background preloader

Inovação Tecnológica

Facebook Twitter

48º CBQ - APLICAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: O ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA. ÁREA: Iniciação Científica RESUMO: Contemplando a importância dos recursos computacionais e a disponibilidade da utilização de ferramentas didáticas para o ensino de química, a investigação buscou desenvolver com recursos computacionais de modelagem em ambiente 3D aplicativos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para aplicação em sala de aula, tendo em vista contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de química.

48º CBQ - APLICAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: O ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA

Os resultados evidenciaram adequação dos aplicativos à proposta de Educação Química. PALAVRAS CHAVES: realidade virtual e aumentada, educação química, informática educacional. INTRODUÇÃO: A utilização do computador como ferramenta didática é cada vez mais freqüente no âmbito educacional: no ensino de Química, o uso de simulações torna-se viável e acessível às escolas, professores e alunos. A Estrutura Atômica é um dos pilares da Química, exigindo alto grau de abstração, gerando dificuldades de entendimento por parte dos alunos e professores.

New BMW Z4 in 3D. Monitor de LCD vê o que o usuário faz, dispensando teclado e mouse. Informática Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/12/2009 Conhecendo a distância de cada objeto, torna-se possível usar esses objetos - as mãos, por exemplo - para executar tarefas na própria tela, interpretando os gestos como comandos.

Monitor de LCD vê o que o usuário faz, dispensando teclado e mouse

[Imagem: MIT Media Lab] Interface e scanner 3D Um monitor de LCD comum pode ser modificado para "ver" o mundo à sua frente, em 3D. Isto significa que um usuário poderá controlar os objetos que estão sendo mostrados na tela simplesmente mexendo seus braços no ar, sem tocar a tela, como nos monitores sensíveis ao toque. "Este é um nível de interação que ninguém jamais foi capaz de fazer antes", diz Ramesh Raskar, do laboratório Media Lab, do MIT, um dos engenheiros que criou o protótipo do monitor que enxerga. Realidade Aumentada na Educação. Devido a minha atuação, tanto em pesquisas na área de realidade aumentada (RA) quanto na aplicação de tecnologias interativas na educação, sou constantemente consultado sobre como podemos utilizar a RA no apoio ao ensino e aprendizagem.

Realidade Aumentada na Educação

A RA, como qualquer outra mídia, possui seus diferenciais e características que a destacam, mas possui também limitações e custos. A relação custo-benefício deve sempre ser analisada com cuidado. Também deve-se evitar a tentação de usar uma mídia como fim e não como meio, o que, além de tudo, seria uma agressão à etimologia do termo.

Luva-sonar para cegos tem projeto aberto com Arduino. Robótica Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2011 O projeto é totalmente aberto, baseando-se no bem-conhecido microcontrolador Arduino.

Luva-sonar para cegos tem projeto aberto com Arduino

[Imagem: Steve Hoefer] Tela azul do novo Windows traz carinha triste. Empresas russas vão lançar Estação Espacial Comercial. Espaço Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/08/2011 A Estação Espacial Comercial (o módulo central, com a letra T) usará um sistema universal de acoplagem, permitindo receber naves russas ou de outros países, privadas ou não.

Empresas russas vão lançar Estação Espacial Comercial

[Imagem: Orbital Technologies] Espaço privado As empresas russas Orbital Technologies e RSC Energia (Rocket and Space Corporation Energia) anunciaram planos para lançar ao espaço a primeira nave para receber clientes privados, uma espécie de "hotel espacial". Batizada de Estação Espacial Comercial (EES), para equiparar-se à Estação Espacial Internacional (EEI), a nave deverá acomodar tanto turistas quanto equipes de pesquisadores de empresas interessadas em fazer pesquisas científicas e tecnológicas.

Smartphones do futuro vão aprender com hábitos do usuário, prevê Intel - Mobilidade. Na visão do CTO da empresa, dispositivos serão não apenas inteligentes mas irão acompanhar os hábitos e prever as necessidades de seus donos. Microsoft mostra inicialização superveloz do Windows 8. Primeiro computador quântico pode trabalhar na velocidade da luz - Curiosidades. Íons.

Primeiro computador quântico pode trabalhar na velocidade da luz - Curiosidades

(Foto: Divulgação) O físico Richard Feynman propôs a ideia pela primeira vez em 1982 e agora ele existe: o primeiro simulador quântico universal. Cientistas austríacos publicaram os detalhes da criação na primeira edição do mês de setembro da revista Science. "Nós mostramos em nosso experimento que nosso método funciona e podemos recriar virtualmente e pesquisar muitos sistemas. Quando queremos estudar algum outro fenômeno, tudo o que precisamos fazer é reprogramar o nosso simulador", disse Benjamin Lanyon, do Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica da Academia Austríaca de Ciências em um comunicado à imprensa. Oktoberfest Blumenau 2011 ganha aplicativo para Android. Se você pretende ir no maior festival de cerveja do Brasil e quer saber de tudo o que vai rolar por lá, assim como planejar os seus passos pela festa, já pode começar baixando o aplicativo Oktoberfest Blumenau 2011 para Android.

