background preloader

International Organizations

Facebook Twitter

Cúpula das Américas. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Cúpula das Américas (em espanhol: Cumbre de las Americas; em inglês: Summits of the Americas) é uma reunião de cúpula entre os chefes de Estado do continente americano criada pela Organização dos Estados Americanos com o objetivo de alcançar um nível maior de cooperação entre os países da zona econômica americana. A Cúpula das Américas foi desenvolvida pela primeira vez no dia 9 de dezembro de 1994, em Miami, nos Estados Unidos. Nesta ocasião os Estados Unidos apresentaram formalmente a proposta de uma Área de Livre Comércio entre todos os países americanos, com exceção de Cuba. Segundo o governo norte-americano, os alicerces da ALCA não seriam respeitados em Cuba.

Lista de reuniões[editar | editar código-fonte] Primeira Reunião de Cúpula das Américas – dezembro de 1994, Miami, Estados Unidos da América. Cúpula das Américas para o Desenvolvimento Sustentável – dezembro de 1996,Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Página oficial (em inglês) BBCBrasil.com | Reporter BBC | Cúpula não resolve impasse entre EUA e Mercosul. Www.summit-americas.org/Documents for Argentina Summit 2005/IV Summit/Declaracion/Declaracion_POR IV Cumbre-rev.1.pdf.

Amnesty International | Working to Protect Human Rights. Área de Livre Comércio das Américas. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A ALCA (Área de livre comércio das Américas) foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton durante a Cúpula das Américas, em Miami, no dia 9 de dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre comércio, cuja data limite seria o final de 2005. Na reunião de Miami foram assinados a Declaração de Princípios e o Plano de Ação.1 A estratégia era de gradualmente suprimir as barreiras ao comércio entre os estados-membros, prevendo-se a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. Uma vez implementada, a ALCA se tornaria o maior bloco econômico do mundo - englobando também as áreas do NAFTA (América do Norte) e do Mercosul (América do sul).

O projeto da ALCA está parado desde novembro de 2005 quando foi realizada a 4º Cúpula das Américas. Membros[editar | editar código-fonte] Transparency International - the global coalition against corruption.