background preloader

Portugues x Brasileiro

Portugues x Brasileiro
A Carminha chegou de Portugal para visitar a Alzira. A Alzira achou o sotaque da Carminha muito engraçado e a Carminha morreu de rir do sotaque da Alzira. Mas apesar dos sotaques e das diferenças elas se entenderam muito bem! Português dever ser a língua mais afetuosa que há, porque só em Português tem uma palavra tão linda como saudade! Leia as cartinhas da Alzira para a Carminha explicando "tim tim por tim tim" como se fala no Brasil! Meus sinceros agradecimentos a Cláudia Barbosa pelas correções e contribuições! Veja mais expressões e gírias brasileiras no "Alzirez" o dicionário da Alzira Zulmira. Você sabe falar "Brasileiro"? Contribua com as suas sugestões!

http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm

Related:  Estudo da línguaessectropical1pipabrasil

Português no Mundo Português no Mundo Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal.

Gramática. Tudo sobre Gramática você encontra aqui! - Brasil Escola Você sabe o que é e para que serve a Gramática? Conforme definição do Dicionário Aurélio, gramática é o estudo ou tratado dos fatos da linguagem, falada e escrita, e das leis naturais que a regulam. Além de apresentar regras, a gramática também exerce a função de analisar as estruturas que o falante de uma língua tem programado em sua memória e que lhe permitem usar sua língua. CILP - Certificado Internacional de Língua Portuguesa A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES) com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Seus cursos de graduação e pós-graduação são reconhecidos e avaliados pelo Ministério da Educação, o que confere à Instituição um alto grau de confiabilidade na oferta de programas e serviços à comunidade. Como decorrência da competência de seu corpo docente, especificamente na área da língua portuguesa, a Universidade de Caxias do Sul instituiu o Certificado Internacional de Língua Portuguesa (CILP), que tem como finalidade avaliar a proficiência em diferentes níveis, em língua portuguesa do Brasil, de estudantes não-brasileiros através de um sistema de quatro provas. O CILP é reconhecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Caxias do Sul, pela União Latina e é declarado de Interesse Educativo pelo Ministério de Cultura e Educação da Argentina. Vocabulário Dados pessoais (nacionalidade). Uruguay

Dicionário Português - Francês O Michaelis Dicionário Escolar Francês contém mais de 28.000 verbetes selecionados e adaptados para os brasileiros que estudam a língua francesa e se preocupam em falar e escrevê-la corretamente. Este dicionário segue rigorosas normas de lexicografia que padronizam a estrutura dos verbetes a fim de facilitar a leitura e dar acesso imediato à informação. Os verbetes em francês e em português apresentam divisão silábica, transcrição fonética, classe gramatical, área de conhecimento, várias acepções e expressões atuais. Para complementar o aprendizado, a obra inclui notas sobre gramática e sobre o uso adequado de palavras e expressões francesas, além da pronúncia das palavras em francês.

Gêneros textuais: quais são? - Norma Culta Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Os diferentes gêneros textuais se adequam ao uso que se faz deles. Adequam-se, principalmente, ao objetivo do texto, ao emissor e ao receptor da mensagem e ao contexto em que se realiza. Exemplos de gêneros textuais Romance; Conto; Fábula; Lenda; Novela; Crônica; Notícia; Ensaio; Editorial; Resenha; Monografia; Reportagem; Relatório científico; Relato histórico; Relato de viagem; Carta; E-mail; Abaixo-assinado; Artigo de opinião; Diário; Biografia; Entrevista; Curriculum vitae; Verbete de dicionário; Receita; Regulamento; Manual de instruções; Bula de medicamento; Regras de um jogo; Lista de compras; Cardápio de restaurante; ... Os gêneros textuais possuem transmutabilidade, ou seja, é possível que se criem novos gêneros a partir dos gêneros já existentes para responder a novas necessidades de comunicação.

Celpe-Bras - INEP O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Mercado mundial vai abrir as portas a quem fala português  A língua portuguesa figura entre os dez idiomas estrangeiros que mais serão requisitados nas próximas duas décadas no mercado de trabalho do Reino Unido, de acordo com estudo do Instituto British Council. É a primeira vez que a língua de Camões entra nessa seleta lista, compartilhando o status com o espanhol, árabe, francês, mandarim, alemão, italiano, russo, turco e japonês. O relatório “Languages for the Future” (línguas para o futuro), que analisa as prioridades linguísticas do Reino Unido, frisa que a seleção de idiomas baseia-se “em fatores econômicos, geopolíticos, culturais e educacionais, incluindo as necessidades das empresas inglesas acerca de seus negócios com o exterior, prioridades diplomáticas e de segurança e a relevância na Internet”. Emprego fácil.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. 115 vídeo aulas gratuitas de Língua Portuguesa Oi pessoal! O Canal do Ensino pesquisou e selecionou 115 vídeos gratuitos de língua portuguesa para você. O Português é uma das matérias mais importantes do ensino médio, porque ela é cobrada não apenas no Enem e nos vestibulares mas também nos concursos públicos e processos de seleção de diversas vagas de emprego. Veja uma relação das principais vídeos aulas grátis de Português:

Related: