background preloader

Bioquímica Celular

Facebook Twitter

Sais minerais - Só Biologia. VITAMINAS - Tabela de Vitaminas, tipos, funções, fontes, avitaminoses. Tabela de VitaminasO que são, funções das vitaminas, tipos de vitaminas, vitaminas das frutas, avitaminoses, vitaminas hidrossolúveis lipossolúveis, importância, vitamina C e outras Frutas: uma das principais fontes de vitaminas O que são vitaminas As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo.

VITAMINAS - Tabela de Vitaminas, tipos, funções, fontes, avitaminoses

São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças. Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). Veja também: Vitaminas do Complexo B Livros sobre vitaminas Acessar Saúde Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Proteínas. Histórico As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos.

Proteínas

Na época, um dos materiais orgânicos mais estudados eram as claras de ovo de aves, que são chamadas de albume. O fato da clara do ovo se solidificar quando exposta ao aquecimento deixava os cientistas muito intrigados, assim como também acontecia com outras substâncias encontradas no leite e no sangue. Essas substâncias foram chamadas de albuminóides por terem características muito parecidas com o albúmen. Após anos de pesquisas, foram descobrindo que havia muitos outros compostos albuminóides em nosso corpo. O termo proteína foi utilizado pela primeira vez em 1838, por um químico holandês chamado Gerardus Johannes Mulder. Proteínas As proteínas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas células. Alimentos ricos em proteínas. Em cada célula existem vários tipos de proteínas, cada uma cumprindo uma função específica.

Leia mais: Lipídios. Lipídios são moléculas caracterizadas pela sua insolubilidade em água, mas é solúvel em outros solventes orgânicos, como o éter, álcool e clorofórmio.

Lipídios

A razão desta insolubilidade é porque os lipídios são apolares e a água é polar, portanto não possuem afinidade. Classificação dos lipídios: Glicerídios São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídio. São moléculas de álcool glicerol ligadas a uma, duas o três moléculas de ácido graxo. O glicerol possui uma molécula com 3 átomos de carbono unidos a uma hidroxila (C3H8O3). Os ácidos graxos possuem um número par de átomos de carbono em sua molécula com um grupo carboxila em uma das extremidades. Os óleos são encontrados principalmente nos vegetais, mas também podem ser encontrados em alguns animais, como é o caso do óleo de fígado de bacalhau. Ceras As ceras são compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol. Esteróides Ilustração: Carboidratos. Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares.

Carboidratos

São formados fundamentalmente por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), por isso recém a denominação de hidratos de carbono. Alguns carboidratos podem possuir outros tipos de átomos em suas moléculas, como é o caso da quitina, que possui átomos de nitrogênio em sua fórmula. Estão relacionados com o fornecimento de energia imediata para a célula e estão presentes em diversos tipos de alimentos. Os carboidratos são os principais produtos da fotossíntese. Além de função energética, também possuem uma função estrutural, atuando como o esqueleto de alguns tipos de células, como por exemplo, a celulose e a quitina, que fazem parte do esqueleto vegetal e animal, respectivamente.

Os carboidratos participam da estruturas dos ácidos nucléicos (RNA e DNA), sob a forma de ribose e desoxirribose, que são monossacarídeos com 5 átomos de carbono em sua fórmula. Ilustração: Conceito de bioquímica.