background preloader

Portal do Professor

Portal do Professor
Início do Conteúdo Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada. Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15173 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis. Encontrou algum erro? Deixe sua mensagem para o Portal. Foi detectado que você está utilizando um navegador muito antigo, o que pode acarretar em problemas na visualização e navegação deste site. Por favor, atualize a versão do seu navegador para entrar no portal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html

Related:  Ensinar português

Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula - Definições valiosas COMPREENSÃO REAL A turma do Centro Educacional Frei Seráfico estuda literatura usando um jornal literário. Fotos: Pedro Motta Uma situação paradoxal paira sob as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos literários, aprendendo a ler e analisá-los. Com esse quadro, não é de estranhar que, ao perguntar "o que é literatura?"

As letras de Paganini Memórias 2000 - 2003 última edição "Capa" da edição de Junho 2002 com um poema que veio a ser editado na colectânea "Poesi@" Editorial: Após 36 edições iniciadas em Setembro de 2000, As letras de Paganini chegam ao fim. E fazem-no com a esperança que parte do prazer que me deu manter este espaço durante mais de três anos tenha transbordado para todos aqueles que, de forma rotineira ou esporádica, nos visitaram. Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed

7 dinâmicas para os professores realizarem em sala de aula Veja algumas atividades diferentes para os professores realizarem com seus alunos! Por vezes, aquele clássico formato de sala de aula, com os professores explicando a matéria para alunos sentados em suas carteiras, fica no passado, não é mesmo? Para atualizar as aulas, é preciso buscar novas alternativas, deixando os conteúdos mais interessantes e prendendo a atenção dos alunos. Por isso, neste post, reunimos oito dinâmicas para mudar o dia a dia das suas aulas. Confira!

Aprenda português com o cinema brasileiro A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes! Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si. Studiepaket om undantagsbestämmelsen - SPSM Undantagsbestämmelsen är ständigt aktuell och frågorna är många. Vad innebär den? Vem beslutar att den ska tillämpas?

Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita. A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. No entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso, ou seja, dos tipos de comunicação existentes. Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, msn, orkut.

Material didático – português para alunos estrangeiros Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. It-stöd gör stor skillnad för elever - SPSM Vi befinner oss i en tid där lärandet håller på att förändras. Elever och lärare får i allt högre utsträckning tillgång till it i form av bärbara datorer, pekplattor och telefoner. Samtidigt har tillgången till internet förbättrats.

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) A crônica a serviço da reflexão crítica. Crônica em sala de aula Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino.

Parlör för pedagogproffs – vilka ord ska man använda och vilka ska undvikas? Dags att ta nya tag och komma igång med undervisning, rutiner, kollegialt samarbete och lärande. Jag har satt ihop en lista med centrala ord och begrepp för att använda i kommunikation kring elevärenden eller granskning av undervisning. Syftet är att rensa i floran av olika uttryck som används och som inte alltid är kompatibla med det som vår skollag eller våra skolmyndigheter använder och därmed inte är forskningsförankrade. Om vi använder fel ord finns risken att vi landar i synsätt som inte är framåtsyftande. Att använda rätt ord däremot påverkar vår förmåga att utreda, samtala och undanröja hinder för lärande vilket i sin tur bidrar till kompetensutveckling hos alla som jobbar i skolan. Därför satte jag mig ned och funderade över vilka ord och uttryck som är viktigast att ha koll på och vilka som man bör undvika.

Guia de Jogos na TV - DOENTES POR FUTEBOL Atualize a página caso não esteja visualizando o dia correto! As palavras e ideias colocadas no texto são de responsabilidade do autor, e não necessariamente representam as ideias do site. O site é formado por um conjunto de pessoas que pensam diferente entre si, e nasceu de uma comunidade do Orkut em que sempre se privilegiou o debate.

Novo carro elétrico tem autonomia de 1 mil quilómetros Um novo carro elétrico tem autonomia para rodar por "mais de 1 mil quilômetros" com uma única carga. O veículo chamado Quantino foi anunciado pela montadora NanoFlowcell no final de fevereiro, porém, trata-se ainda de um conceito. Não há previsão deste modelo chegar ao mercado. De acordo com a NanoFlowcell, o Quantino utiliza um sistema de baixa voltagem para conseguir mais autonomia de uso. A velocidade máxima do carro é de 200 km/h.

Related: