background preloader

Littérature française, Auteurs, Oeuvres, Audio, Video, FLE, Flenet

Littérature française, Auteurs, Oeuvres, Audio, Video, FLE, Flenet
Related:  Ensino e Aprendizagem de Português e Francês

Audiocite.net: Livres audio gratuits mp3 Sujeito, educação e o trabalho com a língua portuguesa na escola básica Sujeito, educação e o trabalho com a língua portuguesa na escola básica* Subject, education, and work with the portuguese language in basic education Tânia Guedes MagalhãesI; Lucia Furtado de Mendonça CyrankaII IDoutora em Letras - Estudos Linguísticos - pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integrante do Grupo de Pesquisa Fale - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. tania.magalhaes@ufjf.edu.br IIDoutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil Este trabalho aborda as concepções de sujeito e educação no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Palavras-chave: sujeito; concepção de linguagem; ensino de Língua Portuguesa; gêneros textuais. Keywords: subject; language conception; Portuguese teaching; text genres.

32 filmes para trabalhar Literatura em sala de aula Recentemente publiquei uma lista de filmes que considero interessantes para introdução à Literatura. Após diversas mensagens de agradecimento de professores do Brasil todo, comecei também a receber pedidos de uma lista maior e que permitisse a abordagem de tópicos específicos do currículo de literatura no Ensino Médio. Dei algumas sugestões, mas nada muito completo. Decidi, então, fazer uma pesquisa mais elaborada e elencar uma lista de filmes mais extensa, relacionando cada título com o conteúdo específico que pode ser abordado. O resultado dessa pesquisa eu apresento hoje a você, professor de Literatura, desejando que seja de grande ajuda para tornar suas aulas mais interessantes, ricas em conteúdo e atrativas para os alunos. Veja a lista que está em ordem cronológica. Primórdios da Literatura Portuguesa – Trovadorismo Merlin, de Steve Barron (155 min.) Retrata, em tom épico, a luta do mago Merlin e do rei Arthur contra Mab, a rainha da escuridão. Rei Arthur, de Antoine Fuqua (142 min.)

Tecnologia digital e educação | Revista da ABRALIN Resumo A (não) utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino sempre foi um tema muito debatido em cursos de formação inicial e continuada de professores. No contexto da pandemia e do necessário isolamento social, o uso das TDIC aplicadas ao ensino tem recebido relevo, com diferentes prismas e discussões não consensuais. Texto A conferência intitulada de Tecnologia digital em época de pandemia[1] foi ministrada por Vera Menezes, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (UFMG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A presente resenha objetiva descrever e analisar as principais explanações realizadas durante a palestra, que teve duração de 1h e 30 min. A Teoria do Caos e da Complexidade e a Teoria da Difusão e Inovação (Innovation Diffusion Theory – IDT) alicerçam teoricamente a palestra. Referências

Linguistique française et enseignement du français (de l’EPPFE à l’UFR DFLE) : l’épreuve de l’étranger 1En auscultant le trajet et les étapes qui mènent de l’École de préparation des professeurs de français à l’étranger (EPPFE) de la Sorbonne (1920) à l’Unité de formation et de recherche (UFR) de didactique du français langue étrangère (DFLE) de l’université Paris 3 Sorbonne Nouvelle (2008), notre journée d’étude a rencontré des questionnements institutionnels portant sur les contextes éducatifs et universitaires en France et à l’étranger, des débats méthodologiques relatifs à l’enseignement du français et d’autres langues, des interrogations théoriques sur la genèse et le rôle de la linguistique française dans ses interactions avec la pédagogie/didactique. Dans cet ensemble, les éléments d’histoire culturelle des institutions et de leurs acteurs croisent des aspects d’histoire intellectuelle des disciplines. 3La lecture de Combats pour la linguistique, de Martinet à Kristeva. 1 On se reportera à la livraison de la revue Histoire Épistémologie Langage (2010) qui reprend certa (...)

Historiografia da gramática tradicional e ensino de língua | Revista da ABRALIN Resumo Neste trabalho, resenhamos a conferência proferida pelo professor Francisco Eduardo Vieira (UFPB) cujo foco foi a historiografia da Gramática Tradicional (GT), sua epistemologia e aplicação ao ensino. Vieira (2020) defendeu que a GT não deve ser compreendida somente como um livro, conteúdo, disciplina ou doutrina em um sentido oposto de ciência, pois se trata de uma Teoria Linguística. Para justificar seu posicionamento, o professor pauta-se nos postulados de Laudan (1978) e apresenta o percurso histórico da GT em diferentes abordagens até chegar à proposta geral de abordagem no ensino. O ponto-chave de sua apresentação pauta-se no posicionamento de que a oração, enquanto unidade máxima de análise, é uma categoria linguística que precisa ser estudada não somente em pesquisas linguísticas, mas, e sobretudo, nas aulas de língua portuguesa. Texto Eduardo Vieira é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Referências GRAMÁTICA: história, epistemologia e ensino.

Related: