background preloader

Aprenda português com o cinema brasileiro

A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes! Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si. Falar da língua portuguesa também é um tema para a vida inteira. E falar dos dois ao mesmo tempo? Parece demais? Não, é sempre bom lembrar que o cinema é uma linguagem assim como o português. Mas também nunca é demais de enfatizar que o cinema é uma arte. Então, vamos falar de alguns filmes que marcaram o cinema brasileiro e que podem nos ensinar algumas coisas sobre a língua portuguesa. Cinema Novo: denunciar uma realidade A primeira corrente cinematográfica brasileira, o cinema novo teve muita influência do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa. As duas correntes estrangeiras começaram a tratar de assuntos simples nas telas como o cotidiano, a vida das famílias pobres, a realidade social das pessoas etc. Related:  Recursos Para Aprender PortuguêsEnsinar português

Quais fontes usar para aprender português? Hoje quase não existe mais desculpas para as pessoas que querem aprender ou melhor seu português. Não é mais necessário ter cadernos, livros e mochilas pesadas que dão dor nas costas. Sem contar que algumas vezes transportamos a mochila de lá para cá mas não abrimos nenhum livro… Por isso, as ferramentas da web podem nos ajudar muito quando a missão é revisar as regras gramaticais, a redação, a literatura. Saiba que dá para estudar português online através de três fontes, basicamente? Do computador, do tablet e do smartphone! A vantagem que a maioria dos materiais disponíveis online é gratuito. Agora só falta escolher quais serão os sites, aplicativos e blogs mais indicados para suas necessidades. Você quer tirar algumas dúvidas ou somente dar uma revisada em alguma matéria? Tem material para todos os gostos! Mais prático do que procurar aulas de portugues! Você é à moda antiga? 5 blogs e colunistas para se aprender português Ela escreve dicas de português de uma maneira bem humorada.

Como estudar Literatura Uma dúvida bem comum entre os alunos do Ensino Médio é como estudar Literatura. É uma pergunta simples e complicada ao mesmo tempo, para a qual eu estava elaborando uma resposta quando me deparei com uma espécie de fórmula pronta no melhor livro didático de Literatura que conheço, o Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, do William Roberto Cereja e da Thereza Cochar Magalhães. Conhecendo esses dois estudiosos e a qualidade do material que eles têm produzido, tanto em Literatura quanto em Língua Portuguesa, resolvi trancrever aqui esse pequeno guia para aqueles que desejam tirar o maior proveito de seus estudos literários. Leia a seguir os 8 conselhos elencados conforme a ordem do livro. Em estudos de literatura, vale mais a pena a leitura do que a memorização.

Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula - Definições valiosas COMPREENSÃO REAL A turma do Centro Educacional Frei Seráfico estuda literatura usando um jornal literário. Fotos: Pedro Motta Uma situação paradoxal paira sob as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos literários, aprendendo a ler e analisá-los. Não faz sentido, portanto, o docente dizer que trabalhou com literatura em sala se não desenvolveu um trabalho para investigar qual a natureza e a função dela. PESQUISA HISTÓRICA Os alunos investigam o cotidiano da cidade no século 19 para entender a literatura da época No entanto, definir o que é literatura não é fácil. Mergulho na história dos textos Avaliação Os seminários foram o principal recurso avaliativo.

Aprenda português através da literatura, música e cinema Nós somos uma nação relativamente jovem. Enquanto na Europa, vários países têm séculos e até milênios de história, nós temos um pouco mais de cinco séculos. Ok, havia a população indiana que ocupava as terras antes da colonização dos portugueses. Devido à colonização portuguesa, nós também temos a língua deles como oficial, o português. Logo, logo, os nativos brasileiros se apropriaram da língua dos colonos, misturaram alguns termos oriundos dos povos indígenas e dos africanos que povoaram também nossas terras. Daí surgiu o português do Brasil ou brasileiro (como alguns estrangeiros gostam de falar). Na música, podemos citar Carmen Miranda, portuguesa que se naturalizou brasileira, Ary Barroso, Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque... Já no cinema, vários diretores souberam passar através de imagens e histórias nosso legado: Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Cacá Diegues, Bruno Barreto, Walter Salles, Eduardo Coutinho, Fernando Meirelles, José Padilha... "(...)

102 filmes para amantes de literatura brasileira Cinema e Literatura são uma paixão muito comum. Já publiquei aqui algumas listas interessantes de livros baseados em filmes, mas nunca nenhuma lista extensiva de filmes para amantes da literatura brasileira. Eis, então, que a lista é um prato cheio para os cinéfilos e bibliófilos de plantão! Material didático – português para alunos estrangeiros | Estante da Denise Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Para baixar, clique nos links. ple2013 gramática – Apostila inicial, formada com exercícios de fontes diversas e cujo objetivo é iniciar os alunos sem conhecimento prévio da língua. apostila 2014 -Versão 2014 da apostila usada no primeiro semestre da disciplina. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II versão 2015 1 final – material usado no curso para alunos de nível intermediário. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS iniciante versão 2015 – material usado no curso para iniciantes. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II 2017 textos – material usado em turmas de alunos de nível intermediário. Brasil na Tela – Materiais didáticos produzidos por professores em formação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Algumas músicas usadas nas disciplinas: É Uma Partida De Futebol – www.youtube.com/watch?

Português de graça presencial e online? Quem pensa que saber bem o português é uma bobagem, está muito enganado. Como qualquer outra língua, aprender um idioma significa entrar em outro universo, conhecer cada vez mais. Então, quanto mais você souber a sua própria língua, mas você vai poder conhecer sobre a cultura e ter acesso a informações mais complexas e sofisticadas. Para quem achar que estamos exagerando, saiba um dado que pode assustar muitos: somente 8% da população brasileira sabe ler, escrever e interpretar vários tipos de textos. Eles foram revelados por uma pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e a ONG Ação Educativa em 2016. Imagine esses 92% da população que não tem acesso a esses saberes. Você acha que eles conseguem encontrar informações básicas na internet (se eles sequer tiverem acesso) como os 8% que sabem ler e interpretar vários tipos de texto? Não desanime! O smartphone e as novas tecnologias nem sempre são o monstrinho que imaginamos para a língua portuguesa. Nova ortografia Michaelis

Regência verbal e nominal - Norma Culta Chama-se regência à relação estabelecida, na oração, entre um termo regente e um termo regido. O termo regente depende do termo regido, uma vez que o seu sentido permanece incompleto sem a presença do termo regido. De acordo com a natureza do termo regente, a regência pode ser classificada de regência verbal ou regência nominal. Conforme o nome indica, na regência verbal o termo regente é um verbo e na regência nominal o termo regente é um nome. Regência verbal: Termo regente: verbo Termos regidos: objeto direto e objeto indireto Regência nominal: Termo regente: nome Termo regido: complemento nominal Regência verbal Na regência verbal, se o verbo regente for transitivo direto, terá como termo regido um objeto direto (não preposicionado). Exemplos de regência verbal não preposicionada Leu o livro.Comeu a sobremesa.Bebeu o refrigerante.Ouviu a notícia.Estudou a lição.Fez o recheio. Exemplos de regência verbal preposicionada Veja também: Exemplos de regência verbal com diversas preposições.

Crie seus mapas mentais online - Em qualquer dispositivo | MindMeister Só Português - Portal da Língua Portuguesa Mapa Mental: o que é? Como fazer? Aprenda agora! Entenda a importância do mapa mental e veja dicas práticas de como montar um que facilite os seus estudos Você já ouviu falar em mapa mental? Sabe como funciona essa forma de estudo que pode ajudar no Enem e vestibulares? Muitos alunos gostam de estudar Biologia com mapas mentais porque eles ajudam a associar e criar conexões entre os conteúdos. Confira um guia completo sobre mapa mental e aprenda a usar essa técnica. O que é mapa mental? Mapa mental é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Na sua ficha de mapa mental, “você pode relacionar o contexto histórico de um tema, informar onde tudo aconteceu, deixar claro se a localização influenciou nas condições econômicas e, consequentemente, sociais e políticas, entre outros”, afirma o professor Dimas, de História. Mapa mental: para que serve? “Como o próprio nome diz, serve para você se orientar nessa vastidão de conteúdos”, afirma o professor. Mapa mental: como criar o seu? 1. Coggle Canva

A crônica a serviço da reflexão crítica. Crônica em sala de aula Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos, obra de homens que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam. (Folha de S. Paulo, Tendências e Debates, 19/05/2000.) 2012 – ano de eleições e para subsidiar a temática da presente discussão ninguém melhor que ele: Rubem Alves. Dessa forma, caríssimo educador, uma das conquistas de seu trabalho em sala de aula, em especial quando as propostas se pendem para o trabalho com os gêneros, é justamente incitar o posicionamento dos alunos frente a um determinado assunto posto em discussão, abrindo “brechas”, digamos assim, para que o senso crítico, para que o despertar da oralidade, para que o reforçar de um dos papéis desenvolvidos pela escola sejam realmente materializados.

Conjugador de Verbos da Língua Portuguesa Exemplos de verbos para conjugar: amar ; haver ; ir ; querer ; por ; saber ; ser ; ter ; usar ; ver ; vir ; Interface criada pelo Grupo de Linguística da Insite Visite o Blog e álbum de fotos do Grupo de Linguística da Insite

Related: