background preloader

TAOISMO

Facebook Twitter

Os Escritos de Chuang Tsu (ou Zhuangzi, ou Kwang Tze) - Hadnu.org. (na imagem, Chuang Tsu sonhando que é uma borboleta, ou uma borboleta sonhando que é Chuang Tsu) Chuang Tsu (século IV a.C.) foi um incrível contador de histórias, que tornou o Tao acessível aos leigos, deixou uma mensagem humanística profunda e surpreendeu a todos com sua sensibilidade, agudeza e humorismo.

Os Escritos de Chuang Tsu (ou Zhuangzi, ou Kwang Tze) - Hadnu.org

O texto de Chuang Tsu não era menos profundo de que o de Lao Tsé; mas sua maior virtude, talvez, tenha sido a de tornar a ideia do Tao menos hermética, mais legível e compreensível, ilustrando-a com parábolas instrutivas e, muitas vezes, divertidas. Em seu livro são tratados os mais diversos temas, tais como a natureza, a condição do ser humano, o conhecimento, etc. Observação à Presente Edição Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei. Esta edição de Os Escritos de Chuang Tsu é uma compilação de diversas fontes. Talvez uma das únicas obras pares em similaridade de estilo e profundeza de conteúdo seja o moderno Livro das Mentiras de Aleister Crowley.

Amor é a lei, amor sob vontade. Lao Tsé e o Tao Te Ching. :: Acid :: Pouco se sabe com certeza sobre Lao Tsé.

Lao Tsé e o Tao Te Ching

Há uma obra chinesa muito antiga chamada Shi Chi (Apontamentos Históricos) que diz que Lao Tsé, cujo nome real era Erh Dan Li, teria nascido no Sul da China numa região chamada Ch'u, em torno do ano 604 a.C. Mas também há os que afirmam que o Tao Te Ching é apenas uma compilação de versos de vários pensadores de escolas de pensamento do 3º século a.C, que genericamente usavam o título de Lao Tsé. Segundo as tradições, Lao Tsé foi contemporâneo de Kung Fu Tsé (Confúcio), de quem foi discípulo. Tornou-se o guardião dos arquivos do tribunal imperial, e atraiu muitos seguidores com sua sabedoria, embora sempre tenha se recusado a fixar suas idéias por escrito, por temer que as palavras pudessem ser convertidas em dogma formal.

I Ching - O Livro das Mutações: Taoismo. "Antes do céu e da terra existirem, havia algo nebuloso...

I Ching - O Livro das Mutações: Taoismo

Lao tze - Biografia. Lao tze, Laozi, Lao-tse ou Lao Tzu: todas essas são pronúncias ocidentalizadas do título de uma das maiores personagens da filosofia na China antiga.

Lao tze - Biografia

Isso mesmo: Lao tze não é um nome, mas significa "grande senhor" ou "velho mestre". Seu nome real seria Li Er ou Lao Dan. A tradição diz que ele viveu no século 6 antes de Cristo. Muitos estudiosos modernos afirmam que ele deve ter vivido dois séculos depois, numa época conhecida como Cem Escolas de Pensamento. Conheça os segredos do taoísmo, a base da filosofia oriental. Bons Fluidos Quando completou 80 anos, Lao Tzu (também conhecido como Lao Tsé) resolveu abandonar seu trabalho como funcionário dos arquivos imperiais e se retirar definitivamente para as montanhas.

Conheça os segredos do taoísmo, a base da filosofia oriental

Ao passar pela fronteira que separava o antigo território chinês do Tibete, um guarda o interpelou sobre suas intenções. Ao contar um pouco de sua vida e do que pensava, o guarda percebeu que o viajante era homem de grande conhecimento. Como condição para deixá-lo atravessar, pediu que escrevesse um resumo de sua sabedoria antes de seguir para seu retiro. Textos Taoístas - Citações, Frases e Aforismos. Templo do Tesouro do Espírito » Sociedade Taoista do Brasil em São Paulo. Filosofia Taoísta. Filosofia Taoísta Filosofia Taoísta Do Caminho surge um (aquele que está consciente), de cuja consciência por sua vez surge o conceito de dois (yin e yang), dos quais o número três está implícito (céu, terra e humanidade); produzindo finalmente por extensão a totalidade do mundo como o conhecemos, as dez mil coisas, através da harmonia das Wuxing.

Filosofia Taoísta

O Caminho enquanto passa pelos cinco elementos do Wuxing é também visto como circular, agindo sobre si mesmo através da mudança para simular um ciclo de vida e morte nas dez mil coisas do universo fenomênico. Aja de acordo com a natureza, e com sutileza em lugar de força. A perspectiva correta será encontrada pela atividade mental da pessoa, até chegar a uma fonte mais profunda que guie sua interação pessoal com o universo (veja 'wu wei' abaixo). Tao Te Ching e Wu Wei O Tao Te Ching de Lao Zi é uma das pricipais referências para a compreensão do pensamento chinês.

Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.E não interferindo. Magia Dourada-Taoismo. Taoísmo. Origem do Taoísmo. O Maior Portal de Taoísmo do Mundo em Língua Portuguesa : Taoismo.Org. Sociedade Taoista do Brasil. Taoism. Taoism. Tao. Taoismo. Taoismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Taoismo

Estátua representando Lao-Tsé, o mítico fundador do taoismo Representação do tao, o conceito fundamental do taoismo, na escrita chinesa O taoismo, também chamado daoismo e tauismo[1] [2] , é uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês tao significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas.

No taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe. É, basicamente, indefinível: "O Tao do qual se pode discorrer não é o eterno Tao O taoismo teve uma influência profunda na cultura chinesa no decorrer dos séculos. Após Lao Zi e Zhuangzi, a literatura do taoismo cresceu com regularidade e passou a ser compilada na forma de um cânone, o Daozang, que, por vezes, era publicado a mando do Imperador da China.