background preloader

MENTE E CÉREBRO

Facebook Twitter

15 Things You Didn’t Know About Your Brain. No organ in your body is more fascinating than the brain.

15 Things You Didn’t Know About Your Brain

It does absolutely incredible things, and there’s much more to it than you think. RELATED: 18 Creepy Things You Didn’t Know You Could Do In Your Sleep. Consciousness, Self, and the Prefrontal Cortex. There is a basic question that must be addressed when pondering the nature of consciousness, and that is: why have consciousness at all?

Consciousness, Self, and the Prefrontal Cortex

The brain processes a great deal of information below the level of conscious awareness, from visual to auditory to tactile, and then the integration of all of these before they can be brought into conscious awareness. Yet conscious awareness itself seems much more limited in the amount of information that it can handle at a time—5 to 9 “chunks” of information, at a time, it would seem. Brain. Genes to Cognition Online. Your Brain Map: Strategies For Accelerated Learning. Le cerveau à tous les niveaux.

Neuroscience. The Human Memory - what it is, how it works and how it can go wrong. Brain Power Enhancement. Google Tradutor. Mágica em Cena. Antroporama. Tradutor. Neurologia Veterinária & Neurociência. Uma questão de cérebro? O-ALZHEIMERS-PATIENT-facebook.jpg (imagem JPEG, 1536 × 1817 pixels) - Redimensionada (36%) 120 maneiras de aumentar seu poder cerebral - Litemind. Ejercicios para los hemisferios izquierdo y derecho del cerebro. El cerebro humano es un órgano complejo, capaz de un poder sin igual.

Ejercicios para los hemisferios izquierdo y derecho del cerebro

Hay dos partes del cerebro. El hemisferio izquierdo es el lado lógico. Cuando el hemisferio izquierdo está funcionando, lo más probable es que seas analítico y racional. El hemisferio derecho es creativo y subjetivo. En el mejor de los casos, usarás los dos hemisferios por igual. Hemisferio izquierdo o derecho Aunque usamos ambos hemisferios de nuestro cerebro, muchos tendemos a estar más orientados hacia un lado u otro. 120 maneiras de aumentar seu poder cerebral - Litemind. Scotland - Brainsmart. A importância do Ômega-3 na capacidade mental - CorpoPerfeito.com.br. O cérebro humano representa apenas 2% do nosso peso total, mas usa aproximadamente 20% do oxigênio consumido por todo nosso corpo quando está em repouso.

A importância do Ômega-3 na capacidade mental - CorpoPerfeito.com.br

Ele é um órgão complexo que só recentemente tem sido desvendado. Você já sabe que os alimentos que comemos influenciam o nosso corpo. Mas o que você não sabe ainda é que eles podem ter muito mais do que uma simples influência no funcionamento do nosso cérebro. O humor, a motivação e a performance mental estão intimamente ligados aos alimentos que ingerimos.Estudos mostram cada dia mais que algumas substâncias contidas em determinados alimentos podem aumentar a capacidade mental.

Mais de 20% do cérebro é constituído de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções. A performance mental exige um tipo específico de gordura encontrado mais frequentemente em peixes, conhecidos como ácidos graxos Omega-3. Estudos de Psicologia relevantes para a vida cotidiana de PsyBlog. Iniciar. Brain training.jpg (imagem JPEG, 1109×1116 pixels) Can your mind sense future events? Brains: The mind as matter. NEUROINFORMAÇÃO. 5 mitos sobre o cérebro que você jurava ser verdade. O cérebro humano ainda guarda muitos mistérios.

5 mitos sobre o cérebro que você jurava ser verdade

Apesar de haver evidências de que o estudo do sistema nervoso existe desde o Egito Antigo, foi só com o surgimento do microscópio, em 1890, que as pesquisas sobre o cérebro passaram a ser mais sofisticadas. Muitas das descobertas que persistem ainda hoje no campo da neurociência foram realizadas a partir de 1950. As pesquisas atuais não cansam de nos surpreender. GILSON LIMA. The Learning Brain. Será que é verdade que só utilizamos 10% da nossa capacidade cerebral? (Fonte da imagem: Thinkstock) Você já deve ter ouvido falar que só utilizamos 10% da nossa capacidade cerebral ou, ainda, que se fosse possível empregar 100% da nossa mente, nossos crânios teriam que ser 10 vezes maiores para comportar tamanho poder.

Será que é verdade que só utilizamos 10% da nossa capacidade cerebral?

Contudo, será que tudo isso é verdade? De acordo com um artigo publicado pela BBC, a crença de que apenas utilizamos uma fração do nosso poder mental não passa de um mito, e existem inúmeras evidências fisiológicas e biológicas que comprovam esse fato. Mas, então, de onde surgiu a famosa cifra dos 10%? Alimente o cérebro. Nova ilusão de óptica permite que você veja suas ondas cerebrais. Uma nova figura de ilusão de óptica foi apresentada em um jornal de Neurociência e, desde então, ganhou ampla divulgação em diversos sites científicos e de curiosidades.

Nova ilusão de óptica permite que você veja suas ondas cerebrais

Por quê? De acordo com seus criadores, Rodika Sokoliuk e Rufin VanRullen, a imagem circular preta e branca, que você vai ver a seguir, consegue fazer com que uma pessoa perceba as próprias ondas cerebrais Alfa. The Learning Web. Tradutor. Os 10 problemas mais comuns do pensamento humano. Você com certeza já ouviu falar de psicologia reversa e de efeito placebo.

Os 10 problemas mais comuns do pensamento humano

Mas você sabia que essas técnicas muito usadas no mundo da ciência têm como base falhas do pensamento humano? E não pense que está imune delas: esses problemas acontecem com todos, independentemente de idade, sexo ou nível educacional. Brain Facts you didn't know at ←FACTSlides→ Acesso ao Insight - Budismo Theravada. Pesquisa confirma: meditar aumenta as capacidades de memória, concentração e de produtividade. Tratamento Subliminar.

Aquele blog do vipassanaLivre de Si. Mind Development. 6 maneiras de turbinar o seu cérebro. Em “Duna”, romance de ficção científica escrito por Frank Herbert, havia uma classe de personagens conhecida como mentat, pessoas treinadas para agir como se fossem verdadeiros computadores.

6 maneiras de turbinar o seu cérebro

E essas pessoas não eram simples calculadoras humanas: também possuíam muita habilidade lógica e a capacidade de trabalhar com uma quantidade enorme de dados. Apesar de “Duna” ser uma obra de ficção, há muita realidade em relação aos mentat. Por volta de 1949, por exemplo, o Comitê Nacional para Aconselhamento sobre a Aeronáutica (NACA) dos EUA contratava mulheres com capacidades incríveis de cálculo para desempenhar o papel que computadores viriam a ocupar décadas depois. Hoje, a expressão “computador humano” também é usada para definir pessoas com grandes habilidades em cálculo mental. Imagens do seu cérebro podem dizer quão inteligente você é – Como as pessoas funcionam. Pelo menos quando se trata do cérebro, o tamanho importa, sim: estudos já mostraram que ele é responsável por cerca de 6,7% da variação de inteligência entre as pessoas.

Imagens do seu cérebro podem dizer quão inteligente você é – Como as pessoas funcionam

Já o nível de atividade do córtex pré-frontal, região localizada logo atrás da testa, também pode explicar em parte por que alguns são mais inteligentes que outros – mais precisamente, esse aspecto é responsável por 5% dessa diferença. Agora, um estudo da Washington University em St. Louis sugere que outros 10% de variações individuais na inteligência podem ser preditas com base na força das conexões neurais entre o córtex pré-frontal esquerdo e outras regiões do cérebro – a chamada “conectividade cerebral global”.

E o mais legal é que isso pode ser observado quando se escaneia o cérebro por meio de ressonância magnética funcional. O trabalho, publicado no Journal of Neuroscience, é liderado por Michael W. Sistema Nervoso. Mental Health Tips. Matemática pode mesmo dar dor de cabeça. Cérebro fica mais ativo quando você dorme menos – mas isso não é algo bom – Como as pessoas funcionam. Se você já virou algumas noites acordado, deve ter tido esta sensação: seu corpo fica mais lento, sua concentração piora, seus pensamentos ficam agitados e pouco claros. É como se, estranhamente, o cérebro privado de sono se torne mais ativo. Segundo um estudo feito pelo neurofisiologista Marcello Massimini, da Universidade de Milão, na Itália, e publicado recentemente na revista Cerebral Cortex, isso pode ser verdade: conforme o tempo passa e você não dorme, seu cérebro vai ficando mais sensível a estímulos e num estado de alerta.

Para chegar a essa conclusão, Massimini estimulou as células cerebrais no córtex frontal de voluntários com um choque de energia elétrica dado por meio da técnica da estimulação transcraniana magnética não-invasiva. Fuja das armadilhas da distração e aprenda a se concentrar. Edison não conseguia se concentrar de jeito nenhum. Tinha sempre dois ou três empregos e passava o dia indo de um para outro. Adorava trocar mensagens, e se acostumou a escrever recados curtos e constantes, às vezes para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Neuroanatomy_large.jpg (imagem JPEG, 1000×750 pixels) Qual a idade do teu cérebro? Super Mind Vip Club Mp3 Download. Reforce a sua memória durante o sono! (Fonte da imagem: Reprodução/Northwestern University) Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, sugere que ouvir determinadas músicas durante o sono pode melhorar a nossa habilidade de reproduzi-las.

Mind and Brain. As quatro nobres verdades (outra perspectiva) Este texto é do Prof. de Dharma Rodney Downey (do Zen coreano) Tradução: Ricardo Sasaki & Rosana Lucas Editor da palestra oral: Ricardo Sasaki Gostaria de começar falando sobre alguns enganos que temos a respeito do Dharma do Buda, os quais são muito comuns em todo o mundo ocidental, e mesmo no Oriente. A causa desses enganos tem a ver com palavras e com aquilo que elas significam.

Hoje, no café da manhã, eu comi bolo. BUDA DHARMA BLOG - BUDISMO EM VIDEOS: Download de Livros de Budismo em PDF. Montando o Quebra-Cabeça (Daniel Gontijo) Neurociências em benefício da Educação!: Autodidatismo amigável ao cérebro: três pilares. Tudo leva a crer que as mudanças na educação finalmente terão que acontecer, seja pela evolução da escola atual ou pelo seu colapso. No entanto, o sistema formal de ensino é um organismo gigantesco e complexo, que tem seguidamente mostrado dificuldades em incorporar os avanços da ciência e da tecnologia no seu dia-a-dia no ritmo necessário. É conhecida a piada que diz que se um cidadão do século XIX viajasse no tempo e viesse parar nos dias de hoje, a única coisa que ele reconheceria sem dificuldades seria a sala de aula... Enquanto isso, o mundo caminha a passos largos para um futuro onde a capacidade de digerir e apreender grandes quantidades de informação será tão fundamental quanto a capacidade de ler e escrever é hoje em dia.

Para tornar a situação um pouco mais complicada, a quantidade de dados novos sendo gerada a cada instante pela humanidade tende ao infinito. Mindasks: Com quantos neurônios se faz um cérebro? Recentemente, Roberto Lent, renomado pesquisador brasileiro em neurociências, dedicou-se a tentar solucionar uma questão, até então carente de qualquer evidência científica sólida na literatura especializada. Qual o número aproximado de neurônios (células especializadas do sistema nervoso) estimado para o cérebro humano? O pesquisador logo viu que a informação acreditada até então, 100 bilhões de neurônios, foi levantada sem a aplicação de testes consistentes, e um método para tal deveria primeiramente ser construído. Observou-se com os estudos que entre o número de células neuronais e não-neuronais e o tamanho do cérebro há uma relação matemática precisa, denominada “regra de escala”.

Em relação aos roedores, o número de neurônios cresce proporcionalmente ao tamanho de seus cérebros, numa curva de potência. No caso dos primatas, há também essa proporcionalidade, entretanto, de maneira linear. Simon Cérebro-game para o cérebro. 5 dicas simples para você conseguir estudar melhor. Para muita gente, estudar é um verdadeiro prazer. No entanto, para a grande maioria, essa atividade é sinônimo de tortura, e só o fato de pensar em ter que passar várias horas na companhia de livros e anotações já é um sofrimento. Para essa turminha, o pessoal do site For Dummies publicou algumas dicas simples que podem tornar as horas de estudo menos penosas. Neuroaprendizagem e Inteligência Emocional. Quando temos que pensar muito, queimamos mais calorias? Equilíbrio e Saúde - Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas - 09/04/2013.

Subliminar é o termo para qualificar ações, informações e sentimentos que ocorrem abaixo do limite da consciência e é também o título do novo livro do físico americano Leonard Mlodinow. Universo Racionalista – O Mito do Uso de 10% do Cérebro. Cientistas descobrem padrão por trás da conexão entre os neurônios – Como as pessoas funcionam. Imagem: Blue Brain Project O cérebro é formado por uma enorme rede de fios muito finos, entrelaçados como um espaguete, tecida por bilhões de células nervosas – os neurônios. A tarefa do neurônio é conduzir as mensagens dentro do cérebro e do sistema nervoso e, para isso, ele realiza ligações por meio de um tentáculo (chamado de axônio) com até 20 mil outros neurônios.

Neurociências em benefício da Educação!: Hábitos que podem prejudicar seu cérebro.