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Linguagens líquidas

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LIVRO. Resenha LInguagens Líquidas. LUCIA SANTAELLA ORIENTADORA. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Academia.edu. Type to search for People, Research Interests and Universities Searching...

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Academia.edu

Change Photo About. MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som (LABMIS) é um espaço de reflexão, intercâmbio de conhecimento e experimentação em novas tecnologias.

MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Atua na confluência entre arte, ciência e tecnologia, e oferece espaço para ações de difusão da cultura digital para artistas consagrados e emergentes além de pesquisadores, estudantes e público não especializado. Instalado no 2º pavimento do Museu da Imagem e do Som, o LABMIS dispõe de sala de workshop, estúdio de som, oficina de interfaces, sala de pós-produção para os residentes, um lounge (com acesso gratuito à internet sem fio) e auditório. Além da realização de residências artísticas nacionais e internacionais, oferece cursos, palestras e workshops para os mais diversos públicos. Histórico. MIS - Programando Games: uma abordagem prática. MIS - Vinhetas (Áudio e Vídeo) no Puredata. Workshop duplo, sobre produção de áudio e vídeo no Puredata.

MIS - Vinhetas (Áudio e Vídeo) no Puredata

Os ministrantes Alexandre Torres e Ricardo Palmieri orientam os alunos no desenvolvimento de projetos criativos individuais. O produto final são vinhetas audiovisuais, desenvolvidas com as técnicas apresentadas durante o curso. Recomenda-se que o participante tenha alguma familiaridade com a plataforma, mas o curso também é aberto a iniciantes. Programa Sobre o Puredata Puredata, ou simplesmente Pd, é uma ferramenta open source para programação em multimídia. Sobre Alexandre Torres PorresMestre em Composição Musical (UNICAMP), e doutorando em Computação Musical (USP), participou de diversos congressos, com destaque ao ICMPC10 no Japão, e a Segunda Convenção Internacional de Puredata em Montreal 2007. PORRES, ARTISTA DE DADOS. Segue um tutorial bacaninha de Puredata, que acomapnha o livro/apostila do meu curso de Computação Musical.

PORRES, ARTISTA DE DADOS

O tutorial serve como um manual de Puredata, e está em Português, clique aqui: Tutorial de Puredata em Português 2.0 - Por Alexandre Porres Última atualização: 12 de maio de 2010. Há uma versão desse tutorial em inglês com algumas melhorias. Fui traduzir apenas, mas acabei re-escrevendo tudo. Ricardo Palmieri. Estúdio Livre : Usuário_ricardopalmieri. (projetos e experimentos cruzando arte, mídias e tecnologias livres) BrainWash adquira este projeto agora! Instalação kino-sonora interativa: utilizando um leitor de ondas cerebrais (EEG) o usuario controla a trilha sonora de uma maquina de lavar roupas. paginas do projeto.

Estúdio Livre : sobre. Aviso Esta página precisa de revisão.

Estúdio Livre : sobre

Você pode ajudar o estudiolivre.org colaborando! Estudios livres Substantivo Masculino 1. local de trabalho de um artista (pintor, escultor, etc) 2. local para instrução ou experimentação em uma das artes de cena (dança, teatro, etc) 3. local equipado especialmente para transmitir ou produzir programas de rádio e televisão ou para produzir obras fonográficas ou filmes. Telinha de Cinema: Dois editais da Casa da Arvore em convênio com universidades de Goiânia. Dois editais da Casa da Árvore, em convênio com universidades de Goiânia.

Telinha de Cinema: Dois editais da Casa da Arvore em convênio com universidades de Goiânia.

Um de alcance internacional e outro para alunos de comunicação audiovisual da UEG. Com o título de Novo Territórios a Casa da Árvore em parceria com o Mediala Lab UFG, tem edital de alcance nacional e internacional aberto até 4 de setembro para sexta edição do Circuito de Residências ResTelinha. Tendo como foco a seleção de um ou dois artistas e/ou cientistas, o ponto central da residência é a realização de um projeto prático de arte e tecnologia desenvolvido durante quatro semanas em colaboração com pesquisadores e alunos de iniciação a pesquisa da UFG. Na quarta semana haverá o início de um processo de socialização do projeto, visando o entendimento e a participação de alunos e professores do Centro Gustav Ritter. A Casa da Árvore em convênio com a UEG ai realizar um workshop integrado a programação da II Semana do Audiovisual da UEG – II SA. As informações gerais dos editais estão disponíveis em:

AVLAB #8 Código aberto, Produção Livre pt.02. - VideoMapping e Realidade Expandida palm.estudiolivre.org youtube.com/ricardopalmieri Ricardo Palmieri (vj palm) é mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, arquiteto, produtor multimídia epesquisador de ferramentas livres para produção artística.

Atualmente é consultor de mídias interativas customizadas para artistas e eventos de publicidade. MIS - Arte de Dados. Mariano sardon, installations, paintings, evolving systems applied to artistic processes. MIS - Games e cultura digital. Com Lucia Santaella Ciberespaço é o termo usado para se referir à realidade virtual, multidirecional, incorporada a uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração e acesso.

