background preloader

Planos de Aula, Cursos, Conteúdos e Formações

Planos de Aula, Cursos, Conteúdos e Formações

https://novaescola.org.br/

Related:  EnsinarENSINANDO A LÍNGUA PORTUGUESAEnsinar a Língua Portuguesa

Um Conto policial com exercícios interactivos Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. As janelas da sua casa estão abertas, mas o correio de hoje continua na caixa. Sequências Didáticas - Poema Você talvez concorde com a gente sobre esta questão: poemas muitas vezes nos deixam em apuros. E isso faz sentido, afinal, entre todos os gêneros literários (e talvez todos os gêneros textuais), a poesia é justamente aquele mais marcado por incertezas: as palavras podem ter múltiplos sentidos, a materialidade da palavra (seu som, sua forma visual, sua disposição na página) adquire tanta ou maior importância que o significado, o ritmo do verso nem sempre coincide com a sintaxe da frase, as regras gramaticais podem ser (intencionalmente) desrespeitadas, novas palavras são criadas, enfim, o mundo como o conhecemos, tanto o exterior quanto o interior, é reinventado através da linguagem. Como se isso não fosse o bastante, ainda há o fato de que os poemas, embora se pareçam em muitas coisas, são muito diferentes entre si, uns mais solenes, outros debochados, uns profundos, outros puro divertimento, uns reconfortantes, outros desestabilizadores. Mas calma lá!

Bitstrips 1.8.142 para Android - Download Bitstrips é um app que dá a você a capacidade de criar caricaturas suas e de seus amigos, os quais depois você pode colocar nos quadradinhos para compartilhar nas redes sociais. A primeira coisa que você necessita fazer é criar seu avatar personalizado. Há centenas de opções, por isso você consegue criar resultados perfeitos, com diferentes estilos de cabelo, tipos de rosto, tipos de corpo, olhos, sobrancelhas, vestimentas e muito, muito mais. Você provavelmente vai querer ter algumas personagens adicionais interagindo consigo em seus quadradinhos. Basta escolher as pessoas de sua lista de amigos (se elas já tiverem um avatar criado) e você pode incorporá-los instantaneamente em suas histórias. O app oferece cerca de 2000 diferentes modelos de quadradinhos que você pode customizar com as personagens que representam você e seus amigos.

POLÍTICAS DE LÍNGUAS DE SINAIS: A INCLUSÃO LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA TRANSNACIONAL ARNOLD, Delci Knebelkamp. Dificuldades de aprendizagem: o estado de corrigibilidade na escola para todos. 2006. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006. Disponível em: Acesso em: 25 jan. 2021. BENVENUTO, Andrea; SÉGUILLON, Didier. Primeiros banquetes dos surdos-mudos no surgimento do esporte silencioso 1834-1942: por uma história política das mobilizações coletivas dos surdos. O Gênero Charge: uma proposta de sequência de atividades didáticas — Revista Bem Legal Este trabalho apresenta uma sequência de atividades didáticas, envolvendo o gênero charge com fins a trabalhar as habilidades linguísticas de compreensão textual, produção de texto e práticas de oralidade. A referida sequência é voltada para o âmbito do Ensino Médio, podendo ser trabalhada em uma perspectiva interdisciplinar nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História e Geografia. Tal sequência é composta por quatro etapas (aulas). A escolha desse gênero desponta do fato de ele estar presente nas práticas cotidianas do dia a dia das pessoas, circulando em jornais impressos e digitais, em blogs, em revistas, em sites de diversos expedientes etc.

Mônica: Fábrica de Tirinhas Download para Android em Português Grátis Os fãs de carteirinha de Turma da Mônica encontram em Mônica: Fábrica de Tirinhas um aplicativo com os personagens mais famosos de Mauricio de Sousa. O programa funciona como um editor de tirinhas e permite que você crie comics personalizados. Divertido e intuitivo A interface, totalmente em português, é intuitiva e muito fácil de usar. Variação Linguística Por ordem inversa de publicação COIMBRA, R. L. & MOUTINHO, L. C., (2021). Microcontos: oficina de escrita - Portal de Educação do Instituto Claro Conteúdos Microcontos Objetivos

Informações sobre Cursos Online Portal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro As inscrições foram encerradas no dia 16/11 Objetivos Oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para os professores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola. Promover a autonomia e a desenvoltura do professor para criar e adaptar suas aulas levando em conta os conhecimentos prévios de seus alunos.

Related: