background preloader

Culture

Facebook Twitter

Como dar MUITO VOLUME em cabelos cacheados finos. 11 livros para dialogar sobre antropologia e história com adolescentes – Não pule da janela. Minha filha não é adolescente, é um bebê ainda, mas a adolescente que já fui reencarna novamente para escrever esse texto. Com 5 anos ganhei meu cartão da Biblioteca Municipal e aquilo marcou minha existência, já que desde então leio semanalmente e de forma compulsiva. A literatura infantil e infatojuvenil, junto com ficção científica e biografias, configura o lugar mais nobre na minha cadeia alimentar literária e acho, de forma intransferível, que o que me salvou foi isso.

Minha adolescência foi permeada de abusos e bullying, me vi inúmeras vezes sentada no chão do banheiro chorando em silêncio, sem saber porque aquilo estava acontecendo; e foi provavelmente a época em que mais li na vida, porque por horas o mundo em que habitava não era esse que me aterrorizava, mas um lugar onde existia magia, sonhos, possibilidades e superação. Nós, desse lado do oceano, não vivemos uma Guerra Mundial, mas vivemos outros horrores, e por vezes nenhum e nem outro é abordado. 1. 2. 3. 4. Quem é Deus? 100 livros infantis com meninas negras.

Periodic Table of Storytelling. Baryshnikov as Nijinsky in “Letter to a Man” | The New Yorker. Vaslav Nijinsky (1889-1950), the great Polish-Russian dancer who, in his early twenties, introduced modernism into ballet and then went floridly insane, is a subject that was just waiting for the experimental theatre director Robert Wilson.

Wilson has always been interested in mental aberrations. Indeed, as a child he had a “processing disorder,” as he has called it. He was slow to read and slow to learn, and he had a terrible stutter. Once he overcame those problems, he addressed problems in others. When he was a young man, he worked as a therapist for brain-damaged children. Later, he cast an autistic teen-ager, Christopher Knowles, in a number of his shows.

So it’s easy to see why Nijinsky’s condition, which is thought to have been schizophrenia, would have attracted him—as would Nijinsky’s profession. If Nijinsky was perfect for Wilson, so was Wilson for Nijinsky. Wilson also had the ideal star: Mikhail Baryshnikov. He had. But shortly he is running. Novo site proporciona viagem musical no tempo e no espaço | Cultura | DW | 06.05.2016. O site radiooooo.com tem uma concepção bem simples, apresentando um mapa-múndi com uma linha cronológica logo abaixo. Após escolher um país e uma década entre 1900 e "agora", o usuário está pronto a embarcar numa viagem musical no tempo – da bossa nova brasileira da década de 1960 à música o Congo na época em que era colônia da Bélgica; de canções populares russas de 1920 a sucessos atuais do Canadá.

A plataforma é uma verdadeira ilha encantada para os caçadores de tesouros musicais, já que o universo da world music é aparentemente inesgotável. Mesmo para os fãs ardorosos do violonista brasileiro João Pernambuco (1883-1947), o combo E. T. Mensah & The Tempos, de Gana, é possivelmente inédito. E quem já ouviu falar da banda Yalla, do Uzbesquistão, ou da sul-africana Die Antwoord? Mil possibilidades de escolha – para quem quiser Moreau realizou o projeto junto com amigos, todos DJs e amantes da música. Normalmente, o rádio é o contrário de um meio interativo. 10 autores espanhóis que você precisa conhecer | Estante Blog. Espanha, um celeiro literário A Espanha talvez não seja ainda, no Brasil, tão conhecida por sua literatura quanto é pelo futebol.

Aqui, países como Estados Unidos, Inglaterra, França e alguns da América do Sul, vem antes na memória das pessoas. Dessa forma, resolvemos criar uma lista com 10 escritores para provar o quanto é prolífica e de qualidade a literatura deste país. De Miguel de Cervantes a Carlos Ruiz Zafón, seus escritores vem conquistando cada vez mais espaço entre os corações dos leitores em todo mundo. Confira! Camilo José Cela Nascido no dia 11 de maio de 1916, o escritor chegou a cursar Medicina na Universidade Complutense e assistiu a algumas aulas de Filosofia e Letras na Universidade de Madri.

Javier Cercas Cercas nasceu em 1962, em Ibahernando, Cáceres, e trabalhou durante dois anos na Universidade de Illinois, em Chicago, Estados Unidos. Almudena Grandes A autora nasceu em Madri em 1960. Javier Marías Enrique Vila-Matas Enrique nasceu em Barcelona em 1948. Carlos Ruiz Zafón. 18 livros infantis para falar de emoções com os seus filhos. Ilustração de 'Harvey - Como me Tornei Invisível' Desempenho, produtividade e assimilação de conceitos parecem nortear a educação das crianças no Brasil, principalmente quando o objetivo final é passar em concorridíssimos vestibulares e entrar em uma prestigiada universidade.

Por trás das aparentes objetividade e concentração convocadas para atingir esse resultado, escolas, pais, professores e alunos precisam lidar com a imprevisibilidade e os graves estragos do bullying, que atinge uma porção fundamental e bastante negligenciada dos seres humanos: as emoções. Enquanto continuarmos ignorando o papel decisório das emoções na vida de cada sujeito, mais perguntas ficarão sem resposta ou incompreensíveis, principalmente diante das dificuldades que a vida certamente vai trazer. Em pleno 2016, temos acesso a informações e experiências como nunca tivemos antes, e expressar emoções permanece carregado de sentido negativo. Felizmente, a arte, por meio da literatura, pode dar uma inestimável ajuda. Setembro Amarelo: cinco livros que falam abertamente de suicídio e de depressão | Estante Blog. Campanha luta pela prevenção ao suicídio Ainda existe muito tabu ou mesmo resistência para falar sobre doenças psicológicas, como a depressão.

Ela é uma das principais causas de suicídios no mundo e apesar de ser um problema de saúde pública, muitas vezes é silenciada por falta de informação. Segundo a agência da Organização das Nações Unidas, mais de 800 mil pessoas morreram por suicídio no mundo desde 2012. Essa é a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos e 75% dos suicídios ocorrem em países de média e baixa renda. Para tentar reduzir esses índices, a OPAS/OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu o suicídio e as tentativas como prioridade na agenda global de saúde e incentivou países a reforçarem suas ações de prevenção, começando pela medida de falar sobre o assunto. Na literatura, o fato de um assunto ainda ser tabu, muitas vezes acaba dando ainda mais gás para escritores dissertá-lo.

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky (2007) Animação Conta a História Da Criação Do Universo Pela Voz De Orixás | Brasil de Fato. Buscando uma nova forma de militância para o combate aos estereótipos em relação às religiões de matriz africana, nasceu a animação Orun Aiyê: a criação do mundo. Durante os 12 minutos de duração, o filme das diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria, conta de forma didática como os orixás do candomblé interagiram para criar a Terra. Em iorubá, idioma de uma das etnias do continente africano, Órum significa o mundo espiritual e Aiyê, o mundo físico. As diretoras utilizaram a técnica de stop motion na produção das imagens - quando a animação é gerada através de fotos. O curta, inclusive, já foi premiado na categoria Novos Talentos do Festival Brasil Stop Motion, maior encontro do gênero na América Latina, que recebeu centenas de produções de mais de 40 países.

O filme conta com a narração de Bira, um griot — considerado porta-voz de muitas comunidades em diferentes regiões da África — para enredar a história. As diretoras, Jamile e Cintia, ampliaram o projeto para além da animação. 11 documentários que vão mudar sua visão do mundo - Galileu | Cinema. Há filmes que despertam alguma coisa na gente. Você sabe que isso acontece quando sai do cinema ou de uma sessão no Netflix querendo desesperadamente falar sobre o que acabou de ver com alguém. Ou com todo mundo, na verdade. Há filmes de ficção que fazem isso com a gente, e há documentários que são capazes de abrir nossa cabeça pro mundo particular de determinados temas de maneira extraordinária. + Veja também: 10 documentários da Netflix que você precisa conferir Vez ou outra, eu acabo me deparando com um documentário assim.

Vasculhei a memória e também descobri novos filmes pra reunir uma lista dos que mais me fizeram ver o mundo de uma maneira diferente ou questionar coisas que sempre me pareceram inquestionáveis. A lista está aqui embaixo: Ilha das Flores Um dos clássicos nacionais, esse curta é de 1989, mas continua atualíssimo. Muito Além do Peso Uma epidemia de obesidade entre crianças está se espalhando pelo mundo.

Food Inc. 10 Filmes OBRIGATÓRIOS para quem AMA HISTÓRIA. “A história é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente e advertência do futuro.” Miguel de Cervantes. Dizem que a arte imita a vida. Sendo assim, o cinema pode ser uma ótima forma de compreender a história, sobretudo, em nuances e sutilezas que por vezes escapam da nossa apreensão. Procurei criar uma lista heterogênea, buscando filmes que retratassem momentos históricos distintos. Como só são 10, alguns ficaram de fora, então, deixem nos comentários o filme (ou filmes) que para vocês não poderia(m) ter ficado de fora da lista.

Sem mais delongas, vamos lá: Um dos maiores clássicos da história do cinema, o filme que possui como recorte principal a família Corleone, na qual estão inclusos Don VitoCorleone (Marlon Brando) e Michael Corleone (Al Pacino), mostra todas as nuances da máfia italiana e ítalo-americana. Baseado no Clássico de Umberto Eco, o filme de Jean-Jacques Annaud se passa em um remoto mosteiro no norte da Itália, no ano de 1327. O Mundo de Beakman. 7 ótimas séries de Cuba, México e até Austrália que estão escondidas na Netflix. Israel, Dinamarca e Cuba. Quantas produções audiovisuais você conhece desses países? Da Argentina e do México, conhecemos os cinemas premiados, estrelados por Ricardo Darín e Gael Garcia Bernal, respectivamente, e as típicas telenovelas dramáticas, mas pouco sabemos da produção de séries nos dois países.

Mas grandes produtoras e distribuidoras globais têm prestado cada vez mais atenção nas produções locais, por serem uma forma de expansão de mercado. Para responder ao crescimento dos concorrentes Amazon, HBO e outros serviços de streaming, a Netflix resolveu intensificar a produção de conteúdo exclusivo e descentralizado. Em entrevista à rede americana CNBC, o CEO da empresa citou sua primeira série brasileira para defender a estratégia.

"3% é do Brasil e ficou muito popular ao redor do mundo. Apesar do esforço, apenas o olhar atento é capaz de encontrar as poucas produções menos mainstreams no catálogo recheado com shows consagrados, como House of Cards e Orange is the new black. The Handmaid’s Tale: 1×1 – SériesFlix. Um acervo com mais de 300 filmes alternativos legendados - Revistak7 | Arte que inspira. Você curte assistir filmes mais alternativos e nem sempre encontra opções na internet? Se sim, é com você mesmo que vamos falar. É que há quase três anos, foi criada a Filmoteca Online, um espaço para os amantes de filmes que estão foram do circuito comercial. Com um catálogo riquíssimo de mais 300 filmes, você terá a oportunidade de ver obras de mais de 40 países diferentes, todos legendados.

"Sempre assisti muitos filmes e tenho um espírito um pouco arqueológico para o cinema, gosto de desenterrar coisas raras e pesquisar sobre filmes que caíram no esquecimento", conta o criador da Filmoteca. Como faço para assistir? Via Álisson Boeira Fundador da Revistak7. |@alissonfboeira. 25+ Livros sobre Mulheres Reais que Você Precisa Conhecer. Uma lista de livros sobre mulheres reais que nos fornecem uma visão inestimável da realidade feminina ao redor do mundo e em diferentes momentos da História. Assim como acontece na mídia, a discrepância entre as histórias reais masculinas e femininas que são contadas e exaltadas na literatura ainda é grande, e os avanços são lentos.

E isso não porque não existem tantas mulheres notáveis quanto homens, mas porque historicamente mulheres são empurradas para segundo plano. Pensando nisso, reunimos uma lista de livros sobre mulheres reais que nos fornece uma visão inestimável da realidade feminina ao redor do mundo. Começamos com pouco mais de 20 títulos, mas ela é colaborativa e será editada regularmente para incluir novos livros – deixe suas sugestões nos comentários! Lembrando que comprando através dos links você ajuda o Nó de Oito a crescer! Memórias de Uma Moça Bem-comportada (Simone de Beauvoir) Onde comprar: Amazon.com.br Quarto de Despejo.

Onde comprar: Amazon.com.br Eu sou Malala. Nu com a minha música: Caetano Veloso canção por canção – Rádio Batuta. Lembranças da infância em Santo Amaro da Purificação (Trilhos urbanos); relatos de sonhos (Araçá blue) e de episódios que inspiraram diretamente suas canções (A voz do morto); comentários sobre literatura e cinema; reflexões sobre o samba e sobre o Brasil. Nu com a minha música: Caetano Veloso canção por canção expõe em riqueza de detalhes o modo como o pensamento múltiplo do compositor baiano se completa e se realiza nas próprias canções. Trata-se de uma conversa informal entre ele e o poeta Eucanaã Ferraz, girando em torno de 54 músicas, cada uma delas sendo iluminada por um ângulo inusitado. Uma conversa gravada em 2003 para ser convertida no caderno que acompanha o livro Letra Só, editado pela Companhia das Letras, e que agora retorna à sua forma sonora, ao lado da ilustríssima presença das canções.

Apresentação: Eucanaã Ferraz Edição: Paulo da Costa e Silva / Filipe Di Castro Sonorização: Filipe Di Castro Concepção e supervisão: Paulo da Costa e Silva. Culture - The 25 culture podcasts that will blow your mind. You Must Remember This Who this is for: Nostalgists harking back to the glamorous movie age of yore. This storytelling podcast narrates the secret and forgotten stories of the first century of Hollywood.

Episode to try: Marilyn Monroe: The Persona Black Men Can’t Jump (In Hollywood) Who this is for: Film lovers concerned about Hollywood whitewashing. Episode to try: Girls Trip The Projection Booth Who this is for: People who REALLY know their films. Episode to try: Watermelon Man After the Ending Who this is for: Overactive imaginations. Episode to try: Inception & The Three Amigos Kermode and Mayo’s Film Review Who this is for: Movie buffs who want to keep up with the latest releases. Episode to try: Christopher Nolan: Dunkirk The Modern Art Notes Podcast Who this is for: Critics who already know their art history and want to keep updated on the latest in the art world.

Episode to try: On Trump’s attempt to eliminate federal arts spending A Small Voice Podcast Episode to try: Robin Maddock Spirits. Os melhores filmes de cada país da América Latina, de acordo com o IMDb. A Bula reuniu em uma lista os melhores filmes de cada país da América Latina, de acordo com a nota atribuída pelo IMDb (Internet Movie Database), uma base de dados online que reúne informações sobre filmes. Foram levados em consideração apenas longas-metragens de ficção produzidos exclusivamente pelo respectivo país, e que somam a avaliação mais alta e o maior número de votos. Em alguns países, filmes que já podem ser considerados clássicos permanecem no topo do ranking, como é o caso do Brasil, com “Cidade de Deus” (Fernando Meirelles, Kátia Lund, 2002); e da Argentina, cujo filme em destaque é “O Segredo dos Seus Olhos” (Juan José Campanella, 2009).

Argentina — O Segredo dos Seus Olhos (Juan José Campanella, 2009) O filme foi baseado no libro “La Pregunta de sus Ojos”, de Eduardo Sacheri, e é centrado em Benjamín Espósito, um investigador recém-aposentado que tenta escrever um livro inspirado em um caso brutal de estupro e assassinato de uma jovem. Chile — No (Pablo Larraín, 2012) 7 dicas de filmes que provam que "o que acontece na infância, nem sempre fica na infância" (o melhor da Netflix)