MIS - Games e cultura digital

Nessa realidade, da qual cada computador fixo ou móvel é uma janela, os objetos vistos e ouvidos têm a forma, caráter e ação de dados, informação pura. Como o ciberespaço se relaciona hoje com a realidade virtual, com a visualização da informação, com as interfaces gráficas dos usuários, com as redes, com os meios de comunicação múltiplos, com os games, com a Second Life, com a convergência das mídias, com a hipermídia?

Iniciando o projeto “Mapa do Jogo: práticas, teorias & produção de games”, o workshop pretende situar os games no contexto dessa cultura híbrida em permanente expansão. Público: Interessados na cultura gamer. Inscrições aqui {onix} LUCIA SANTAELLA, PROFESSORA. MIS - Visualização de Dados. [Impressões] LaboCA e Jorge Crowe no FILE-SP! Impressões da quarta edição do LaboCA, por Jeraman, retirada do blog: o movimento no Mezanino do prédio da FIESP/SESI na Avenida Paulista, São Paulo, foi muito intenso entre os dias 27 e 30 de Julho. gente com computadores por todos os lados, quebrando a cabeça em algoritmos psicodélicos, muito baralho de chip fritando sacudindo alto as caixas de som, entrando bem fundo nos ouvidos incautos junto com uma gritaria e algazarra que lembraria aos desavisados um verdadeiro hospício. loucura?

[Impressões] LaboCA e Jorge Crowe no FILE-SP!

Não… só mais uma (na minha opinião, excelente) edição do LaboCA! Foi. e muito. tá certo que sou meio suspeito em falar… mas talvez as fotos e os vídeos dos trabalhos produzidos por lá falem mais do que qualquer palavra minha. EAV Parque Lage. Programa semestral, com bolsas destinadas a estudantes a partir de 18 anos, que visa oferecer formação inicial aos alunos. É composto por três disciplinas: Estudos do plano, Estudos do espaço, Teoria e história da arte, além de palestras mensais aos sábados.

São oferecidas 120 vagas por semestre distribuídas em três turnos: manhã, tarde e noite. Estudos do Plano Bia Amaral, Cristina de Pádula e Fred Carvalho Aborda questões referentes ao espaço bidimensional, tanto em sua utilização como suporte para a representação, quanto na afirmação de sua condição de objeto. EAV Parque Lage. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ensino_Arte_Rede é um programa de ensino de arte a distância para alunos da rede pública, integrantes do Projeto TONOMUNDO (do Oi Futuro - Instituto de Responsabilidade Social da Oi), que participam de um trabalho colaborativo e participativo entre o Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (NAT_EAV) e um artista convidado, tendo como foco central o uso das atuais tecnologias de comunicação – redes virtuais e mídias móveis.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Em 2011 estaremos realizando mais uma edição, o E_A_R_GAME, ampliando ainda mais seu campo de ação, levando o ensino da arte contemporânea a 60 alunos de escolas da rede pública participantes do Programa NAVE, do Projeto TONOMUNDO. Convidamos Suzete Venturelli, artista, professora e pesquisadora de computação do Instituto de Artes da UnB, com o desafio de elaborar e desenvolver, junto com os alunos participantes e a equipe do projeto, uma obra multimídia e interativa, na interseção da arte com o universo dos jogos. EAV Parque Lage. ARDUÍNO HARDWARE LIVRE. DESIREÉ SANTOS PROGRAMADORA. Pesquisas PUC-SP. Departamento Arte.

Pesquisas PUC-SP

Resumo Em voga entre aqueles que vêm refletindo sobre questões relativas à cibercultura é o tema da subjetividade e das identidades múltiplas que o usuário tem oportunidade de desenvolver nos ambientes do ciberespaço. Essa multi-plicidade é amplificada porque, longe de ser uma comunicação linear ou mesmo reversiva entre emissor e receptor, nesses ambientes, a relação entre o eu e o(s) outro(s) fica rodeada de ambiguidades, geradas, por exemplo, pelo potencial para o anonimato, para a construção múltipla de eus e identidades nos espaços plurais que a internet propicia.

Este projeto visa à caracterização das formas de subjetivação propiciadas pelos processos comunicativos que se desenvolvem nas redes sociais da internet. Palavras-chave Redes sociais digitais; subjetividade; comunicação digital; cibercultura. Aplicações/produtos. Labhiper. Colégio Estadual Souza Aguiar 1908 - 2008. Coleta Seletiva Solidária - POLITICA PÚBLICA.

