background preloader

Vocabulário e termos interessantes

Facebook Twitter

Vocabulário

Vocabulário 2. Dicionário Online - Dicionáro Caldas Aulete - Significado de deficitário. Internet das coisas. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Internet das coisas

A "Internet das Coisas" conecta os aparelhos e veículos usando sensores eletrônicos e a Internet. A Internet das Coisas, mais conhecida como raio da internet das coisas (do inglês, Internet of Things) é uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, etc) à Internet[1][2], cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless, a inteligência artificial e a nanotecnologia. História[editar | editar código-fonte] O conceito surgiu, em certa medida, fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Auto-ID Laboratory, recorrendo ao uso do Identificação por radiofrequência (RFID) e Wireless Sensor Networks.

Funcionamento[editar | editar código-fonte] RFID[editar | editar código-fonte] Referências. Sinônimos de vulto. Comedimento. Compostura - Dicionário Online de Português. Significado de Compostura s.f.Comedimento; comportamento da pessoa educada, comedida; atitude de quem sabe se portar em ocasiões determinadas.Composição; ação de compor de arranjar.Restauração; arranjo, reparação ou conserto que se faz em algo.Falsificação; imitação do original: a compostura de uma pintura.Composto; ação de misturar ou combinar múltiplos elementos.

Compostura - Dicionário Online de Português

[Por Extensão] Preparação de um cavalo para corrida. (Etm. do latim: compositura) Sinônimos de Compostura Compostura é sinônimo de: linha, restauração, comedimento, seriedade, decência, dignidade, composição, falsificação, composto, porte Definição de Compostura Classe gramatical: substantivo feminino Separação das sílabas: com-pos-tu-ra Plural: composturas Frase com a palavra compostura Fonte: Pensador Quem perdeu a sua compostura, deve tratar honrosamente aquele que não a perdeu. - Textos Jainistas Exemplos com a palavra compostura. Apodítico. Intempestivo: Significado de "intempestivo" no Dicionário Português Online: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis. Incontingência - Dicionário Online de Português. Significado de Incontingência s.f.Qualidade do que não é duvidoso; sem incertezas ou dúvidas.Característica do que é incontingente, daquilo que não ocorre acidental ou casualmente; qualidade do que é seguro ou certo.Não confundir com: incontinência.

Incontingência - Dicionário Online de Português

(Etm. in + contingência) Sinônimos de Incontingência Incontingência é sinônimo de: certeza, segurança. Contingência - Dicionário Online de Português. Diletantismo. Deletério. Significado de Fruição. Fruição é a ação de fruir, ou seja, de aproveitar ou usufruir de alguma coisa, situação, oportunidade e etc.

Significado de Fruição

O verbo fruir está relacionado com o ato de desfrutar ou ter prazer com algo. Exemplo: “Ela soube fruir todos os melhores momentos de sua vida” (“Ela soube aproveitar todos os melhores momentos de sua vida”). Este termo é comum no âmbito jurídico para expressão a ação de aproveitar ou fazer uso de alguma coisa que lhe é de direito. O Direito de Fruição ou Direito Real de Gozo, por exemplo, está previsto no artigo nº 1.225 do Código Civil Brasileiro, garantindo o direito de alguém a usufruir determinada coisa que pertence à outra pessoa, de acordo com a circunstancia apresentada.

Já o conceito de fruição pública é utilizado no sentido de qualificar e estimular um espaço físico para o uso do público em geral, ou seja, um local para que a população possa usufruir. Fruição estética. «Ex ante» e «ex post» - Linguagista. Não se é latim «Esta análise, escreve o nosso autor, «deverá ser efectuada tanto ex-ante, ou seja, antes da adopção do projecto como condição necessária à sua adopção, como ex-post, quer dizer, depois da sua execução, com vista a determinar possíveis desvios e a actualizar a avaliação.»

«Ex ante» e «ex post» - Linguagista

Nem é preciso ser economista para ver que devia ser assim — mas será que é assim? Bem, mas não estamos aqui para discutir as PPP, mas a ortografia. Pernóstico. Significado de Pernóstico adj.Que é pretensioso, malcriado, afetado, presumido, atrevido e respondão.s.m.Pretensioso; aquele que é pedante, afetado, presumido.Malcriado; quem responde, resmunga ou age grosseiramente.

Pernóstico

[Informal] Algo ou alguém que é atrevido; que expressa atrevimento. [Brasil] Quem usa termos incomuns, geralmente sem os conhecer, para aparentar uma cultura que não possui. (Etm. prognóstico - pro + per) Cinismo. Significado de Cinismo s.m.Comportamento ou ação de quem é cínico; ato daquele que demonstra descaso pelas normas sociais ou por uma moral preestabelecida; ausência de prudência.

Cinismo

[Filosofia] Doutrina filosófica de origem grega que, fundamentada por Antístenes, estabelecia os privilégios de uma vida simples e natural cujos valores principais eram buscados no desapego às normas sociais, bens e riquezas, sendo efetivada através do autocontrole; espelhava-se na vida canina. (Etm. do grego: kynismós/ pelo latim: cinismus.i) Sinônimos de Cinismo Cinismo é sinônimo de: desaforo, descaramento, desfaçatez, impudência. Comiseração. Sanha. Ostracismo - Brasil Escola. Em Atenas, o processo de instalação da democracia contou com uma grande agitação política protagonizada por membros da aristocracia que se negavam a perder seus privilégios.

Ostracismo - Brasil Escola

No início do século VI a.C., o legislador Sólon ampliou o direito de participação política da população instituindo um sistema que dividia os cidadãos em quatro faixas de natureza econômica e a participação dos mesmos na Eclésia, um órgão de natureza deliberativa do governo ateniense. Com o passar do tempo, o antagonismo entre os diferentes grupos sociais que passariam a figurar o cenário político ateniense abriu portas para as tiranias.

Estes eram governos impostos pela força do golpe, onde um único líder tinha amplos poderes e ignorava a intervenção das demais entidades representativas. Nesse período observamos a atuação dos governos tirânicos de Pisístrato (561 – 527 a.C.), Hiparco e Hípias (527 – 510 a.C.) e Iságoras (510 – 508 a.C.). Por Rainer Sousa Graduado em História SOUSA, Rainer Gonçalves. Dicionário de Filosofia. Significado de Palavras Bíblicas. Detalhes Acessos: 106804 Comumente encontramos palavras na bíblia cujo significado nos é desconhecido, por pouco ou nenhum uso no nosso dia-a-dia.

Significado de Palavras Bíblicas

As palavras bíblicas e seus significados aqui reunidos certamente nos ajudarão a compreender melhor o texto sagrado. AAVA; Hebraico; água; Ed 8.15,31. Responsabilidade - Dicionário de Filosofia. Responsabilidade.

Responsabilidade - Dicionário de Filosofia

Do lat. responsabilitas, de respondere = responder, estar em condições de responder pelos atos praticados, de justificar as razões das próprias ações. De direito, todo o homem é responsável. Toda a sociedade é organizada numa hierarquia de autoridade, na qual cada um é responsável perante uma autoridade superior. Quando o homem infringe uma de suas responsabilidades cívicas, deve responder pelo seu ato perante a justiça. (1) A capacidade de assumir responsabilidades e de a elas se obrigar, é um dos traços mais característicos da condição humana, ao menos na sua idade adulta.

Significado de Responsabilidade. Responsabilidade é um substantivo feminino com origem no latim e que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada. A palavra responsabilidade está relacionada com a palavra em latim respondere, que significa "responder, prometer em troca". Verdade. Verdade: Significado de "verdade" no Dicionário Português Online: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis.

Verdade ver.da.de sf (lat veritate) 1 Aquilo que é ou existe iniludivelmente. 2 Conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. 3 Concepção clara de uma realidade. 4 Realidade, exatidão. 5 Sinceridade, boa-fé. 6 Princípio certo e verdadeiro; axioma. 7 Juízo ou proposição que não se pode negar racionalmente. 8 Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa. 9 Máxima, sentença. 10 Cópia ou imitação fiel. 11 Representação fiel de alguma coisa existente na natureza. 12 Caráter próprio. Antôn (acepção 8): mentira. sf pl Princípios fundamentais de uma doutrina; dogmas de uma religião.

Meia verdade: afirmação parcialmente verdadeira ou parcialmente urdida, de modo a iludir pessoas ou escapar a críticas. V. verdade: a verdade primeiro que tudo; diga-se a verdade, salve-se a verdade. Dizer a verdade nua e crua: falar sem ambages, sem disfarce, sem rodeios. Demiurgo significado. Significado de Postulado. Postulado é uma sentença que não é provada ou demonstrada, e por isso se torna óbvia ou se torna um consenso inicial para a aceitação de uma determinada teoria. O postulado não é necessariamente uma verdade muito clara, é uma expressão formal usada para deduzir algo, a fim de obter um resultado mais facilmente, através de um conjunto de sentenças.

O postulado é uma proposição que, apesar de não ser evidente, é considerada verdadeira sem discussão. Muitas vezes o postulado é visto como um sinônimo de axioma, porque tanto um como o outro são aceites sem debate. No entanto, axioma também pode ter outro significado, como na matemática, que pode ser uma hipótese inicial de outros enunciados, ou então uma sentença, proposição ou uma regra que permite a construção de um sistema formal. Deletérias. Solipsismo. Significado de Substantivo. Substantivo é aquilo que por si só designa a própria substância, ou seja a essência, a matéria.

É um termo com origem no latim “substantivu” que significa “substancial”. Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Decência. Epis dio significado. Municipalidade. Significado de Distopia. Distopia é uma palavra do âmbito da Medicina que caracteriza a localização anormal de um órgão. O termo é de origem grega, formado por "dys" que significa "mau, ruim" e pelo radical "topos" que significa "lugar".

Refestelar. Escrúpulo. Substantivo comum abastrato esdrúxulo, derivado do termo latino "scrupulus", pedra pequenina que, no calçado, faz a gente dar um tempo, antes de seguir em frente, como se também um óbice mental ocasionando um antecipado e incômodo remorso por duvidosa intenção. Recalcitrante. Definição de contingente no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Sinônimo de Comezinho - Sinônimos. Empáfia. Dapper. Elencar significado. Tétrico. Militante. Teleologia - Aristóteles. A teleologia é uma doutrina que estuda os fins últimos da sociedade, humanidade e natureza. Teleológico. Extratificar. Significado de Ilação. Crise. Pretexto. Antônimos de inócuo. Achincalhar. Significado de Resultado - Dicionário Léxico. Antônimo de Resultado - Antônimos. CONCORDAR SIGNIFICADO. Exigencia. Significado de nomofobia: Nomofobia é a fobia que uma pessoa sente quando está impossibilitada d...

Sinônimo de Ambivalência - Sinônimos. Sinônimo de Polivalente - Sinônimos. Fastio: Significado de "fastio" no Dicionário Português Online: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Desfastio. Estímulo. Retaliação. Inócuo - Wikcionário. Sinônimo de Inócuo - Sinônimos. Inócuo. Insolente. Relutância. Relevância. Antônimo de Capcioso - Antônimos. Transigência. Axioma. Cautela. Prófugo. Teleologia. Pressupostos e subentendidos. Idiossincrasia. Transtorno de personalidade histriônica. Music. Core business. Vanguarda.