background preloader

Portal da Língua Portuguesa

Portal da Língua Portuguesa

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/

Learning Portuguese - Home Aprenda português com o cinema brasileiro A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes! Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si. Falar da língua portuguesa também é um tema para a vida inteira. E falar dos dois ao mesmo tempo? Português Nosso de Cada Dia - Brasil em Mente - recursos para o Português com... Português Nosso de Cada Dia® tem estruturado conteúdos básicos de conversação e gramática do português. Apesar de começar com ideias elementares, como cumprimentos, números e cores, leva em consideração o fato de que na maioria dos casos o parceiro de um brasileiro não é um iniciante totalmente inexperiente. Ele tem razoável noção de fonética, sendo, inclusive, capaz de se comunicar de forma básica e de reconhecer palavras e significados devido à convivência. Por este motivo, pretende-se cobrir um grande número de assuntos, numa tentativa de remover lacunas elementares tanto em termos de gramática, quanto de vocabulário. Português Nosso de Cada Dia® presents basics of conversation and grammar in Portuguese and was specifically designed for those who live with or are friends with a native Portuguese speaker.

Jogos de Língua Portuguesa - Só Português Você está em Entretenimento > Jogos Esta seção é dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. Estude brincando! Como referenciar: "Jogos de Língua Portuguesa" em Só Português. Recursos didáticos e o Ensino de Língua Portuguesa: Possibilidades e limitaçõ... Considerando que a aprendizagem é construída durante todo o processo educacional, a criação de situações didáticas e a inserção de metodologias diversificadas, tornam-se, no contexto educacional, essenciais para a construção do conhecimento dos discentes, visto que o atual contexto de produção capitalista, configurado como a chamada era digital, ou sociedade técnica informacional, desencadeia uma série de mudanças na forma da construção do conhecimento, exigindo dos cidadãos o acesso às tecnologias da informação e comunicação e, da Escola, o preparo e/ou qualificação dos alunos quanto ao uso destas tecnologias. Para isso, a utilização dos recursos didáticos, constitui-se como fundamental, apresenta-se como importante ferramenta ao ensino-aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, no entanto, requer a cuidadosa mediação do professor no tocante ao planejamento e clareza de como a aprendizagem, no sentido do conhecimento cognitivo se efetivará de forma significativa.

Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online Resumo Resumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, Cepi-Português, é um curso online de preparação sociolinguística e cultural para o intercâmbio acadêmico entre estudantes de universidades latino-americanas. Fundamentado na perspectiva de projetos de aprendizagem e trabalho colaborativo, o estudo analisa as ações e interações ocorridas nas plataformas tecnológicas utilizadas pelos participantes (Moodle, Skype e Facebook).

Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Como fazer uma boa redação - Aprender Português Como fazer uma boa redação, saiba agora como tirar uma boa nota em sua redação! A redação é algo muito importante, seja nas provas, vestibulares, concursos e até mesmo no dia a dia. Saber escrever com argumentos sólidos é algo essencial e se esse artigo irá lhe ajudar a fazer isso. Confira!

ONU lança cartilha de ensino de português para refugiados no Brasil - notícias em Educação Acnur, agência da ONU para refugiados, lançou no Brasil uma cartilha de ensino de português (Foto: Divulgação/Acnur) A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) lançou uma cartilha de ensino de português especificamente para os refugiados no Brasil. Batizado de "Pode entrar: Português do Brasil para refugiadas e refugiados", o material didático foi lançado no fim de novembro e pode ser baixado gratuitamente pela internet. Segundo Talita Amaro de Oliveira, a editora responsável pela cartilha, o processo de elaboração do material durou cerca de dez meses e foi feito em parceria com a Cáritas e o Cursinho Popular Mafalda, do qual ela é coordenadora, e tem como objetivo atender a uma demanda já antiga entre as entidades que acolhem refugiados no Brasil. "Todo mundo que trabalha com português para refugiados estava precisando do material.

Como estudar Literatura Uma dúvida bem comum entre os alunos do Ensino Médio é como estudar Literatura. É uma pergunta simples e complicada ao mesmo tempo, para a qual eu estava elaborando uma resposta quando me deparei com uma espécie de fórmula pronta no melhor livro didático de Literatura que conheço, o Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, do William Roberto Cereja e da Thereza Cochar Magalhães. Conhecendo esses dois estudiosos e a qualidade do material que eles têm produzido, tanto em Literatura quanto em Língua Portuguesa, resolvi trancrever aqui esse pequeno guia para aqueles que desejam tirar o maior proveito de seus estudos literários. Leia a seguir os 8 conselhos elencados conforme a ordem do livro. Em estudos de literatura, vale mais a pena a leitura do que a memorização.

Professora ensina gramática com música e faz sucesso no YouTube Aprender português nunca foi tão divertido! A professora Carol Mendonça, que dá aula em cursos preparatórios há oito anos, está fazendo sucesso nas redes sociais ao ensinar língua portuguesa por meio de memes e músicas. Há um ano Carol começou a postar vídeos no canal Português para Desesperados, no YouTube. Em sua página no Facebook ela também anda bombando com suas paródias. Além disso, a professora arrasa no Instagram com dicas rápidas.

8 links para utilizar quadrinhos em sala de aula Foi em 2006 que revistas em quadrinhos finalmente passaram a integrar o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do Ministério da Educação (MEC). Desde então, o gênero se faz presente nos acervos distribuídos às bibliotecas escolares de todo o Brasil. Para os professores, as cores, as narrativas, as metáforas visuais e os lapsos de tempo presentes nas histórias em quadrinhos (HQs) são apenas alguns dos recursos que podem ser utilizados a favor da aprendizagem de diversas disciplinas, como língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, entre outros.

Related: