background preloader

Horta

Facebook Twitter

Frutas da época>sementes>plantar/comer durante

Frutas da época são mais econômicas e nutritivas. As frutas possuem um processo natural de nascimento e amadurecimento, cada uma delas em determinados períodos do ano que levam em conta condições climáticas como sol e chuvas. Quando consumimos frutas que não estão na época de amadurecer elas normalmente são criadas em estufas, perdendo parte de seus nutrientes. As melhores e mais saudáveis são aquelas colhidas quando maduras processo que se dá devido a sua exposição ao sol que já torna esse alimento pré-digerido, o que dispensa um pré-cozimento. Além disso, ao consumir frutas da época você economiza dinheiro, pois o preço fora da estação é mais elevado e evita o gasto com combustíveis para o transporte e importação das mesmas e diminui a emissão de gases na atmosfera, reduzindo sua pegada ecológica. Abaixo a eCycle preparou um manual de frutas e as melhores épocas para serem compradas e consumidas, pois estão mais maduras, saudáveis e saborosas. - Abacate: fevereiro a julho - Abacaxi: julho a setembro/ novembro a janeiro.

Structure

Em apenas 4 anos, casal transforma quintal em mini-fazenda urbana – CicloVivo. Foto: Divulgação. Straw Bale Gardening | Grow More Food, In Less Space, With Less Work.... Nova York mapeou todas as suas árvores. E é possível saber a importância de cada uma delas - Nexo Jornal. Detalhe de visualização do mapa das árvores de Nova York Na avenida Sheffield, no Brooklyn, em Nova York, existe uma árvore da espécie Fraxinus (freixo, em português, ou ash, em inglês). Só ela retém 3,7 mil galões de água de chuva anualmente - e poupa aos cofres municipais, por ano, US$ 348 dólares ao reduzir a emissão de gases poluentes.

O freixo da avenida Sheffield é uma das 684,5 mil árvores mapeadas pelo NYC Parks, o departamento de parques e recreação da cidade de Nova York. Praticamente toda a vegetação da cidade está catalogada em um Mapa de Árvores online e interativo, que cataloga cada espécime e fornece informações sobre seu impacto ambiental e financeiro.

O mapeamento começou a ser feito em 2015 por 2.300 voluntários. Os voluntários e a equipe do NYC Parks identificaram e catalogaram as árvores de ruas por toda a cidade para montar o mapa. A árvore Freixo é uma das 210 espécies catalogadas pelo NYC Parks US$ 111 mi. Cartilha gratuita mostra como fazer moradias e reformas sustentáveis – CicloVivo. Aprenda técnicas que garantem maior eficiência e responsabilidade do início ao fim da obra. 1 de novembro de 2016 • Atualizado às 12 : 19 A disposição dos ambientes em uma residência pode criar condições prévias de conforto ou desconforto. | Foto: Divulgação O Conselho Internacional da Construção (CIB) aponta que o setor de construção é o que mais consome recursos naturais.

Para minimizar os impactos ambientais surge então o conceito de construção sustentável, onde se busca técnicas que garantem maior eficiência e responsabilidade do início ao fim da obra. A primeira coisa a se observar é a posição dos ambientes, cada cômodo tem um local ideal para ser construído, de acordo com o clima local. “A disposição dos ambientes em uma residência pode criar condições prévias de conforto ou desconforto. Em seguida, são destacadas uma série de dicas para o projeto de construção ou reforma. Redação CicloVivo. Groupe public Hortelões Urbanos. 31 árvores que você pode plantar em sua calçada, produzem frutos, sombras e flores, não destroem calçadas e nem danificam a rede elétrica | Ubajara Notícias. As árvores são fundamentais nas ruas e avenidas. Além de embelezar, elas tem um importante papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam.

Também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. Os benefícios não param por aí, poderíamos falar de fixação de carbono, produção de oxigênio, proteção contra ventos, etc. Mas a escolha da espécie correta é fundamental. Se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, o primeiro passo é procurar a prefeitura. 01 – Noivinha: Euphorbia leucocephala. Embora, ela tenha outros nomes populares, além de Noivinha. 02 – Ipê. Ipê-amarelo demora um pouco para crescer, mas transforma a paisagem (Foto: Wikimedia Commons) Os ipês são de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exige poucos cuidados. 03 – Jacarandá Mimoso – Jacarandá mimosaefolia Um verdadeiro clássico. 04 – Extremosa ou Resedá – Lagerstroemia indica. 05 – Manacá da Serra – Tibouchina mutabilis 06 .

Manual escrito pelo “pai” da permacultura está disponível para download – CicloVivo. A permacultura se baseia no planejamento de sistemas em escala humana criados em total harmonia com a natureza. 28 de setembro de 2016 • Atualizado às 22 : 30 O manual de introdução à permacultura foi desenvolvido com base em um curso ministrado por Mollison em 1981. | Foto: Bill Mollison / Introduction to Permaculture A permacultura é um conceito diretamente ligado à sustentabilidade. Criado na década de 70, pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, a ideia se baseia no planejamento de sistemas em escala humana criados em total harmonia com a natureza.

Logo que os idealizadores apresentaram o conceito em uma rádio australiana, a metodologia atraiu cada vez mais interessados. Logo eles estavam compartilhando os princípios em eventos acadêmicos em todo o mundo, espalhando a ideia de que é possível viver cuidando da Terra e das pessoas. O manual de introdução à permacultura foi desenvolvido com base em um curso ministrado por Mollison em 1981.

Cartilha da bioconstrução. Entenda a importância e como medir pH da água para produzir orgânicos – CicloVivo. Para que as plantas absorvam os nutrientes, o solo precisa estar com o pH ideal e a água proporciona isso. 10 de novembro de 2016 • Atualizado às 16 : 21 Para a agricultura orgânica esses processos naturais de controle são uma forma eficiente de oferecer um tratamento de qualidade à plantação. | Foto: iStock by Getty Images Na agricultura o pH é um dos fatores mais importantes para o equilíbrio do solo, isso se aplica às práticas convencionais e, mais ainda, aos orgânicos.

De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, a planta só irá absorver os nutrientes se o solo estiver em condições propícias para tal, logo, para que todos esses elementos estejam disponíveis de forma abundante, é necessário que os íons de hidrogênio estejam dispostos da maneira exata, ou seja, que o pH esteja adequado. Muitas vezes o pH do solo está em desacordo com as necessidades das plantas.

Como alterar o pH do solo? Monitorando o pH da água. Horta Urbana - Journal. 31 árvores que você pode plantar em sua calçada. Produzem frutos, sombras e flores. Não destroem calçadas e nem danificam a rede elétrica. ~ Eco Vida - Bom Despacho. Rua de Caxambu MG com tons diferentes de quaresmeiras e outras especies adequadas para calçadas As árvores são fundamentais nas ruas e avenidas. Além de embelezar, elas tem um importante papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam. Também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. Os benefícios não param por aí, poderíamos falar de fixação de carbono, produção de oxigênio, proteção contra ventos, etc.

Se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, o primeiro passo é procurar a prefeitura. Embora, ela tenha outros nomes populares, além de Noivinha. 02 - Ipê. Pê-amarelo demora um pouco para crescer, mas transforma a paisagem (Foto: Wikimedia Commons)Os ipês são de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exige poucos cuidados. 03 - Jacarandá Mimoso - Jacarandá mimosaefolia Um verdadeiro clássico. 04 - Extremosa ou Resedá - Lagerstroemia indica. 06 . 07 - Magnolia - Magnólia spp 29. 30. Horta Urbana - Journal. Stop buying avocados. Here’s how you can grow an avocado tree in a small pot at home :The Hearty Soul. Unless you’ve been stranded on a deserted island for the past couple of years, you’ll have noticed that avocados are everywhere! This little green fruit has been added to meals in almost every restaurant and home recipe possible.

The ‘avocado trend’ is no bad thing for your body, as the fruit contains potassium, vitamin B5, vitamin B6, vitamin C, vitamin K, vitamin E. As well as possessing heart-healthy fats and a high fiber content. The one downside of the trend is that over the past year the average price of avocados has gone up by over 25% as grocery stores look to maximize their profits. To save yourself some money and be able to eat fresh, organic avocados growing your own avocado tree is a must. The word tree may insinuate that you need an enormous amount of space. So get your gardening gloves at the ready… How To Grow An Avocado Tree From Seed Sprout Carefully clean the avocado seed and ensure you know which end is top and which is the bottom. Plant Care Enjoy! The Hearty Soul. Renato Suelotto - 16 ferramentas para jardim (2 são...

Pare de comprar abacates. Veja como plantar abacate em um pequeno vaso na sua casa! - Veja a Receita: Se você gosta de cultivar e fazer jardinagem, então vai adorar essa dica. Toda a gente sabe que os abacates, para além de serem deliciosos, são ótimos para a saúde. Essa fruta verde está cheia de potássio e vitaminas, tais como a B5, B6, C, K e E. Para além disso, ela tem gorduras saudáveis para o coração e muita fibra.

Infelizmente, esse produto está cada vez mais caro, e nem sempre podemos consumi-lo. Só que nós temos a solução ideal: cultivar seus próprios abacates. Para além de poupar dinheiro, você vai poder usufruir de um alimento fresco e biológico… Há quem pense que não tem espaço para poder plantar árvores de abacate. Germinar Limpe cuidadosamente a semente do abacate. Ela deve ser colocada longe da luz solar direta, mas em um lugar quente, até que a haste cresça quinze centímetros e as raízes sejam visíveis. Plantar Arranje um vaso de plantas grande com um pequeno furo no fundo, para a drenagem.

Cuidar A seguir de plantar o abacateiro, mude-o para uma zona com muito sol. Desfrute! Losna ou Absinto: medicinal ou tóxica? Losna ou Absinto: medicinal ou tóxica? Por: Rose Aielo Blanco* Conhecida como losna ou absinto, a "Artemisia absinthium L. " apresenta substâncias poderosas que tanto podem curar como intoxicar. Conheça melhor esta planta antes de usá-la. Quem já provou um chá de losna conhece a principal característica desta planta: o sabor amargo. E dizem que essa característica foi até citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna".

Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à Ártemis, deusa da fecundidade e da caça. A "fada verde" O licor de absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros. Planta pertencente à família das Compostas, originária da Europa, a losna (Artemisia absinthium L.) é uma planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m. de altura. Cultivo e colheita.

Pimenta

Projeto Plante Uma Árvore: CONSORCIAÇÃO E ALELOPATIA. A consorciação na horticultura é vantajosa, desde se use plantas que se beneficiem mutuamente, ou seja, que se escolha plantas companheiras. Quando se utiliza plantas que se hostilizam, uma aprejudica o desenvolvimento da outra, ou seja, ocorre alelopatia entre elas. Cebola e alho não podem ser plantados junto com feijão e ervilha e nem um após o outro. Funcho se hostiliza com quase todas as hortaliças, e nehuma deseja crescer onde ele estava. Tomate não vai bem perto de outras solanáceas, como batata, fumo , pimenta. Girassol e batata não se suportam. Ela não vai onde havia girassol.

Aspargo odeia alho e cebola. Combinam a ervilha, o alface, rabanete e cenoura; tomate, salsa e aspargo; aipo e couve-flor; repolho, alface com beterraba; melancia e mandioca; beterraba, tomate, endro , alecrim com repolho. Em consórcios de agrofloresta e outros, os cuidados devem ser os mesmos, tanto para as culturas perenes quanto para as culturas iniciais, de vida curta. Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda | Dicas de plantio, adubação, regas, podas e muito mais. Alelopatia. 11 fertilizantes e pesticidas orgânicos feitos em casa – Blog da Plantei. Para quem tem desejo de cultivar, não importa se em uma varanda, um jardim ou em uma horta, o importante é fazê-lo. Mas muitas vezes plantar não é fácil e para complicar o trabalho, já duro e cansativo, chegam uma infinidade de insetos e parasitas que, se não forem controlados, podem estragar nossas plantas e frustrar nossos esforços. Abaixo sugerimos algumas “receitas” para fazer fertilizantes e repelentes 100% orgânicos, que vão ajudar você a manter afastados insetos indesejáveis, respeitando plenamente a natureza. 1.

O estrume Existe maneira melhor para enriquecer o solo do seu jardim ou quintal que o bom e velho esterco? 2. O alho é um poderoso repelente natural, capaz de desencorajar muitos insetos e espantá-los para outros lugares. 3. Já tocou sem querer numa folha de urtiga e ficou sentindo uma coceira super irritante? 4. As folhas de tomate são ricas em alcalóides, excelentes repelentes para pulgões, vermes e lagartas. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

Bom crescimento à todos! Fonte – GreenMe. GrowVeg. Vídeo ensina como fazer adubo caseiro (orgânico e 100% vegetal). Assista! 20 jan 2016 Esterco bovino? Cama de aviário? Esqueça tudo isso na hora de produzir adubo orgânico. Além de mais caros, esses materiais oferecem risco de contaminação química ao solo. Não faz ideia de como fazer isso? Capim elefante e torta de mamona são os principais ingredientes da mistura. Foto: bark/Creative Commons Débora Spitzcovsky Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Tudo o que Você Precisa Saber para Controlar as Formigas Definitivamente!! | Somos Verdes. Antes de começar a falar sobre o manejo das formigas é preciso ressaltar os benefícios trazidos por elas para o meio em que vivemos e para o ecossistema em geral.

As formigas além de limparem grande parte do lixo residual das nossas cidades, têm um papel importantíssimo na aeração e fertilização do solo. São predadoras de algumas pragas agrícolas como o bicudo-de-algodoeiro, um besouro que ataca o algodão, e ainda atuam como “plantadoras de sementes”, pois se alimentam dos fungos que surgem sobre a semente de diversos tipos de plantas que estão no chão, evitando que o fungo tome conta da semente e impeça sua germinação. Ou seja, “a formiga é o verdadeiro jardineiro incessante da natureza”. Infográfico do site folha.uol.com.br para a ver o artigo da Folha na integra clique aqui.

Neste vídeo pode-se observar a relação íntima que algumas formigas desenvolveram com os pulgões. Elas são responsáveis por carregá-los de uma planta para outra e protegê-los de predadores como a famosa joaninha. Companheiras e antagônicas: saiba como combinar as plantas. 12 Pesticidas caseros ecológicos para plantas. Tudo o que você precisa saber para ter uma horta orgânica em casa – CicloVivo. Horta em pequenos espaços. 12 Pesticidas caseros ecológicos para plantas. Diário de uma Sementeira.