ENVIANDO PROJETO. > Introduction > Visualizar'11: Understanding Infrastructures > Call for Projects: Guidelines and submissions> Call for Papers: Guidelines and submissions > Links and references > Links to available data sources. Visualizar '11 sustentabilidade. Equipe: Izabel Goudart (Química/educadora)Jarbas Jácome (artista/programador)Título do Projeto: Eu cato. Você separa? Lixo como valor Palavras chaves: lixo , reciclagem, educaçãoSumário (máximo 750 caracteres):A Coleta Seletiva Solidária vem sendo implantada em escolas públicas do Rio de Janeiro e doBrasil. LabHiper CESA/LINGUAGENS. Aprender Brincando. ARDUÍNO - HOME PAGE. ARDUÍNO. Sobre - Laboratorio de Garagem. O Laboratório de Garagem é uma iniciativa voltada para a integração, colaboração e apoio aos desenvolvedores independentes de ciência e tecnologia, ou como gostamos de ser chamados: garagistas.

Somos uma rede social, uma incubadora, uma loja virtual e um grupo de pessoas que acreditam que a próxima revolução pode (e vai) sair de uma garagem, ainda mais se ela estiver conectada a muitas outras garagens. Conheça nossas iniciativas e faça parte: Rede Social Lab de Garagem Rede social que oferece diversos recursos para interação e colaboração entre seus membros (fórum, wiki, blog, etc)www.labdegaragem.com. PROCESSING.ORG.

Point Rendering. Processing-ide-screenshot. Desireé Santos. Instituto Claro - Educar para Empreender e Empreender para Educar. O projeto Aprender Brincando com Processing e Arduino é um dos três contemplados pela 3ª edição do Prêmio Instituto Claro na modalidade “Inovar na Escola”. Coordenado pela professora de química Izabel Goudart, a iniciativa pretende pesquisar e ensinar o uso da computação para a produção de conhecimento na escola e tem o objetivo de promover a tecnologia como linguagem criativa e como parte do processo de desenvolvimento artístico e científico dos estudantes.

Aprender Brincando Projeto. 3Ecologias.net. PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Colégio de Aplicação - UFRJ. ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA APLICADA CAP UFRJ. 22cQUIMICA CAP/UFRJ. LUCIA SANTAELLA PESQUISADORA. PESQUISAS PUC-SP. Fwd: [PD] [PD-announce] CFP: VISUALIZAR'11. Understanding Infrastructures · Medialab-Prado (Madrid) Visualizar'11: Comprender las infraestructuras / Visualizar'11: Understanding infraestructures - belgoudart - Gmail.

TEXTO E-MAIL. Izabel Goudart <belgoudart@gmail.com> Links do e-mail. CONVOCATÓRIA. I'm hungry! What to do next? – um álbum no Flickr. Foros de Medialab-Prado / Medialab-Prado forums. Visualizar'11: Comprender las infraestructuras (Pagina 1) - Foros de Medialab-Prado / Medialab-Prado forums. I'm hungry!! app - re:farm the city_ tools for urban farmers (Pagina 1) - Visualizar'11: Comprender las infraestructuras - Foros de Medialab-Prado / Medialab-Prado forums. Hi, I want to participate in I'm hungry. I'm finishing my master degree in publishing at Mexico. I'm researching and creating a little lab dedicated to the explore the social transformation of print culture into digital culture, but looking beyond ebooks. In this way, cel phone apps are a interesting way to translate knowledge and data into action. I've work the last years as copy and graphic designer, and years ago I was a good video and sound editor. So, I could contribute working in creating graphics, editing content or help to translate the app to Spanish.

My personal interest in this project is cause I'm vegetarian, and proud and user of the Mexican medicinal plants culture. Medialab-Prado Madrid. Lists.puredata.info Mailing Lists. Jarbas Jácome ARTISTA DE DADOS. Jarbas Jácome. "Vitalino" is an installation where the visitor is invited to make digital sculptures using finger movements captured by two webcams positioned perpendicularly on a structure with controlled lighting. The sculpture is synthesized by image processing, through an intersection function of fingers silhouettes extrusions captured by each camera. Laboratório de Computação & Artes. [Impressões] LaboCA e Jorge Crowe no FILE-SP! M e d u l . l a / b l o g. Se você não está sabendo dos brinquedos modificados que estão realizando uma ocupação em buenos aires (ok, apenas uma piada oportunista), agora é sua chance de encontrá-los. jorge crowe e eu estaremos apresentando a performance audiovisual fatto in casa em algumas oportunidades na capital portenha.

FILE SITE. Streaming of the activities. Should you have problems with the viewer, try VLC multimedia player. LaboCA: a primeira experiência « JERAMAN ARTISTA DE DADOS. PROCESSING.ORG. Sobre « Organismo:aparato:cotidiano. Rbrz » brasil-colombia: táticas, redes e convergências. LabSurLab - Medellín 2011. Labsurlab Info Page. 3Ecologias.net. Aprender Brincando. + ++ +sensitivos+ == + Rbrz » oficina_ pd: dados contemporâneos. Filipe Calegario. Interactivos? '10 BH.

Medialab-Prado Madrid. ARDUÍNO - HOME PAGE. PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Jarbas Jácome OFICINA DE ARTECOMPUTAÇÃO: Introdução à Programação de Computadores para Expressão Artística. PROCESSING.ORG. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Academia.edu. PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea.