background preloader

VIDEOS & SITES SOBRE FILOSOFIA

Facebook Twitter

15 Filmes sobre a Filosofia de Martin Heidegger – Cineplot. Por Philippe Torres Há no filosofo alemão Martin Heidegger uma complexidade que, muitas vezes, o faz ser mal compreendido, sendo associado inclusive ao nazismo. Contudo, ao contrário, o filosofo de muitas influências orientais capta uma mensagem anti-guerra a todo instante. O pensamento de Heidegger assume uma crítica a modernidade e a filosofia de seu tempo, mais, diz ser seu tempo e os que estão por vir os da ciência e, portanto, da técnica. Dessa forma, sendo a ciência o imperativo da modernidade, é também um tempo da não filosofia, mas Heidegger então completa que a modernidade é sim o tempo da filosofia, mas de uma filosofia específica: a metafísica, a qual o pensador irá criticar.

O que é a metafísica? Para Heidegger, a metafísica da modernidade é especial, fundamentada na ciência e na técnica, a qual o pensador chamará de metafísica da subjetividade. A modernidade teria, para Heidegger se resumido a objetificação, tudo deve ser manipulado, transportado, objeto para os olhos. Elena. O Iluminismo com três séculos de atraso. Por Mario Bunge Publicado em Perfil Como é sabido, a Península Ibérica foi a única região da Europa Ocidental que escapou dos grandes movimentos de ideias, sentimentos e instituições que moldaram a modernidade: o Renascimento, a Reforma Religiosa, a Revolução Científica e o Iluminismo.

No século XVIII, a Espanha gastava mais para censurar livros dos Iluministas do que para colocar em dia os cérebros dos sacerdotes que ainda pregavam contra as heresias de Copérnico, Galileu, Descartes, Harvey, Vesalius, Boyle e outros gigantes modernos. A editora Laetoli está preenchendo uma enorme lacuna na história do mundo hispânico ao publicar muitas obras do Iluminismo, em particular a sua faixa radical, liderados pelos redatoras da Enciclopédia, como Diderot, Holbach, Helvétius, La Mettrie, Meslier e outros autores que tiveram milhares de textos proibidos ou mesmo incenerados pelos guardiões do antigo regime, que acabariam sendo vítimas da invenção do doutor Guillotin. Jornal O Globo | Notícias Online. Estudar filosofia faz com que o desempenho escolar das crianças melhore, sugere pesquisa.

Filosofia é o tipo de matéria com a qual a maioria de nós só entra em contato na faculdade. No entanto, um estudo realizado por uma entidade britânica revela que, quanto antes tivermos aulas de filosofia, melhor. Isso porque tais ensinamentos podem fazer com que o desempenho das crianças na escola melhore. O estudo conduzido pela Education Endowment Foundation (EEF) avaliou os resultados do Philosophy for Children (P4C), um programa cujo objetivo é ensinar o básico de filosofia às crianças. O projeto é utilizado por algumas escolas da Inglaterra e, sua implementação, segundo o The Conversation, tem relação com a melhora do desempenho dos alunos em matérias como matemática e leitura.

O programa foca menos em filósofos específicos e mais na capacidade das crianças de realizarem questionamentos. A EEF analisou os dados de 48 escolas primárias e 1,5 mil estudantes que tiveram as aulas de filosofia, além de outros 1,5 mil que não receberam as aulas no mesmo período, mas no ano seguinte. Philosophikos. 50 Filmes Para Quem Adora Filosofia. 18.1K Flares Filament.io 18.1K Flares × 50 – Matrix (Andy Wachowski e Lana Wachowski, 1999) Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. 49 – Waking Life (Richard Linklater, 2001) Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas. 48 – Descartes (Roberto Rossellini, 1974) Descartes (1974), filósofo antecessor de Blaise Pascal na afirmação da racionalidade e do método científico. 47 – O Estrangeiro (Luchino Visconti, 1967) Filme centralizado na figura de Mersault, um homem frio, de um vazio absurdo, que não mostra a mínima reação frente a morte da mãe, um assassinato, uma condenação. 45 – A.I.

Livros gratuitos de filosofia clássica. Ancient Philosophy Timeline. O Mundo De Sofia [FILME 1 COMPLETO] Livros de Filosofia para Baixar Grátis | e-Livros Gratis. Philosophy. Filosofia Política.

NIETZSCHE

Ancient Philosophy Timeline.