 2012 – ano de eleições e para subsidiar a temática da presente discussão ninguém melhor que ele: Rubem Alves.

Dessa forma, caríssimo educador, uma das conquistas de seu trabalho em sala de aula, em especial quando as propostas se pendem para o trabalho com os gêneros, é justamente incitar o posicionamento dos alunos frente a um determinado assunto posto em discussão, abrindo “brechas”, digamos assim, para que o senso crítico, para que o despertar da oralidade, para que o reforçar de um dos papéis desenvolvidos pela escola sejam realmente materializados. Professor usa música para ensinar Língua Portuguesa. Aprenda português com o cinema brasileiro. A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes!

Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si. Falar da língua portuguesa também é um tema para a vida inteira. E falar dos dois ao mesmo tempo? Parece demais? Não, é sempre bom lembrar que o cinema é uma linguagem assim como o português. Mas também nunca é demais de enfatizar que o cinema é uma arte. Então, vamos falar de alguns filmes que marcaram o cinema brasileiro e que podem nos ensinar algumas coisas sobre a língua portuguesa. Cinema Novo: denunciar uma realidade A primeira corrente cinematográfica brasileira, o cinema novo teve muita influência do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa.

As duas correntes estrangeiras começaram a tratar de assuntos simples nas telas como o cotidiano, a vida das famílias pobres, a realidade social das pessoas etc.