background preloader

Material didático – português para alunos estrangeiros

Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Para baixar, clique nos links. Vai abrir uma nova página e é preciso clicar novamente no nome do arquivo (que infelizmente fica bem miudinho, no alto da tela). ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua. apostila 2014 -Versão 2014 da apostila usada no primeiro semestre da disciplina. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II versão 2015 1 final – material usado no curso para alunos de nível intermediário. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS iniciante versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. Algumas músicas usadas nas disciplinas: Eu fico assim sem você – Trem das cores – Caetano Veloso

https://oportuguesdobrasil.wordpress.com/musicas-apresentadas-na-sala-de-aula/

Related:  curadoriaRecursos para ensinar portuguêsRecursos para ensinarRECURSOS PARA ENSINAR PORTUGUÊSLíngua Portuguesa - Para ensinar.

Como ensinar português para estrangeiros - Só Português A aprendizagem de um idioma diferente é sempre um desafio enriquecedor, sendo que se trata de um processo contínuo que implica horas de estudo e dedicação para a obtenção de resultados satisfatórios. Por se tratar de uma língua clássica, o português é um idioma cujo domínio é um fator de diferenciação, uma vez que possui uma enorme riqueza lexical e é uma língua que ganha importância em escala global nos dias de hoje. 1) Para ensinar a língua portuguesa a cidadãos estrangeiros, procure compreender as suas expectativas para o processo de aprendizagem, uma vez que a adaptação dos conteúdos irá variar entre o desejo de um indivíduo em dominar conversações básicas de uso cotidiano ou alguém que pretende obter fluência para utilização em ambiente de negócios. Estruture o conhecimento que irá transmitir de forma temática e, sobretudo, em virtude dos objetivos dos seus educandos. Fonte: assimsefaz.com.br Como referenciar: "Como ensinar português para estrangeiros" em Só Português.

Recursos para as aulas on-line : Ensinar Português Devido ao momento que o mundo inteiro está passando, as aulas presenciais foram transferidas para aulas virtuais ou on-line e muitos professores se perguntam o que fazer nessas aulas. A primeira dificuldade foi conhecer ou aprender a utilizar plataformas que fazem a interação entre professor e aluno acontecer (Skype, Google Meet, Zoom, Cisco etc.). Passado esse momento, o professor se pergunta como fazer a aula?

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras. Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita. A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. No entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso, ou seja, dos tipos de comunicação existentes. Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, msn, orkut. Não falamos com o nosso professor assim como falamos com nosso pai, como também não vamos escrever uma carta a um amigo do mesmo modo que se fôssemos escrever ao presidente.

PPPLE - Portal do Professor de Português Língua Estrangeira O Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE) é uma plataforma on-line, que tem como objetivo central oferecer à comunidade de professores e interessados em geral, recursos e materiais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira / língua não materna. O Portal é concebido, desenvolvido, alimentado e gerido de forma multilateral, funcionando como instrumento de cooperação linguístico-cultural entre os Estados Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Desse modo, o PPPLE tem um papel muito importante para as estratégias de promoção, difusão e projeção do português no mundo, criando um sistema internacionalizado de gestão do ensino de PLE/PLNM. Todos os materiais disponibilizados no PPPLE estarão ao abrigo de uma licença Creative Commons (by-nc-sa). Para encontrar mais informações sobre o PPPLE e o modo como ele se organiza, visite a seção CONVERSA COM O PROFESSOR.

Ensino da Língua Portuguesa (PCN) - InfoEscola Desde o início da década de 80, o ensino da língua portuguesa vem sido muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país. Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete num índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo (ineficiência da linguagem).

Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitações ao ensino aprendizagem Considerando que a aprendizagem é construída durante todo o processo educacional, a criação de situações didáticas e a inserção de metodologias diversificadas, tornam-se, no contexto educacional, essenciais para a construção do conhecimento dos discentes, visto que o atual contexto de produção capitalista, configurado como a chamada era digital, ou sociedade técnica informacional, desencadeia uma série de mudanças na forma da construção do conhecimento, exigindo dos cidadãos o acesso às tecnologias da informação e comunicação e, da Escola, o preparo e/ou qualificação dos alunos quanto ao uso destas tecnologias. Para isso, a utilização dos recursos didáticos, constitui-se como fundamental, apresenta-se como importante ferramenta ao ensino-aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, no entanto, requer a cuidadosa mediação do professor no tocante ao planejamento e clareza de como a aprendizagem, no sentido do conhecimento cognitivo se efetivará de forma significativa.

Jogo pedagógico para ensino da separação silábica Neste jogo pedagógico é proposta uma atividade de ditado coletivo para a fixação da separação silábica de palavras que possuem dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos. Dados da aula Objetivos: - Praticar o reconhecimento de sílabas que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos;

Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed Cadernos Temáticos Material relacionado aos Desafios Educacionais Contemporâneos ENSINANDO PORTUGUÊS A ESTRANGEIROS — PARTE 1: A Compreensão Oral ENSINANDO PORTUGUÊS A ESTRANGEIROS — PARTE 1: A Compreensão Oral Quando tratamos do ensino de idiomas, devemos considerar sempre a aprendizagem e a prática de quatro habilidades básicas: a Compreensão Oral, a Habilidade de Conversação, a Compreensão de Leitura e a Produção Escrita. Nesta parte da minha fala, tratarei da Compreensão Oral, em especial no que tange ao ensino de Português a Estrangeiros.

Português - Gramática da Língua Portuguesa O português é o quinto idioma mais falado mundo - mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial (Leia mais em Lusofonia). Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente. O Brasil aderiu ao acordo em 2009. Bandeiras dos principais países em que o Português é idioma oficial. No Brasil, o idioma é regulado pela Academia Brasileira de Letras.

Related: