background preloader

12 livros indispensáveis para professores de Língua Portuguesa

12 livros indispensáveis para professores de Língua Portuguesa
Heloisa Ramos, consultora de NOVA ESCOLA (Crédito: Marcos Rosa) Heloisa Ramos, consultora de Nova Escola, revirou sua biblioteca e fez pesquisas cuidadosas para eleger os livros que todo professor de Língua Portuguesa precisa conhecer. Inicialmente escolheu 10 títulos, mas lembrou de mais dois, um mais clássico e outro de publicação recente, e fechou uma lista ainda mais completa. Junto de cada obra, você vai ler o que ela descreve sobre o livro e qual sua importância. “Procurei por títulos que tratam da formação do leitor e do escritor, têm como foco a oralidade e o trabalho com a linguagem”, conta. Ela se emociona ao dizer o que eles representaram em sua trajetória. Veja abaixo quais livros para você ler, reler e consultar sempre (e não só ficar nas estantes!) Portos de Passagem, João Wanderley Geraldi, 288 págs., Ed. O Texto da Sala de Aula, João Wanderley Geraldi, 125 págs., Ed. Gêneros Orais e Escritos na Escola, Bernard Schneuwly, 240 págs., Ed. Quais desses livros você conhece?

https://novaescola.org.br/conteudo/173/12-livros-indispensaveis-para-professores-de-lingua-portuguesa

Related:  Recursos para APRENDERENSINARRecursos para Ensinar

7 ótimos canais no YouTube com dicas de português e redação Está se preparando para o Enem, vestibulares, concursos ou surgiu uma dúvida do que aprendeu dentro da sala de aula? O YouTube está recheado de bons professores de língua portuguesa que ensinam sobre gramática e redação de forma simples, divertida e totalmente de graça. Pensando nisso, o Catraca Livre selecionou sete canais que poderão te ajudar nas provas e facilitar o aprendizado da matéria. Abordagens Pedagógicas de Ensino: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sociocultural Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre: Abordagem Tradicional Abordagem Comportamentalista Ceale - Centro de alfabetização, leitura e escrita - UFMG - Como escolher um livro Acontece • Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018, 08:00:00 Sábado passado ocorreu mais um encontro do curso promovido pelo projeto Leituras em Conexão. O curso para formação de articuladores de leitura, voltado para professores da rede pública e bibliotecários, ocorre concomitantemente em oito escolas públicas de Belo Horizonte e na Secretaria Municipal de Educação (SMED) da capital mineira, contemplando as nove regionais da capital. No encontro de agosto, fomos na Escola Municipal Padre Francisco de Carvalho Moreira, na região leste de BH, acompanhar as atividades do sexto encontro do curso. Quem dá o curso na regional é a professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa e Literatura do IFMG Marilia Ribeiro.

ONU lança cartilha de ensino de português para refugiados no Brasil - notícias em Educação Acnur, agência da ONU para refugiados, lançou no Brasil uma cartilha de ensino de português (Foto: Divulgação/Acnur) A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) lançou uma cartilha de ensino de português especificamente para os refugiados no Brasil. Batizado de "Pode entrar: Português do Brasil para refugiadas e refugiados", o material didático foi lançado no fim de novembro e pode ser baixado gratuitamente pela internet.

12 ferramentas de apoio ao professor - PORVIR O cotidiano da sala de aula é, por si só, extenuante. O professor está sempre sobrecarregado com aulas para planejar, provas para corrigir, cursos de atualização para fazer e, com tudo isso, nem sempre é fácil acompanhar os lançamentos tecnológicos que podem facilitar e otimizar o seu tempo. Para ajudar os professores interessados nos novos recursos disponíveis pela web, o Porvir organizou uma lista com 12 ferramentas em português e inglês de apoio à prática da sala de aula. Entre os recursos estão redes sociais que ajudam na comunicação com alunos, plataformas que permitem aos professores criar, compartilhar e até mesmo vender materiais de ensino; outras que auxiliam a produzir e gerenciar calendários de aulas. Em português Edmodo

Estratégias de Ensino: conteúdo educacional com aulas diversificadas As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado. → Técnicas de ensino-aprendizagem Como a qualidade do ensino está relacionada com a aprendizagem do aluno, as técnicas de ensino-aprendizagem são importantes para conseguir atingir essa qualidade. Desse modo, essas estratégias devem ser muito bem pensadas pelo professor, o qual deve ter bastante cuidado não só no planejamento, mas também na execução dessas ideias. Leia também: A importância do plano de aula

Oralidade: a fala que se ensina Por alguns instantes, volte ao passado: algum professor ajudou você a saber como falar? Salto para o presente: na sua prática em sala, você se preocupa em abordar conteúdos da oralidade? É possível que a resposta às duas perguntas seja a mesma: um sonoro "não".

Material didático – português para alunos estrangeiros Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma. Por que o ensino do português na escola não é suficiente? Você se lembra do ensino do português na escola? Talvez você não achasse tão legal ficar sentado ouvindo o professor explicar as regras de colocação de vírgulas ou de acentuação das palavras. Quando a gente é criança, isso não parece ter muita importância para a vida. Mas pode ter certeza: você não seria o profissional que é hoje sem essas aulas. A escola dá a base que precisamos para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, o ensino da língua portuguesa é tão essencial na formação escolar, já que é com esse conhecimento que nos comunicamos corretamente.

CCE PUC-Rio - Formação de Professores de Português para Estrangeiros Vagas limitadas. A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas. Alunos, ex-alunos, funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento a vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento (0800 9709556) ou presencialmente, em uma de nossas unidades na Barra da Tijuca, Centro e Gávea. Desconto não cumulativo. Cursos de parcela única não contemplam nenhum tipo de desconto. Metodologias ativas favorecem uso de tecnologias digitais na escola - Portal de Educação do Instituto NET Claro Embratel Transformar o aluno em protagonista de seu processo de aprendizagem. Esse é o objetivo das metodologias ativas, nome dado aos modelos de aprendizagem – incluindo aqueles que envolvem as tecnologias digitais – nos quais o ensino deixa de ser centrado na mera transmissão de conhecimento do professor para o aluno. “O papel do educador nesses casos é mais de estimular as competências dos alunos do que transmitir a informação: a informação em si hoje já está disponível na Internet”, diferencia o professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP), José Manuel Moran.

Construindo a argumentação: falar, ler, viver e escrever da realidade para a ficção 1ª AULA: duas aulas de 50 minutos Professor, a primeira aula desta sequência é de suma importância para o desenvolvimento satisfatório de toda a proposta. Nela deverão ser introduzidos (ou complementados, de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos), conceitos sobre os recursos do texto argumentativo. Dessa forma, propõe-se:- Verificar qual o conhecimento que os alunos têm do verbo argumentar ou do nome argumentação – Anotar no quadro as opiniões sugeridas;- Propor uma consulta ao dicionário e contrapor com as contribuições dos alunos.- Perguntar que elementos eles acham que são necessários para que alguém faça uma argumentação e por quê. Com que objetivo alguém faz uma argumentação? Eles usam esse recurso em algum momento?

Related: