background preloader

Início

Início

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Related:  AprenderpnsilvaENSINANDO PORTUGUÊS

Infográficos na educação: Referências: infográficos Esta lista-catálogo reúne artigos e dissertações sobre infográficos e visualização de informações. Foi iniciada por Gonzalo Abio entre novembro de 2013 e fevereiro de 2014, mas está em atualização permanente. Aparecem primeiro as referências de 2020 até 2014 separadas por ano. As referências de 1990 a 2013 aparecem depois juntas. As referências marcada com asterisco (*) são da lista inicial publicada em 2014. Esperamos que esta lista-catálogo ajude na realização de outras pesquisas e também na formação de professores sobre o tema do uso de infográficos na educação.

Quatro estratégias de ensino para promover a leitura - Centro de Referências em Educação Integral A leitura pode ser um tema tenso para pais, professores e alunos. Uma boa competência leitora é essencial para acessar todo o currículo escolar, logo, os docentes costumam colocar muita ênfase nesse trabalho desde cedo. Leia + Como trabalhar com bonecos para uma abordagem pedagógica multicultural e inclusiva No entanto, a pressão e a ansiedade em fazer com que os alunos se tornem leitores aptos “dentro do prazo” podem extrair o prazer de uma atividade que muitas crianças adoram quando pequenas. Para elas, a leitura é uma maneira de acessar histórias que, por sua vez, as fazem se perguntar e imaginar o mundo.

Sugestão de Atividades Secretaria daEducação Nossa Equipe Fale conosco Disciplina - Lingua Portuguesa Aprenda Persa com nosso dicionário de viagem GRÁTIS Bem-vindo ao nosso site Aprender Línguas! A Aprender Línguas é uma empresa especializada na criação de cursos de idiomas. Formada por uma equipe profissional de pedagogos, redatores, professores, tradutores e intérpretes, contamos também com uma equipe técnica na elaboração do software dos mais de 200 cursos que oferecemos. Nós escolhemos Munique na Alemanha como centro de trabalho, uma das cidades europeias com a maior variedade cultural e alto nível universitário. Isso nos muitas possibilidades na hora de planejar cursos de línguas estrangeiras, fazer traduções como também as gravações, todas feitas por falantes nativos.

Oito estratégias para trabalhar a compreensão da leitura - Instituto Alfa e Beto Mesmo que decodifiquemos as palavras que vemos em uma página ou tela de computador, não podemos ter sempre a certeza de que, como leitores fluentes, estejamos efetivamente compreendendo o texto. Pior: somos capazes de seguir uma passagem de texto escrito, em que as palavras e estruturas de frases são familiares e, mesmo assim, depois de várias páginas, temos que parar e dizer a nós mesmos: “O que isso quis dizer?”. Compreender o que se lê é um processo que começa desde o nascimento, com as primeiras leituras realizadas pelos pais e cuidadores. Entretanto, esse processo não é automático: ele precisa ser ensinado desde cedo. Além da leitura e da conversa desde o berço, há estratégias que podem ser trabalhadas para ampliar a capacidade de compreensão de texto em crianças e também em alunos mais velhos. O livro é um material rico em exemplos e referências retiradas de estudos acadêmicos sérios e reconhecidos mundialmente.

Curso de LIBRAS Básico Online Grátis Este curso é GRÁTIS. Aproveite!.Totalmente livre de mensalidades. Curso Grátis de LIBRAS Básico - com opção de certificado válido! Bancos de imagens: Os melhores para encontrar imagens grátis em 2020 Quem administra um negócio no Facebook ou no Instagram, sempre precisa inovar nas publicações de imagens. Agora, você não pode sair pegando imagens por aí! Por isso, os bancos de imagens grátis são seus aliados. Os bancos de imagens free são lugares incríveis para suprir a falta de um banco de imagem pago, que nem sempre são acessíveis para quem está começando um negócio. É sobre eles que vamos falar hoje.

A leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias ISABEL SOLÉ "O ensino das stratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe." (Crédito: Foto: Sérgio Scripilliti) Pesquisas sobre como o leitor interage com o texto circulam no ambiente das universidades desde a década de 1970. Aprenda alemão online com o Busuu - Experimente grátis - Busuu Por que é importante aprender alemão Embora existam apenas cerca de 95 milhões de falantes nativos do alemão, ele é um dos idiomas de negócios mais importantes no mundo. Ter um certo conhecimento desse idioma pode impulsionar sua progressão na carreira e expandir suas oportunidades profissionais. Lembre-se: aprender um idioma é um desafio e um objetivo de longo prazo. Estamos aqui para ajudar você a alcançar esse sonho de forma mais rápida e fácil.

Como criar enquete no vídeo do YouTube Se você deseja captar a opinião de seus visitantes e inscritos no seu canal de YouTube, nada melhor do que criar uma enquete. No site é possível criá-las utilizando o recurso de cards (anotações nos vídeos publicados, adicionados pelo dono da conta). Dessa forma, o visitante que acessar o vídeo, verá um pequeno ícone no canto superior direito da tela. E, quando clicar, a enquete vai abrir.

A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO Cleide Inês Wittke (UFPEL) - Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa Profa. Dra. Cleide Inês Wittke (UFPEL) 1 Contextualizando o tema Produção de texto: Como incentivar os alunos a escrever melhor A produção de texto está presente nas diversas etapas do conhecimento. Ela se relaciona com os estudantes desde criança, estimulando a criatividade. E, no final do Ensino Médio, é bastante decisiva para o Enem. Durante toda essa jornada, a relação do aluno com a produção textual pode ser conflituosa. Afinal, ela é desafiadora para os estudantes que não são corretamente estimulados e motivados a desenvolver a escrita.

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade Narração, descrição e dissertação. Por muito tempo, esses três tipos de texto reinaram absolutos nas propostas de escrita. Consenso entre professores, essa maneira de ensinar a escrever foi uma das principais responsáveis pela falta de proficiência entre nossos estudantes.

Related: