background preloader

Dicio - Dicionário Online de Português

https://www.dicio.com.br/

Related:  Biblioteca Virtual - Português do BrasilCLENILSON BATISTA - Livros, musicas etc.Recursos para aprender Língua PortuguesaRecursos para aprender - Língua Portuguesa.RECURSOS PARA APRENDER

O Evento Vagas Limitadas! O que é o IIWEF: É um seminário voltado para os interessados em escrever ficção. Isto envolve aqueles escritores que querem trabalhar com romances, contos, além de roteiristas, pois o nosso trabalho lida com o que os americanos chamam de storytelling, que em português a gente poderia traduzir como a arte de contar estórias.

Passa o tempo e aprende - Jogos de Língua Portuguesa Jogos de Língua Portuguesa Nestas páginas podes treinar os teus conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. Podes repetir os exercícios as vezes que quiseres sem usar papel e lápis. Gêneros literários. Tipos e características dos Gêneros Literários A Literatura é uma manifestação artística difícil de ser conceituada. Para nos ajudar a melhor entendê-la, Aristóteles, em sua Arte Poética, definiu aquilo que chamamos de gêneros literários. Portanto, é interessante observar que a história da teoria dos gêneros pode ser contada a partir da Antiguidade greco-romana, quando também surgiram as primeiras manifestações poéticas da cultura ocidental. Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático.

Norma Culta A norma culta se refere ao conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população. Define-se como a variação linguística utilizada por pessoas que vivem em meios urbanos e que possuem elevado nível de escolaridade, em situações formais e monitoradas de comunicação falada ou escrita. Características da norma culta É usada em situações formais e monitoradas de comunicação; Impõe a correção gramatical, que implica um uso rigoroso das normas gramaticais; É uma linguagem cuidada e elaborada, que privilegia a utilização de estruturas sintáticas complexas e de um vocabulário rico e diversificado, com clara e correta pronúncia das palavras; É o registro ensinado na escola, sendo considerado mais erudito e prestigiado.

Português no Mundo Português no Mundo Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal. O português também é falado em pequenas comunidades, reflexão de povoamentos portugueses datados do século XVI, como é o caso de: A Língua Portuguesa se faz presente em todos os continentes, observe:

Você é criativo? Descubra como registrar uma patente e proteger a sua ideia Stephanie Kohn Quando o analista de suporte Israel Dias teve a ideia de uma "latinha falante", ficou tão empolgado que acabou contando para todo mundo. E o resultado não podia ter sido pior: um publicitário "roubou" sua ideia e apresentou o conceito inovador do produto à Skol. Em alguns meses, a marca lançou as latinhas para a Copa do Mundo e o produto virou febre. Israel, portanto, ficou para trás. Atividades de português para o professor O programa de rádio Enchendo a Linguística é uma parceria do Redigir com a Rádio Educativa da UFMG. Esse programa semanal aborda, de forma bem humorada e interativa, curiosidades sobre a língua portuguesa e trata, de maneira simples e de fácil entendimento, fenômenos linguísticos que permeiam nossas vidas, sendo no âmbito da fala ou da escrita. Dessa forma, pretende-se tornar a prática da Linguística, ciência relativamente nova, mais conhecida entre as pessoas. Acesse o site oficial do programa e escute todas as temporadas! Ficha Técnica Rádio Educativa UFMG, FM 104.5 MHZ

Gêneros textuais: quais são? - Norma Culta Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. Os diferentes gêneros textuais se adequam ao uso que se faz deles. Adequam-se, principalmente, ao objetivo do texto, ao emissor e ao receptor da mensagem e ao contexto em que se realiza. Exemplos de gêneros textuais

Pronome - Só Português Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. Exemplos: A moça era mesmo bonita. Significado de Sinopse - O que é, Conceito e Definição Sinopse é um resumo, uma síntese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também chamada de sumário, pois é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo. O objetivo da sinopse é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, e pode ser lido a sinopse de um livro, filme ou evento, e ele é essencial para fazer com que os indivíduos se interessem ou não pelo resto da obra, é uma espécie de chamariz. Geralmente, a sinopse começa com o título, traz também o nome do autor, tipo de texto e a ideia principal do texto, a sinopse é diferente de uma resenha, por exemplo, pois ela não contém a interpretação e nem opinião da pessoa que escreveu, é formada apenas com a opinião do verdadeiro escritor, muitas vezes parafraseadas. No contexto cinematográfico, uma sinopse é um resumo do argumento do filme em que se reúnem os aspectos essenciais do enredo, sem qualquer referência técnica.

Related:  laismarcalAPRENDER PORTUGUÊS