O aplicativo tem quase tudo sobre a festa: falta só indicar onde achar essas três aí em cima (Foto: Divulgação) Oktoberfest Blumenau 2011 ganha aplicativo para Android. Putador biológico destrói células de câncer. Biocomputador Cientistas incorporaram um computador biológico em células humanas in vitro.

putador biológico destrói células de câncer

O processador biológico reconhece determinadas células cancerosas usando combinações lógicas de cinco fatores moleculares específicos do câncer Ao encontrar as células, o computador biológico à base de DNA dispara o mecanismo de autodestruição das células, a chamada apoptose, destruindo o tumor. No futuro, processadores biológicos desse tipo poderão ser usados para o estudo de novos medicamentos e para tratar ou prevenir doenças. Lógica booleana biológica. Games universais darão novo tempero à vida diária. Videogames capazes de mesclar o virtual com o real poderão se tornar a próxima revolução do entretenimento.

Games universais darão novo tempero à vida diária

Pesquisadores europeus estão criando as bases para que esse ambiente de "gaming everywhere" elimine as barreiras sociais, espaciais e temporais normalmente associadas aos jogos eletrônicos. Mesclando jogo e vida diária O objetivo desses chamados games universais é mesclar o jogo com a vida diária dos jogadores. Processador móvel NVIDIA Tegra. PROCESSADORES TEGRAFaça mais com a performance de um processador com vários núcleos Leve a sua performance móvel ainda mais longe com os processadores NVIDIA Tegra em todos os seus dispositivos móveis.

Processador móvel NVIDIA Tegra

Multitarefa em níveis extremos. Navegação ultra-suave, duas vezes mais rápida do que com outros processadores. Tecnologia permite que robôs sejam criados sem ajuda de humanos. Robôs são projetados por meio de uma impressora 3D.

Tecnologia permite que robôs sejam criados sem ajuda de humanos

Pesquisadores alemães divulgaram descoberta inédita. Pesquisadores alemães divulgaram na segunda-feira (29) um passo inédito na produção de robôs. A descoberta permite que os robôs sejam criados de forma automática, sem ajuda humana. Brasileiros desenvolvem tecnologia de comunicação para celulares 4G. Rádio definido por software. Robô simula órgãos vocais para reproduzir voz humana. O Primeiro Superchip Móvel do Mundo. Descoberta sobre grafeno pode criar internet ultrarrápida. Publicidade 30 de agosto de 2011 • 15h00 • atualizado em 31 de Agosto de 2011 às 10h42 Foto: TecMundo / AlexanderAIUS / Reprodução Cientistas britânicos desenvolveram uma maneira de usar o grafeno, o material mais fino do mundo, para capturar e converter mais luz do que era possível anteriormente, o que abre caminho a avanços na internet de alta velocidade e outras formas ópticas de comunicação. Em um estudo publicado pela revista Nature Communication, a equipe, que inclui Andre Geim e Kostya Novoselov, cientistas premiados com o Nobel no ano passado, descobriu que, ao combinar grafeno e nanoestruturas metálicas, o volume de luz que o grafeno é capaz de absorver e converter em energia elétrica aumentava em 20 vezes.

O grafeno é uma forma de carbono com espessura de apenas um átomo, e ainda assim cem vezes mais forte que o aço. O principal obstáculo a aplicações práticas até o momento vinha sendo a baixa eficiência das células, segundo os pesquisadores. Business Intelligence. Novo Volvo S60 - o #volvoatrevido. Na última terça-feira (01/03/2011), estivemos presentes no evento de lançamento do Novo Volvo S60. O modelo da marca de luxo, apresenta diferenciais fora dos padrões vistos na maioria dos carros que circulam pelo Brasil.

Os principais itens de série que fazem do Novo Volvo S60 um carro realmente “atrevido” são: A marca Volvo, além de um sonho de consumo pela sua sofisticação, design e imponência que poucas marcas oferecem em todos seus modelos, sempre foi sinônimo de segurança; tanto para quem está no carro como para quem está perto dele, seja em outro carro ou simplesmente a pé. O versão T6 é a mais completa e imponente por ser a única equipada com o motor de 6 cilindros. Novo plástico é feito de escamas de peixes - Tecnologias verdes. Equipe de robôs autônomos faz mapa de locais desconhecidos. Geladeiras inteligentes poderiam ser desligadas nos horários de pico.

Carros ganham tecla F1 com avatar. Informática. Impressora 3D mais barata permite criar objetos em casa. Modelos mais baratos de impressoras que produzem objetos tridimensionais de plástico, chamadas impressoras 3D, começam a chegar ao mercado brasileiro. 5 tecnologias que vão revolucionar o computador. 11 tecnologias que podem auxiliar os pedestres e motoristas.

IT Web. Site Inovação Tecnológica - Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. BMW desenvolve farol com luz laser - Bit no carro. A montadora alemã BMW anunciou a criação de faróis automotivos que utilizam luz laser nas lâmpadas e que permite economizar energia (e combustível), além de ser até mil vezes mais intensa que as atuais luzes LED. Os testes com a tecnologia já estariam avançados. Segundo a BMW, a iluminação a laser é monocromática (ondas de luz possuem o mesmo comprimento e uma diferença de fase constante). Desta forma, ela produziria um feixe de luz quase paralelo. De acordo com a BMW, a intensidade da luz não apresentaria riscos a seres humanos e animais. Isto porque, antes da luz dos diodos laser ser emitida, o feixe de luz azulado é convertido em luz branca, mais agradável aos olhos.